Qual o conceito de racionalidade em Weber?

Perguntado por: Rita Esteves Simões  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

O conceito de racionalidade em Weber é inseparável do contexto da ação social. Para ele, o indivíduo - unidade básica da sociedade - existe (é) na relação com o outro. Por esta razão, é pelos valores que as relações sociais devem ser entendidas.

O que é racionalidade para Weber?

Segundo a denominação de Weber, a racionalidade formal é constituída pela calculabilidade e predicabilidade dos sistemas jurídico e econômico. No campo das organizações, a racionalidade formal está presente em aparelhos como o contábil e o burocrático.

Qual é a definição de racionalidade?

Significado de Racionalidade

substantivo feminino Particularidade ou característica do que é racional; qualidade daquilo que se baseia na razão. Que se encontra em conformidade com a razão; compreensível logicamente. Capacidade de raciocinar ou de praticar a própria razão.

Quais os principais conceitos de Max Weber?

O conceito de ação social de Max Weber
  • Ação social racional com relação a fins: é calculada racionalmente, visando atingir alguma finalidade. ...
  • Ação social racional com relação a valores: não visa uma finalidade fora da própria ação, mas sim a correção moral da própria ação. ...
  • Ação social tradicional: não é racional.

Qual é o conceito de Weber?

Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Assim, o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

Max Weber - Racionalidade e Desencantamento

45 questões relacionadas encontradas

Qual é a ideia de sociedade em Weber?

Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas. A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social.

Qual a linha de pensamento de Max Weber?

Max Weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de “ação social”, e ainda, na crença de que a sociologia é uma “ciência compreensiva”.

Quais são os principais conceitos de Karl Marx?

Confira 7 conceitos de Karl Marx que você deve saber para a prova do Enem:
  • Classes sociais: ...
  • Luta de classes: ...
  • Mais-valia: ...
  • Alienação: ...
  • Consciência de classe: ...
  • Proletariado: ...
  • Força de trabalho:

Quais são os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber?

Os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber são:
  • leis gerais, causalidade, normal e patológico, fatos sociais, consciência coletiva.
  • determinação, totalidade concreta, lutas de classes, dialética, história.
  • sentido, interpretação da ação social, tipo ideal, racionalização, história.

Quais são os principais conceitos de Durkheim?

Partindo deste raciocínio, desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia. A solidariedade segundo Durkheim é oriunda de dois tipos de consiência: a consciência coletiva (ou comum) e consciência individual.

Quais são os tipos de racionalidade?

Na classificação das diversas formas de racionalidade, Weber determina quatro principais: a racionalidade formal, a racionalidade substantiva, a racionalidade meio finalística e a racionalidade quanto aos valores.

Quais são os princípios da racionalidade?

Quatro são os princípios racionais: 1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade.

O que é racionalidade dentro do pensamento filosófico?

Os racionalistas defendem que as ideias surgem da pura e simples capacidade racional e impulsionam o intelecto, formando os conhecimentos com base nas leis universais da razão.

Por que para m Weber capitalismo e racionalidade são relacionados?

Desses quatro tipos de ações que Weber pontua, a ação social relacionada a fins é a característica do sistema capitalismo, usada pelos agentes com maior freqüência em relação às outras. As ações orientadas dentro das instituições na sociedade capitalista são, de forma imperativa, a racional relacionada à fins.

Qual a importância da racionalidade?

Há um papel importante da racionalidade humana em entender e classificar os dados da experiência, mas até esse raciocínio é desenvolvido por meio da experiência humana prática e da utilização dos sentidos.

O que é racionalização na sociologia exemplos?

Na sociologia, racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.

Por que podemos afirmar que Max Weber é considerado um representante da sociologia compreensiva?

Assim, Weber introduz uma Sociologia compreensiva, como uma forma de entender quais são as motivações, as vontades, desejos e os sentidos relativos às ações sociais. Para pensar as ações sociais, portanto, Weber parte dos indivíduos.

Qual o ponto principal do pensamento de Karl Marx?

O pensador acreditava que, se os trabalhadores se unissem, eram capazes de criarem uma sociedade sem classes. A esse grande momento de mudança Marx deu o nome de Revolução Socialista. Depois dela, segundo ele, seria possível se estabelecer uma nova ordem social mais justa e igualitária.

O que o Marx defendia?

O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.

Como Marx e Weber conceituaram sociedade?

Durkheim, Marx e Weber conceituaram de maneiras diferentes a definição de sociedade. Cada um definiu a constituição da sociedade a partir do papel político, social ou econômico do indivíduo.

O que é o racionalismo na filosofia?

Teoria filosófica que tem a razão como principal instrumento do conhecimento. O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo.

Qual a frase que define o racionalismo?

Racionalismo Cartesiano

René Descartes (1596-1650), de quem é célebre a frase: “Penso, logo existo”, lançou as bases do racionalismo.

O que é racionalismo e empirismo na filosofia?

Racionalismo e empirismo: diferença

O empirismo e o racionalismo são considerados duas correntes de pensamento filosófico opostos. Enquanto o empirismo valoriza as ciências experimentais, o racionalismo busca explicar os fenômenos a partir do estudo das ciências exatas.

Quantos são os princípios racionais?

Há, pois, dois princípios racionais de compreensão do mundo, um segundo o qual as coisas são formadas de baixo para cima, por causalidade ascendente, em que os átomos se juntam para produzir os corpos, o que se dá por meio de um princípio acausal, aleatoriamente, por tentativa e erro, sendo a inteligência ou ...

Quais os três princípios racionais?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Artigo anterior
Qual a diferença entre um padre e um frei?
Artigo seguinte
Quais são os produtos integrais?