Qual o conceito de punibilidade?

Perguntado por: Verónica Doriana de Gaspar  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

Punibilidade é a consequência do crime, ou seja, quando se pratica o fato típico, ilícito e culpável aquele comportamento descrito na lei em abstrato é concretizado com o comportamento da pessoa depois de conenado o Estado poderá exercer essa pretensão.

O que significa punibilidade no direito penal?

A punibilidade é uma decorrência do crime, tratando-se da possibilidade de punir o responsável. ... Uma vez configurado o crime, nestes termos, a punibilidade refere-se à possibilidade de se impor pena ao agente.

O que é a extinção da punibilidade?

A punibilidade surge a partir da prática de um crime por um agente, momento este em que nasce, para o Estado, a possibilidade de punir o responsável. Por sua vez, a extinção da punibilidade é a perda da pretensão punitiva do Estado, de modo que não há mais a possibilidade de impor uma pena ou sanção ao réu.

Qual a importância do estudo da punibilidade no direito penal?

O fato é que esta categoria (punibilidade) delimita o âmbito do punível, não somente a aplicação da pena, não sendo possível criar uma categoria, de exceção, dentro de um conceito que pretende justamente facilitar o estudo da norma penal, facilitando a aplicação do direito.

Quais são as causas de extinção da punibilidade?

Extinção de Punibilidade
  • morte do acusado;
  • anistia, graça ou indulto;
  • caso uma nova lei deixe de considerar o fato como crime.
  • prescrição, decadência ou perempção;
  • renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;
  • retratação do acusado, nos casos em que a lei a admite;

Extinção da Punibilidade e Prescrição - Efeitos e Causas da Extinção da Punibilidade

22 questões relacionadas encontradas

Quanto às causas de extinção da punibilidade é possível afirmar que?

Esta poderá se dar pela morte do agente criminoso, por Abolitio Criminis, pela Decadência, pela Perempção, pela Prescrição, pela Renúncia, pelo Perdão do ofendido, pelo Perdão judicial, pela Retratação do agente, pelo Casamento da vítima com o agente, por Anistia, Graça ou Indulto.

Qual das alternativas abaixo é uma causa de extinção da punibilidade?

A perempção é causa de extinção de punibilidade exclusiva da ação penal privada.

Quais os efeitos extrapenais específicos?

Os efeitos específicos são aqueles que, diferentemente dos genéricos, não são automáticos. Nesse sentido, conforme dispõe o parágrafo único do artigo 92 do Código Penal: Os efeitos de que trata este artigo não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença.

Quem concede a anistia?

A anistia só pode ser concedida por meio de Lei do Congresso Nacional (art. 48, VIII, da CR), cabendo ao Judiciário aplicá-la ao caso concreto. São insuscetíveis de anistia os Crimes hediondos, a Tortura, o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e o Terrorismo (art.

Quais os efeitos da prescrição penal?

Na prescrição da pretensão punitiva, que ocorre antes do trânsito em julgado da condenação, também chamada de prescrição da ação penal, o Estado perde o direito de punir, em razão do decurso dos prazos das penas em abstrato, regulados pelo artigo 109, do Código Penal; não implica responsabilidade ou culpabilidade do ...

O que significa extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo?

Extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo. Significa que o processo foi extinto porque o prazo e os requisitos da suspensão condicional foram cumpridos.

Quanto à extinção de punibilidade prevista no art 107 do Código Penal é correto afirmar?

107, CP, é instituto jurídico mediante o qual a vítima ou seu representante, perde o direito de queixa ou de representação em virtude da inércia. D a extinção da punibilidade poderá ser reconhecida desde o início das investigações até a sentença penal condenatória ainda não transitada em julgado.

O que quer dizer a palavra extinta?

Significado de Extinto

adjetivo Que sofreu extinção; que se extinguiu; acabado ou suprimido. Que já não pode brilhar: satélite extinto. Diz-se do vulcão que não se encontra ativo.

Quais são os efeitos da extinção da punibilidade?

As causas extintivas da punibilidade, em geral, atingem apenas o jus puniendi, permanecendo o crime em sua integridade, com todos os seus demais efeitos e, quando operarem após o trânsito em julgado da sentença pena condenatória, atingirão a primariedade do agente.

O que é o sursis da pena?

O Código Penal, nos artigos 77 a 82, descreve o Instituto da Suspensão Condicional da Pena, também chamado de SURSIS, e estabelece os requisitos para sua aplicação. Com o fim do prazo de suspensão e mediante o cumprimento das condições o condenado obtém a extinção de sua pena. ...

O que vem a ser abolitio criminis?

Expressão latina utilizada em Direito Penal. Significa a extinção do crime devido à publicação de lei que extingue o delito anteriormente previsto no ordenamento jurídico.

O que é pedido de anistia?

É um benefício concedido pelo Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República (art. 48, VIII, CF/88), por meio do qual se “perdoa” a prática de um fato criminoso. Normalmente, incide sobre crimes políticos, mas também pode abranger outras espécies de delito.

Quem concede graça e indulto?

A graça, modernamente conhecida como indulto individual, poderá ser provocada por petição do condenado, pelo MP, conselho penitenciário ou autoridade administrativa. O indulto coletivo, ou simplesmente indulto, é, normalmente, concedido anualmente pelo Presidente da República, por meio de decreto.

Como funciona uma anistia?

No Brasil, a Lei da Anistia atua e perdoa em três situações: a) Penal: neste caso, quando o preso já enfrenta outros processos junto à lei, ele pode ser liberado de alguns para que possa ser julgado por outros. Ou seja, o preso pode receber o perdão parcial, mas isso não quer dizer que ele ganhe a liberdade total.

São efeitos específicos da condenação?

Os Efeitos Específicos, por assim dizer, são sanções que não buscam retribuir ou punir pelo dano do crime, mas prevenir, inviabilizar, desincentivar a manutenção de situações que propiciam a prática delituosa.

Qual o principal efeito da condenação?

Os efeitos da condenação são todos aqueles que, de modo direto ou indireto, atingem a vida do condenado por sentença penal irrecorrível. ... A imposição de sentença penal (pena privativa de liberdade, pena restritiva de direitos e/ou multa) ou de medida de segurança é, sem dúvida, o principal efeito da condenação.

É um efeito específico da condenação?

Já os efeitos específicos incluem a perda de cargo, mandato ou função pública (ex.: um agente público que é condenado a mais de quatro anos de prisão), a incapacidade de exercer poder pátrio ou de tutela (ex.: o crime é cometido contra um filho) e a inabilitação para dirigir o veículo utilizado em crime doloso (onde ...

Qual excludente abaixo isenta o réu de pena?

“Art. 26 – É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”.

Quais os fundamentos da prescrição?

Os fundamentos jurídicos da prescrição enumerados por Câmara Leal (1939) são: o da ação destruidora do tempo, o do castigo à negligência, o da presunção de abandono ou renúncia, o da presunção de extinção do direito, o da proteção ao devedor, o da diminuição das demandas e o do interesse social pela estabilidade das ...

São previstas exclusivamente na parte geral do Código Penal?

são previstas exclusivamente na parte geral do Código Penal. D a concessão do indulto restabelece a condição de primário do beneficiado. é cabível o perdão judicial em qualquer crime.

Artigo anterior
Quais são os benefícios do termogênico?
Artigo seguinte
Que panelas usar em cooktop por indução?