Qual o complemento do verbo precisar?

Perguntado por: Diogo Márcio Andrade Macedo  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Qual é o complemento do verbo precisar?

Objeto Indireto (completa os verbos transitivos indiretos)

No exemplo acima, chamamos o complemento “ajuda” de Objeto Indireto, porque vem acompanhado de preposição (de). (“Quem precisa, precisa de algo”) Este “algo” é o complemento do verbo precisar.

Qual a transitividade do verbo precisar?

Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.

Que tipo de verbo e precisar?

Significado de Precisar

verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. verbo intransitivo Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam.

Quais são os verbos que não precisam de complemento?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Dica #0174 - VERBO PRECISAR

34 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de complemento?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

Qual o substantivo de precisar?

Determinar, indicar, calcular de um modo preciso, com exactidão .

O que é verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Precisa e precisar?

Precisa vem do verbo precisar. O mesmo que: carece, necessita, acerta.

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Quando um verbo precisa de preposição?

Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.

O que é complemento nominal e exemplos?

Como o próprio nome já indica, a função do complemento nominal é complementar o sentido de um nome, ou seja, de um substantivo, geralmente abstrato. O complemento nominal também pode completar o sentido de adjetivos ou de advérbios. Vejamos alguns exemplos: O barulho dos vizinhos me incomoda.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é o verbo visar?

Fique atento: visar é transitivo direto no sentido de olhar, mirar, carimbar: visar um alvo, visar um cheque. Evite o verbo visar em títulos.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Quais são todos os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
...
Lista de verbos transitivos indiretos
  • necessitar;
  • saber;
  • acreditar;
  • obedecer;
  • precisar;
  • gostar;
  • conversar;
  • duvidar;

Precisa Em substantivo?

Realizado com perfeição; com excesso de rigor; certo: análise precisa; comentário preciso; processo preciso; valor preciso. Que faz tudo com perfeição; acurado: um procedimento mecânico preciso.

Quais são os complementos da oração?

Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.

O que são os complementos?

substantivo masculino O que é preciso juntar a uma coisa para fazê-la íntegra. Última operação que concluí alguma coisa; remate, acabamento. O que acrescenta uma coisa a outra; acessório. [Gramática] Palavra, expressão ou oração que completa o sentido de um termo oracional.

O que é o complemento direto e indireto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Quais são os verbos transitivos diretos e indiretos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Como saber quando a palavra exige a preposição a?

Regência Verbal
  1. Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição “a” e não pela preposição “em”. ...
  2. Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição “em”. ...
  3. Namorar – não se usa com preposição. ...
  4. Obedecer/desobedecer – exigem a preposição “a”. ...
  5. Simpatizar/ antipatizar – exigem a preposição “com”.

Artigo anterior
Qual é a idade máxima para adotar uma criança?
Artigo seguinte
Para que serve o beijo branco?