Qual o CFOP para nota fiscal de serviços?

Perguntado por: Eduarda Júlia Tavares de Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (3 avaliações)

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5933 - Prestação de serviço tributado pelo ISSQN.

O que é CFOP prestação de serviços?

O que é CFOP? A sigla CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas e Saídas de Mercadorias. Como o próprio nome sugere, é um conjunto numérico composto por 04 dígitos que identificam se uma operação ou prestação de serviço é de entrada, ou de saída.

Qual a natureza de operação para prestação de serviços?

Na nota fiscal desta venda, a natureza da operação será a “Venda de Produto“. Ou digamos que você, como MEI, preste serviços para uma empresa da região. Na hora de emitir a nota fiscal, irá descrever a natureza da operação como “Prestação de Serviços“.

Para que serve o CFOP 5933?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 5933 - Prestação de serviço tributado pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - Cosmos.

O que significa o CFOP 1933?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 1933 - Aquisição de serviço tributado pelo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (Ajuste SINIEF 06/2005) (NR) - Cosmos.

Como utilizar o CFOP na Nota Fiscal Eletrônica - Guia Completo

16 questões relacionadas encontradas

Quando utilizar o CFOP 1933?

CFOP 1933 é um código de aquisição de serviço tributado pelo ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Ou seja, esse é o código de entrada para que você consiga arrecadar corretamente o tributo sobre o trabalho feito por terceiros.

Quando utilizar o CFOP 1932?

CFOP 1932 - Aquisição de serviço de transporte iniciado em unidade da Federação diversa daquela onde inscrito o prestador.

Qual CFOP usar para prestação de serviço MEI?

7.949, OUTRAS SAÍDAS OU SERVIÇOS.

Quais são as naturezas de operação?

A Natureza da Operação é um campo em que é descrito o que vai ser feito com o produto, ou seja, a operação da nota fiscal. Por exemplo: Se foi feita uma venda de produto, a natureza da operação consequentemente será Venda, já se foi feita devolução de produto, a Natureza será Devolução de Mercadoria.

Quais as naturezas de operação?

A natureza da operação é o campo que você deve descrever o que está fazendo com o produto. Por exemplo: se você está vendendo, a sua natureza da operação deve ser venda. Se é produto em consignação, a natureza da operação deve ser remessa em consignação.

Quais são os tipos de natureza da operação?

O que é natureza da operação?
  • Venda ou compra de mercadoria;
  • Prestação de Serviço;
  • Devolução de mercadoria;
  • Remessa;
  • Importação ou exportação;
  • Retorno..

O que é CFOP 2105?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 6105 - Venda de produção do estabelecimento que não deva por ele transitar - Cosmos.

O que é CFOP 1128?

Classificam-se neste código as entradas de mercadorias a serem utilizadas nas prestações de serviços sujeitas ao ISSQN.

Quando o CFOP e 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Qual o CFOP de saída para uso e consumo?

CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo.

Qual a diferença entre o CFOP 1556 e 1407?

Na escrituração da entrada relativa a mercadorias adquiridas para uso e consumo, o contribuinte deverá utilizar: (i) CFOP 1.556/2.556 (compra de material para uso ou consumo) e CST 090 (para mercadorias não sujeitas à substituição tributária); e (ii) CFOP 1407/2407 (compra de mercadoria para uso ou consumo cuja ...

O que significa CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Como emitir nota prestação de serviço MEI?

Para emitir nota fiscal de serviços pelo aplicativo MEI Fácil você precisa:
  1. Abrir seu aplicativo MEI Fácil.
  2. Ir em “Seu MEI” > “Emitir Nota Fiscal”
  3. Clicar em “Emitir Nota de Serviço”
  4. E completar os dados do seu cliente.

Como fazer MEI prestador de serviço?

Para abrir seu MEI como prestador de serviços, é preciso ter um cadastro na plataforma do Governo Federal. Para isso, é só acessar o link gov.br, clicar em “Entrar” e na nova aba que abrir, clicar em “crie sua conta gov.br”. Mas, se já tiver o cadastro no site, é só acessar com suas credenciais.

Qual a natureza da operação para MEI?

O MEI microempreendedor individual só precisa emitir Notas Fiscais em operações que envolvam pessoas jurídicas. Por lei, ele não tem a necessidade de emitir Nota Fiscal para o cliente final, apenas quando o consumidor for uma outra empresa ou órgão público.

Quando usar CFOP 1932 ou 2932?

2. Os CFOP 1932 ou 2932 quando aplicados nas sua situações específicas eliminam a utilização dos seguintes códigos: 1351, 2351,1352, 2352,1353, 2353, 1354, 2354, 1355, 2355, 1356, 2356.
...
  1. ATENÇÃO!!! ...
  2. Vejamos o seguinte exemplo: Oficina mecânica contribuinte do ICMS recebe carros do ativo de seus clientes para conserto.

Qual o CFOP de entrada de ativo imobilizado?

Se o item for contabilizado no ativo imobilizado, deverá ser utilizado o CFOP 1551 (compra de bem para o ativo imobilizado). Se o item for reconhecido diretamente no resultado, o CFOP a ser usado é o 1556 (compra de material para uso ou consumo).

Qual o CFOP de entrada para 5911?

5911 - Remessa de amostra grátis Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de amostra grátis.

Quando usar o CFOP 2933?

CFOP 2933 Aquisição de serviço tributado pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Artigo anterior
O que significa tomar um chá de cadeira?
Artigo seguinte
Como deixar os cabelos grisalhos acinzentados?