Qual o conceito de cárie?
Perguntado por: Rafael Martim Carneiro de Tavares | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)
A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.
Qual é o conceito de cárie?
A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é autolimitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária (FEJERSKOV; KIDD, 2005).
O que é cárie e como ocorre?
Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.
Qual fator Etiologico da cárie?
Podemos concluir com este trabalho que a cárie dentária é a doença infecciosa, endógena, transmissível e tri-fatorial. Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias).
Quais as principais características da doença cárie?
Uma cárie dentária é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. As cavidades podem apresentar diversas cores, desde amarelas a pretas. Os sintomas mais comuns são dor e dificuldade em mastigar.
O que é cárie?
Quais as principais estruturas a doença cárie acomete?
Sem a higiene adequada, essas bactérias invadem as estruturas mais internas do dente (dentina e polpa) e causam a necrose (morte) do dente.
Quais são os tipos de cárie?
- Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ...
- Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ...
- Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.
Quais são os principais fatores envolvidos na instalação e evolução da cárie?
É uma doença multifatorial, que depende da interação de três fatores principais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota e a dieta consumida. Atualmente, considera-se o tempo como um quarto fator essencial para o desenvolvimento da cárie.
Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?
O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.
Quais os fatores de risco para a instalação da doença cárie?
- – Permanência de placa bacteriana por períodos prolongados (falta de regularidade no uso da escova e do fio dental).
- – Presença de defeitos no esmalte.
- – Uso ineficiente ou falta de uso da escova e do fio dental.
- – História de inflamação gengival.
Como ocorre o processo de formação da cárie?
O processo de cárie inicia-se com a formação da placa bacteriana: a microbiota normal coloniza a película adquirida na superfície do esmalte. As bactérias produzem um Polissacarídeo Extra Celular (PEC). O PEC, um produto do metabolismo bacteriano promove a aglutinação de bactérias ao dente formando a placa bacteriana.
Como a doença cárie se desenvolve?
Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.
O que é cárie educação infantil?
A cárie pode ser definida como uma deterioração localizada do dente. Ela acontece como resultado dos ácidos produzidos no momento da fermentação de carboidratos por bactérias que vivem em nossa boca. Esses ácidos acabam corroendo o dente, ocasionando a perda de minerais.
Como explicar o que é uma cárie para crianças?
A cárie, seja em crianças ou adultos, consiste em danos que afetam os dentes. Aos poucos eles se transformam em pequenos buracos que vão atingindo as camadas mais profundas de um ou mais dentes.
Qual a Epidemiologia e etiologia da doença periodontal?
Pesquisas mais recentes demonstram que sítios rasos em fumantes são colonizados por níveis mais elevados de patógenos periodontais, como T. forsythia, Treponema Denticula e P. gengivalis, e que essas diferenças ficam obscurecidas em bolsas profundas com doença.
Qual o fator etiológico da doença periodontal aceito em consenso pela comunidade científica especializada nos dias atuais?
O agente etiológico das doenças periodontais, assim como da cárie dentária, é a placa bacteriana, embora os microrganismos associados ao desenvolvimento da cárie e da doença periodontal sejam distintos. Para o desenvolvimento da gengivite, basta permitir o acúmulo de placa sobre a coroa dos dentes.
Qual é a etiologia da doença periodontal e cite 3 fatores que interagem favorecendo o desenvolvimento desta?
Diversos fatores associados ao DM podem influenciar a progressão e agressividade da doença periodontal: tipo de diabetes (mais extensa em diabetes melito tipo 1), idade do paciente (aumento do risco durante e após a puberdade), maior duração da doença e controle metabólico inadequado (3,8).
Quais as principais bactérias envolvidas no processo da cárie?
Uma das principais bactérias causadoras da cárie é a Streptococcus mutan. Os cientistas sabem, no entanto, que existe uma segunda bactéria nociva chamada Streptococcus sobrinus que acelera a cárie dentária em algumas pessoas, mas muito pouco se sabe sobre esse micróbio.
Quais fatores estão ligados com o declínio da doença cárie?
Outros fatores apontados como responsáveis pelo declínio da cárie foram a fluoretação das águas de abastecimento público, dentifrícios com flúor 2. Narvai PC, Frazão P. Saúde bucal no Brasil: muito além do céu da boca.
Qual é a cor da cárie?
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.
O que é cárie primária e secundária?
Sendo assim, como o nome sugere, a primária é a primeira a aparecer, e surge na boca, causando uma lesão nas superfícies dentárias que, a princípio, estão intactas. Por outro lado, a secundária acomete principalmente as extremidades das restaurações dentárias com o dente.
O que é cárie ativa e inativa?
Como já mencionado, a cárie inativa ocorre quando a cárie dental fica paralisada. Já quando se trata de uma cárie ativa, ela dá continuidade ao processo de deterioração do dente.
Quais as características clínicas indicam que uma lesão de cárie está ativa?
A aparência clínica dessas lesões brancas ou manchas brancas é causada pela perda da subcamada de esmalte, resultando na perda da translucidez19. Segundo Maltz e Carvalho20 (2003) manchas rugosas e opacas indicam lesões ativas, enquanto que manchas lisas e brilhantes indicam lesões inativas.
Que estrutura faz parte do periodonto de proteção?
O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
Quais são as zonas regiões histopatológicas da cárie de esmalte e da cárie de dentina?
As características histológicas da lesão de cárie sem cavidade são descritas por diversos autores sob a forma de 4 zonas: camada superficial, corpo da lesão, zona escura e zona translúcida.
Quem é São Bartolomeu na Umbanda?
Qual é o Antonimo de frágil?