Qual o conceito de disartria?

Perguntado por: Lisandro Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (59 avaliações)

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

O que vem a ser disartria?

A disartria é uma perturbação da fala que ocorre em consequência do surgimento de alterações neurológicas. Esta patologia é caracterizada pela existência de descoordenação entre os processos de articulação, vozeamento, respiração, ressonância e entoação.

O que é disartria na enfermagem?

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.

Quais os tipos de Disartrias?

Existem diversos tipos de Disartria:
  • Flácida (frequente após AVC unilateral)
  • Espástica (mais comum após Traumatismo Crânio-Encefálico)
  • Atáxica (muito associada a lesões no cerebelo)
  • Hipocinética (muito associada à doença de Parkinson)
  • Hipercinética (muito associada à doença de Huntington)

Qual a diferença entre disartria e Dislalia?

Dislalia – Distúrbio benigno da linguagem caracterizado por omissões ou substituições errôneas de consoantes. É a típica conversa do personagem Cebolinha. Bons resultados com fonoterapia. Disartria – Articulação inapropriada das palavras.

O QUE É DISARTRIA?

33 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre disartria e afasia?

A afasia é diferente dos distúrbios de desenvolvimento da linguagem e da disfunção das vias motoras e músculos que produzem a fala (disartria).

Qual a diferença entre apraxia e dislalia?

O apráxico não mostra evidências significantes de lentidão, fraqueza, paralisia ou alteração do tônus nos músculos do mecanismo que possa associar ao distúrbio da fala. Os pacientes disártricos, por outro lado, podem exibir tanto hiper ou hipotônus dos músculos da fala, ataxia, movimentos restritos, etc.

O que é disartria grave?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

O que é Apraxia motora?

A apraxia ideomotora corresponde a um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos, sem a utilização de objetos. Embora o paciente saiba o que fazer e consiga executar o movimento automaticamente ele é incapaz de fazê-lo com intenção1.

O que é a fala pastosa?

Significado de pastoso

Voz pastosa, voz arrastada e pouco clara, como se a boca estivesse cheia de saliva espessa.

O que é uma pessoa Afásica?

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Como se chama dor de cabeça na Enfermagem?

Cefaleia. Cefaleia é o termo da Medicina e da Enfermagem que significa “dor de cabeça”, e pode atingir todo mundo. Se sua intensidade for latejante e vir acompanhada de outros sinais, como sensibilidade a luz ou a odores, náuseas e queda da pálpebra, pode ser uma enxaqueca.

Como se chama a pessoa que não consegue falar a letra ler?

A dificuldade para falar o "R" ou o "L", por exemplo, geralmente é conhecida cientificamente como dislalia ou desvio fonético e, por isso, esse pode ser o diagnóstico dado pelo fonoaudiólogo ou por um pediatra. Leia mais sobre a dislalia.

O que causa má dicção?

Em outras situações, o problema de dicção pode ser oriundo de histórico familiar, como a gagueira ou alguma dificuldade auditiva. Além disso, esses casos podem se suceder com o passar do tempo, com trocas nos sons ou ainda começo inesperado ou tardio em função de acidentes ou doenças.

O que leva uma pessoa a perder a fala?

Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos. No entanto, podem existir outras causas para a afasia, como tumores ou traumatismos cranianos provocados por acidentes automobilísticos, por armas de fogo ou por quedas graves.

Quando a pessoa fala devagar?

Dessa forma, quem fala devagar também pode ter uma postura diferente. Geralmente chama menos atenção, tem diminuída a sua comunicação não-verbal e a postura corporal mais reservada.

Como tratar apraxia motora?

Não há tratamento específico, mas terapia ocupacional e fisioterapia podem melhorar modestamente a função e a segurança do paciente.

Quais os sintomas da apraxia?

O principal sintoma da apraxia é a dificuldade de fazer movimentos no momento certo e sob vontade própria. A pessoa com essa condição pode perder a capacidade de falar, de mexer os membros quando quiser e perde também a coordenação motora.

Como identificar a apraxia?

Apraxia de Fala na Infância – Quais São os Sintomas?
  1. Demora para começar a falar as primeiras palavras;
  2. Dificuldade para pronunciar as letras, tanto as vogais quanto as consoantes;
  3. Quietude e pouca comunicação;
  4. Fala de difícil compreensão;

Como parar de falar arrastado?

Normalmente quem fala rápido demais tende a ficar tocando ou pegando nas outras pessoas durante a conversa e projetar o corpo para frente. Por isso, uma das maneiras de falar mais devagar é prestar atenção no comportamento quando estiver falando com outras pessoas, evitando tocar demais, por exemplo.

O que faz a criança não falar?

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...

Qual o nome do distúrbio da fala?

Disartria, afasia e distonia. Essas são alterações que acontecem depois de um trauma orgânico no cérebro, decorrido de trauma cranioencefálico, AVC ou demência por envelhecimento. Esses distúrbios modificam a compreensão, articulação da fala e movimentação.

Qual a diferença entre disartria e apraxia da fala?

Enquanto disartria deva ser referida a “controle motor dos órgãos fonoarticulatórios para a produção da fala”, apraxia de fala nos remete a uma dificuldade na programação e organização dos movimentos necessários para a fonação e para a articulação.

Qual a diferença entre apraxia e dispraxia?

Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.

Como diagnosticar apraxia de fala?

Principais sinais e sintomas
  1. Fala arrastada;
  2. Discurso com um número limitado de palavras;
  3. Distorção de alguns sons;
  4. Pausas entre sílabas ou palavras.

Artigo anterior
Qual a cor que representa saúde para o ano novo?
Artigo seguinte
São Paulo dia mais frio 2021?