Qual o conceito de perigo exemplifique?

Perguntado por: Melissa Valente Mota  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

Perigo pode ser qualquer coisa potencialmente causadora de danos: materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho. O perigo pode ser identificado em: Materiais: substâncias perigos /tóxicas – solventes, ácidos, álcalis, metais, gases, plásticos, resinas, material particulado sólido, perfurocortantes, etc.

Qual é o conceito de perigo?

- situação em que se encontra, sob ameaça, a existência ou a integridade de uma pessoa, um animal, um objeto etc.; risco - ....... - probabilidade de perigo, ger. com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente - .......

O que é um perigo de um exemplo?

Por exemplo, uma inundação é um perigo, porém, aquele que constrói sua casa no leito de um rio expõe-se a um risco. Um furacão é um perigo, mas quem provoca o aquecimento global se (e nos) expõe Page 2 234 a um risco.

O que é uma situação de perigo?

PERIGO, é uma situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle. RISCO, é a avaliação do perigo, associada à possibilidade de ocorrência de um acidente ou doença.

O que é risco exemplos?

Tipos de Riscos. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

Conceitos de Perigo e Risco. São a mesma coisa? Qual a diferença?

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de riscos?

Desta forma, os riscos são classificados em riscos financeiros, riscos estratégicos, riscos operacionais e perigos.

O que são atitudes de risco?

Podemos entender “comportamentos de risco” os atos, atitudes e ações que podem configurar uma potencial situação que pode provocar danos individuais e que podem colocar em risco a integridade física e social de cada pessoa.

Qual palavra substitui perigo?

Sinônimo de perigo
  • risco, ameaça. ...
  • aflição, agonia, angústia, aperto, apuro, atribulação, aventura, contratempo, crise, desvantagem, gravidade, inconveniência, inconveniente, malefício, prejuízo, tormento, transe. ...
  • homem conquistador, mulher provocante, mulher sedutora.
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

O que é perigo e ameaças?

Ameaça, Perigo

Um fenômeno, substância, atividade humana ou condição perigosa que pode causar perda de vidas, ferimentos ou outros impactos na saúde, danos à propriedade, perda de meios de sub- sistência e serviços, ruptura social e econômica, ou danos ambientais.

O que vem primeiro o risco ou perigo?

Importante ressaltar que, embora o Risco em si não seja mensurável nem eliminável, ele permanece como um evento potencial que pode surgir a qualquer instante. Em seguida, é crucial focarmos nos Perigos.

Qual é o principal objetivo da identificação de perigos?

A identificação de riscos pode ser definida como o processo para determinar o que, onde, quando, porque e como algo poderia ocorrer. A escolha da abordagem dependerá da natureza das atividades que estão sendo analisadas, dos tipos de riscos, do contexto organizacional e da finalidade do estudo de gestão de riscos.

O que é um perigo potencial?

Definição - O que é Perigo Potencial

Conjunto de condições na operação de um item, produto ou sistema com potencial para a iniciação de uma seqüência de acidentes.

São ferramentas de riscos?

As ferramentas de análise de risco são metodologias e técnicas que têm o objetivo de auxiliar os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de riscos a tomarem as melhores decisões para mitigá-los.

Qual a base legal para o conceito de perigo e risco?

De acordo com autores da área, perigo são condições que, quando não controladas, podem conduzir a eventos prejudiciais à saúde e bem-estar. Já o risco, é a probabilidade da ocorrência de lesões ou morte. O perigo por si só não é um problema, ele se configura como nocivo quando o trabalhador fica exposto.

É possível haver risco sem que exista perigo?

O perigo, por si só, não representa um risco.

No entanto, se o trabalhador ficar exposto a uma fonte de lesões ou danos (perigo), podemos dizer que aí sim haverá risco.

Quais são os tipos de riscos?

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

O que é risco e perigo exemplos?

A principal diferença entre risco e perigo é que todo risco representa ao menos um perigo, enquanto perigos nem sempre representam um risco efetivo. No exemplo acima, poderíamos dizer que o risco de acidente de trabalho não existiria ou seria muito baixo, caso a empresa não tivesse aqueles perigos.

O que são ameaças explique?

Ameaças são fatores externos que podem prejudicar a organização ou colocar em risco o seu desempenho.

Quais são os tipos de ameaça?

a) Ameaça direta – aquela que incide sobre a pessoa ou patrimônio da vítima; b) Ameaça indireta – aquela que incide sobre pessoas próximas à vítima devido a laços familiares, amorosos, de amizade etc. c) Ameaça explícita – feita diretamente, de maneira clara, sem sutilezas.

Qual é o adjetivo derivado de perigo?

perigoso (adjetivo) -

Qual é o sinônimo de ameaça?

1 intimidação, advertência, amedrontamento, arremesso, atemorização, bravata, coação, cominação, constrangimento, intimação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Indício de um mau acontecimento: 2 sinal, indício, ameaço, aviso, prenúncio.

Quais são os 7 inimigos da percepção de risco?

Principais inimigos da percepção de riscos que nos assolam todos os dias no ambiente de trabalho; Achar que isso "nunca" vai acontecer; Achar que a rotina e sempre igual; Apostar nas possibilidades (roleta russa); Trabalhar com pressa; Ambiente desorganizados; Descuidar de pequenos detalhes; Deixar de ler os ...

Como agir em uma situação de risco?

Fique calmo!
  1. Não tire as vítimas do local. Em casos de quedas ou acidentes graves, não devemos mexer na vítima. ...
  2. Converse com as vítimas que estão conscientes. Tente manter as vítimas que estão conscientes ainda nesse estado. ...
  3. Aguarde os socorristas. Tente manter a calma e transmitir isso para as vítimas.

O que é evitar o risco?

Primeira e mais comum, que muitos usam, é evitar. Esta estratégia consiste em tomar medidas para eliminar completamente a exposição a eventos ou situações de risco. Pode ser aplicada quando um risco identificado está além do apetite a risco da empresa.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre UHD e Full HD?
Artigo seguinte
Quando se pode pedir justiça gratuita?