Qual o conceito de legítima defesa?

Perguntado por: Luís Davi Gaspar Baptista Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

25 do Código Penal: 'Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem'. Como se extrai do art. 23, II, do Código Penal, a legítima defesa é causa de exclusão da ilicitude.

Quais são os tipos de legítima defesa?

Espécies de Legítima Defesa:
  • Legítima Defesa Putativa ou Imaginária (admitida pelo Direito brasileiro) ...
  • Legítima Defesa própria ou de terceiro: (admitida pelo Direito brasileiro) ...
  • Legítima Defesa Subjetiva: (admitida pelo Direito brasileiro) ...
  • Legítima Defesa Sucessiva: (admitida pelo Direito brasileiro)

Qual é a pena de legítima defesa?

De acordo com o Código Penal, a legítima defesa é um excludente de ilicitude, ou seja, quem age em legítima defesa não comete um crime, por isso, não há pena.

O que é legítima defesa agressiva?

Já a legítima defesa sempre é causada por uma conduta humana, pois se trata de uma agressão, que pode ser atual ou iminente. Os requisitos da legítima defesa são: a) Agressão injusta. b) Agressão atual ou iminente. c) Agressão a direito próprio ou de terceiros.

O que é legítima defesa recíproca?

A legítima defesa recíproca, que ocorre quando não há injusta agressão a ser repelida, uma vez que a conduta inicial do agente é ilícita. A hipótese de legítima defesa contra legítima defesa não é admitida no ordenamento jurídico. Se o agente atua em legítima defesa, é porque há injustiça na agressão.

Legítima Defesa - Art. 25 do CP

23 questões relacionadas encontradas

O que significa injusta agressão?

a) Agressão injusta, atual ou iminente: a agressão pode ser definida como o ato humano que causa lesão ou coloca em perigo um bem jurídico. A agressão é injusta quando viola a lei, sem justificação (“sine jure”). Agressão atual é aquela que está ocorrendo. Agressão iminente é aquela que está preste a ocorrer.

Quantos tiros pode dar em legítima defesa?

Também cabe frisar o fato de que não existe número mínimo ou máximo de disparos para que se caracterize a Legítima Defesa.

O que acontece se houver excesso de legítima defesa?

Diferentemente da conduta ilícita normal, no excesso de legítima defesa o ofendido sofre uma agressão injusta voluntária de outrem, e por este motivo se defende. No excesso dito como culposo se diz que o ofendido não observou o dever objetivo de cuidado, por isso agiu imprudentemente.

O que acontece com uma pessoa que agride a outra?

A pena será de regime semiaberto ou aberto, variando de 02 a 08 anos de prisão. Lesão corporal seguida de morte: ocorre quando a agressão é desferida sem intuito de matar, mas acaba resultando no óbito da vítima. É o caso mais grave que pode existir, com pena de prisão em regime semiaberto ou aberto de 04 a 12 anos.

O que legítima defesa subjetiva?

Legítima defesa subjetiva é o próprio excesso cometido quando o agente atua sob o manto da descriminante. Trata-se de excesso exculpante, em que há erro invencível, que exclui a exigibilidade de conduta diversa.

Qual a diferença de legítima defesa e estado de necessidade?

Portanto, o estado de necessidade exclui o caráter antijurídico de uma conduta criminosa. Já na legítima defesa, há ameaça ou ataque por pessoa imputável, a um bem jurídico, podendo este ser de outrem. Trata-se, portanto, de agressão humana, que possui destinatário certo e os interesses do agressor são ilegítimos.

Qual é a pena por agressão física?

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Quanto tempo leva um processo de lesão corporal?

No caso da lesão em violência doméstica, estes prazos são de 08 anos. Para a violência grave e a violência gravíssima, os prazos são de 12 anos. Para a lesão corporal seguida de morte o prazo é de 16 anos.

Quanto tempo de cadeia pega por agressão?

O PL 485/2021 amplia a pena mínima dos atuais três meses para dois anos de reclusão, enquanto a penalidade máxima passa de três para seis anos de prisão.

O que é excesso punível?

O EXCESSO PUNÍVEL

O excesso punível inicia-se quando cessa a injusta agressão e aquele que estava se defendendo continua sua “defesa” mesmo assim. O Código Penal aponta ainda que o excesso punível pode ocorrer em duas modalidades, sendo elas a forma culposa e a forma dolosa.

O que é excesso culposo na legítima defesa?

b) excesso culposo: é o exagero decorrente da falta de dever de cuidado objetivo ao repelir a agressão. Trata-se do erro de cálculo, empregando maior violência do que era necessário para garantir a defesa. Se presente o excesso, o agente responde pelo resultado típico provocado a título de culpa.

Quais situações se caracteriza o excesso desnecessário a intensificação da conduta legítima a partir de suas causas?

393), para haver excesso é necessário: “a) injusta agressão, atual ou iminente; b) repulsa imoderada da agressão ou emprego dos meios desnecessários; c) culpa da imoderação nesse emprego de meios desnecessários”.

O que diz o artigo 23 do Código Penal?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

Quando a defesa pessoal é considerada agressão?

Assim, qualquer ato ameaçador direcionado a uma pessoa, que atente contra o direito dela ou de outros indivíduos, é considerado uma injusta agressão. No entanto, para ser caracterizada como legítima defesa a injusta agressão precisa estar acontecendo no momento da intervenção ou em um período breve.

Quais são os requisitos para um ato ser considerado crime?

Um crime é formado por três componentes: tipicidade, ilicitude e culpabilidade. Tipicidade: inclui conduta, resultado, nexo causal e tipicidade.

O que é injusta agressão atual ou iminente?

Temos que a injusta agressão é atual quando está de fato acontecendo e iminente quando está prestes a acontecer.... Sendo assim, a moderação no uso da força para repelir a injusta agressão está atrelada ao bem que se pretende proteger.

Quem são as Os responsáveis penalmente e quem não são responsáveis penalmente?

Maioridade penal e responsabilidade penal não são sinônimos

A maioridade penal é a idade em que o indivíduo irá responder criminalmente como adulto (no caso, responder ao Código Penal). Já a responsabilidade penal trata sobre o dever de responder sobre qualquer delito.

Quais os tipos de excludente de ilicitude?

I – Em estado de necessidade; II – Em legítima defesa; III – Em estrito cumprimento legal de dever ou no exercício regular de direito.

Qual é a pena para lesão corporal?

O crime de lesão corporal é um dos crimes contra a vida que está previsto no artigo 129 do Código Penal. Art. 129. Pena – detenção, de três meses a um ano.

Como é o processo de lesão corporal?

129) e se caracteriza como o resultado da ação de uma pessoa contra outra e que, de alguma maneira, prejudique a integridade corporal ou a saúde da vítima. Isso pode ocorre por meio de uma agressão que gere alterações físicas temporárias, permanentes e até mesmo levem à morte.

Artigo anterior
Quem recebe Auxílio-acidente tem estabilidade?
Artigo seguinte
Como representar 100 em decimal?