Qual o CFOP para o CST 010?

Perguntado por: Liliana Neto de Borges  |  Última atualização: 17. November 2024
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

Na Nota Fiscal emitida por essa indústria, consta a seguinte informação: CST=010, e CFOP=5401.

Quando se usa o CST 010?

Para fixar a compreensão desse conceito, vamos a mais um exemplo: se você compra uma mercadoria e a nota fiscal apresenta o CST 010, significa que a mercadoria é de origem nacional, tributada e a cobrança do ICMS será feita por substituição tributária.

Como saber qual CFOP e CST usar?

É importante observar que o sufixo que compõe o CFOP também é um código em si, denominado CST (Código de Situação Tributária). Este código determinará se a transação é isenta, não tributável, totalmente tributável, parcialmente tributável, diferida e assim por diante. O CST são os dois últimos números do CFOP.

Qual a diferença entre o CST 010 e 060?

O CST de ICMS pode mudar para o mesmo produto em situações de vendas diferentes. Por exemplo: O mesmo produto pode ser vendido com CST 060 para dentro do estado, e CST 010 para outro estado que não possui um convênio. Mas mesmo em um único estado de destino, poderá haver mais de um CST a ser usado.

Quando uso CST 060?

60 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária: Esse código é utilizado quando o contribuinte emitente do documento fiscal estiver na condição de substituído, tendo o ICMS referente à operação sido recolhido anteriormente, por substituição tributária.

5 ERROS FINANCEIROS QUE DETONAM A SUA EMPRESA

22 questões relacionadas encontradas

O que é CST 010 na nota fiscal?

O CST =10 deve ser informando quando o emissor da NF-e deve pagar o ICMS pela operação própria e ainda deve reter o ICMS devido nas operações subsequentes do destinatário da mercadoria. Neste caso o emissor é responsável pela retenção do ICMS ST e deve recolher o seu ICMS e o ICMS ST que está sendo cobrado do cliente.

Qual o CST para o CFOP 5405?

O contribuinte substituído deverá emitir a correspondente documentação fiscal nos termos do artigo 274 do RICMS/2000, com a indicação do CFOP 5405 e o CST 60.

O que é CST 060 na nota fiscal?

A indicação de CST 60 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente.

Qual o CFOP para o CST 060?

2.1. Com emissão de NF-e: - Deverá utilizar CFOP 5.103 (CST 10, 30 ou 70) ou CFOP 5.104 (CST 60), conforme a situação.

Qual CST usar para CFOP 5.102 Lucro Real?

Para todas as empresas do Regime Lucro Real, cuja a operação seja uma Venda de Mercadoria (CFOP 5102), aplicar a CST 01, Alíq. de PIS de 1,65% e Alíq.

O que é cst-100 na nota fiscal?

CST (o Código de Situação Tributária) é um classificador que determina a incidência do ICMS sobre um produto ou serviço.

Quando usar CST 0101 ou 0102?

Confira abaixo o CSOSN que deverá ser destacado e o CST a ser usado, em cada caso: 101: 00 (Tributada Integralmente), 20 (Com redução de Base de Cálculo), 90 (Outras); 102: 00 (Tributada Integralmente), 20 (Com redução de Base de Cálculo), 90 (Outras);

Qual CST e isento?

CST 40 - Isenta

O CST 40 é utilizado quando a operação é isenta de ICMS, ou seja, não há a incidência do imposto sobre a operação. Essa isenção pode ser concedida por determinação legal ou por benefício fiscal específico.

Qual a diferença entre o CFOP 5.102 e 5405?

O 5102 deve ser adotado para as mercadorias tributadas. Já para os produtos sujeitos à substituição tributária, o código usado é o 5405. Vale dizer que esse regime de tributação acontece quando o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) já é recolhido, de maneira antecipada, pelo seu fornecedor.

Quais são os CFOP com substituição tributária?

Portanto com as referidas extinções dos códigos de substituição tributária, tais operações deverão ser enquadradas em CFOPs de uso geral 1.101, 1.102, 5.101, 5.102 entre outros, de acordo com a operação realizada pelo contribuinte.

Quais CST tributado a 4 %?

- A tributação do ICMS na operação interestadual de uma mercadoria importada classificada no CST 100 é 4%, já uma mercadoria classificada no CST 000 é 12%, ou seja, a empresa destacou 8% à maior de ICMS.

Como colocar CST na nota fiscal?

1) Edite o item da nota fiscal, clicando no ícone lápis. 2) Na tela de edição do item, é exibida a lista de impostos. 3) Selecione o ICMS e altere o CST.

Quando posso utilizar o CST 090?

O que é CST 90? A Código de Situação Tributária 90 é um código de situação tributária específico para empresas de transporte de carga no regime do Simples Nacional. Essa classificação simplifica a emissão de notas fiscais e facilita a apuração dos impostos incidentes nas operações.

O que é o código CFOP?

O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

Qual CST usar para lucro real?

Regime Lucro Presumido ou Real: utiliza a CST de ICMS cadastrada na Situação Tributária do Produto do módulo "Cadastro de Produto".

Qual CST usar na entrada de mercadorias?

Quando comprar mercadorias, para uso e consumo, COM substituição tributária deverá classificar a escrituração utilizando o CFOP 1407/2407 (Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária), utilizando o CST 060".

Artigo anterior
O que as pessoas mais procuram em 2021?
Artigo seguinte
Quais os peixes que uma pessoa operada pode comer?