Qual o conceito de tabela de temporalidade documental?

Perguntado por: Lucas Kevin Monteiro Gaspar  |  Última atualização: 24. März 2022
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Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal.

O que é a tabela de temporalidade Documental?

Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”. E esses prazos devem ser avaliados com frequência.

Qual a função da tabela de temporalidade?

Tabela de Temporalidade - É o instrumento arquivístico que estabelece os prazos de guarda e a destinação final dos documentos produzidos e recebidos pelo Senado Federal e pelo Congresso Nacional no exercício de suas funções e atividades administrativas e legislativas.

O que é uma tabela de temporalidade documental e qual sua importância?

Uma tabela de temporalidade é uma ferramenta auxiliar da gestão de documentos. Ela evita perdas e extravios, assim como indica o período de armazenamento de cada arquivo, de acordo com o que a legislação determina. Devido a suas características, um dos benefícios é a facilidade de busca de documentos.

O que é temporalidade do documento?

O prazo de arquivamento — ou, como nos referimos anteriormente, a temporalidade do documento — é o período pré-definido em que os documentos devem permanecer guardados. Em outras palavras, é o seu tempo de vida útil.

Descubra o que é a TABELA DE TEMPORALIDADE de Documentos e os BENEFÍCIOS que ela traz às empresas

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O que é Temporalidade de documentos de exemplos?

Em resumo, a Tabela de Temporalidade Documental determina: os prazos de manutenção dos documentos no arquivo corrente operacional; o tempo que eles devem ser transferidos ao arquivo intermediário (estoque); o período em que eles devem ser mantidos neste arquivo intermediário para depois serem descartados.

Qual a importância da tabela de temporalidade dos documentos?

A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final.

Qual a importância da tabela de temporalidade para a gestão de arquivos escolares?

A TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS ESCOLARES tem por finalidade definir o tempo de guarda dos documentos produzidos pelo estabelecimento de ensino, e nela podem ser reunidos grupos de documentos escolares com seus correspondentes tempos de guarda: permanente ou temporária.

Quais os benefícios para a empresa que utiliza tabela de temporalidade Documental?

Com toda a certeza, os benefícios da Tabela de Temporalidade nas empresas são inúmeros, como redução dos espaços físicos, definição de fluxos e rotinas operacionais documentais, além do controle geral de arquivos e mais precisos.

Qual a importância de converter um documento?

A importância e segurança da conversão de documentos físicos em arquivos digitais. A digitalização de documentos, conforme temos abordado neste BLOG, é essencial para otimizar o tempo, desempenho e resultados de sua empresa. ... Garanta eficiência sempre que precisar resgatar qualquer documento arquivado.

Qual é o objetivo do arquivo?

Objetivo do arquivo

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Qual a validade dos documentos tabela de temporalidade?

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.

Qual a finalidade da classificação de documentos?

O Plano de Classificação de Documentos tem por finalidade identificar os documentos da instituição quando de sua criação, uso, tramitação e guarda, registrando fielmente o contexto de produção (funções/atividades) em que os registros são originados, conforme o descrito no art. 2º da Lei Federal 8.159/91.

O que é plano de classificação e tabela de temporalidade?

O Plano de Classificação de Documentos é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo. ... A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.

Como podem ser definidos os prazos de guarda dos documentos?

O prazo para guarda dos documentos vai variar e deve ser definido por uma Tabela de Temporalidade que atenda à legislação vigente. "A Gestão de Documentos é uma área da Arquivologia que trata dos documentos desde a sua criação, passando pelas fases de utilização, incluindo possíveis descartes.

Qual a função da tabela de temporalidade SP sem papel?

Dispõe sobre os Arquivos Públicos, os documentos de arquivo e sua gestão, os Planos de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Adminsitração Pública do Estado de São Paulo, define normas para a avaliação, guarda e eliminação de documentos de arquivo e dá providências correlatas.

Qual a finalidade e os benefícios da tabela de temporalidade?

Com a tabela de temporalidade é possível prever e evitar danos e falhas no processo de guarda dos documentos, já que a ferramenta permite analisar critérios e acompanhar as fases de armazenamento de maneira prática, segura e organizada.

Qual a importância do arquivo escolar?

Nos arquivos escolares é possível encontrar documentos de valor inestimável que são fonte de informações fundamentais para a pesquisa e permitem a compreensão do funcionamento e organização do arquivo. Neste contexto, as informações são elementos imprescindíveis para o funcionamento de uma escola.

Quanto tempo guardar documentos escolares?

Assim, o histórico escolar deve ser mantido por cinco anos após o rompimento do vínculo do aluno com a instituição, ou seja, cinco anos depois que o aluno tiver deixado aquela escola. Depois desse período, o histórico deve ser arquivado.

O que é incineração de documentos escolares?

Art. 8º A incineração de documentos escolares deve ser realizada pela instituição de ensino, na presença do gestor(a), secretário(a) e representantes do Conselho Escolar, 50% mais 1(um), a fim de otimizar a utilização dos arquivos, eliminando os documentos desnecessários.

São exemplos de arquivos especiais?

“Arquivo especializado é o que tem sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independentemente da forma física que apresentem, como, por exemplo, os arquivos médicos ou hospitalares, os arquivos de imprensa, os arquivos de engenharia e assim por diante.

Quais são os documentos permanentes?

Arquivo permanente

O também chamado arquivo histórico inclui os documentos que não são necessários nem eventualmente. Porém, eles têm valor histórico e são consultados em ocasiões específicas, para fins de verificação da evolução dos fatos.

Quais são os arquivos permanentes?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

O que é classificar um documento?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

Como é feita a classificação de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

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