Qual o CFOP de venda de sucata?

Perguntado por: Joel Tomás Tavares de Sousa  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Tratando-se de venda de sucata, de material adquirido de terceiro, o CFOP será o 5.102 (operação interna)/6.102 (operação interestadual).

Qual o CFOP usado para venda de sucata?

Para os produtos enquadrados como sucata aplica-se o CFOP 5.101 ou 5.102, conforme a origem do produto, nesse sentido a orientação contida no Manual da DIPAM – versão 3 que faz expressa referência à Resposta à Consulta 531/2001. Quanto ao CST, havendo a aplicação do diferimento será utilizado o código 51.

Como fazer uma nota de venda de sucata?

Comprando sucata no Simples Nacional

Emitir uma nota fiscal, relativa a cada aquisição de mercadoria; Escriturar no livro Registro de Entrada; Recolher o devido ICMS, de acordo com o Guia de Recolhimento Especial do seu Estado, até o último dia do segundo mês subsequente ao da operação.

Qual NCM utilizar para venda de sucata?

NCM 7204 - Desperdícios e resíduos, e sucata, de ferro fundido, ferro ou aço; desperdícios e resíduos, em lingotes, de ferro ou aço.

Como emitir nota fiscal de saída de sucata?

O estabelecimento industrial, ao receber sucata, nas operações internas, deverá emitir nota fiscal de entrada para cada aquisição e escriturá-la no Livro Registro de Entradas, com crédito, ser for o caso.

Operações com Sucatas Sevilha Contabilidade Vicente Sevilha Junior

37 questões relacionadas encontradas

Como tirar nota fiscal de reciclagem?

Para emitir nota fiscal eletrônica pata transporte de resíduos o emissor vai precisar de um software emissor oferecido gratuitamente pela SEFAZ, ou uma versão própria adquirida pela empresa.

O que pode ser considerado como sucata?

Todas as sobras de um processo de produção ou itens inutilizados para sua finalidade principal, pode ser considerado sucata industrial. O lixo eletrônico ou e-lixo, são exemplos fundamentais do que chamamos de sucata eletrônica, uma das categorias mais rentáveis do mercado de sucateiros.

Qual o CST de PIS e Cofins para venda de sucata?

5.949 - (Operações Internas, se decorrente de materiais que tenham sido adquiridos para o uso e consumo).

Qual NCM de sucata de alumínio?

NCM 7602.00.00 Desperdícios e resíduos, e sucata, de alumínio.

Como saber o NCM de um produto?

Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex). A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.

Como escriturar compra de sucata?

há 1 ano Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 17:12
  1. emitir nota fiscal, relativamente a cada entrada ou a cada aquisição de mercadoria;
  2. escriturar a operação no Livro Registro de Entradas, utilizando as colunas sob os títulos "ICMS - Valores Fiscais - Operações ou Prestações com Crédito do Imposto", quando admitido;

O que é venda de sucata?

A compra e venda de sucata é um segmento que tem potencial muito grande para recuperação devido à suas características físico-química. A sucata permite a constante reutilização e transformação, sem perder as propriedades e qualidades. Por essas vantagens, a compra e venda destes resíduos representa lucro em potencial.

Qual a diferença de sucata e reciclagem?

A sucata por definição, é qualquer material, resíduo ou produto descartado que já não tem mais finalidade para a função no qual foi designado. ... Já a reciclagem é o nome dado ao processo posterior da coleta de sucata.

O que é o CFOP 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento.

O que é o CFOP 5901?

* Para fazer processo de industrialização nesta mercadoria.

O que é o CFOP 5949?

5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Tem PIS e Cofins sobre venda de sucata?

Segundo os artigos n° 47 e n° 48 da Lei n° 11.196/2005 (Lei do Bem), há suspensão de PIS/COFINS para a venda de desperdícios, resíduos ou aparas.

Quais aquisições de imobilizado possuem crédito de PIS e Cofins?

A regra geral para a apropriação de créditos de PIS e Cofins é por depreciação.
...
São considerados por depreciação os seguintes bens:
  • Benfeitorias em imóveis próprios;
  • Edificações da atividade;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Móveis e utensílios; e.
  • Veículos.

Quais os 3 conceitos da reciclagem?

Ela faz parte dos três “R's” ou “erres”: reciclagem, reutilização e redução. Como a reciclagem consiste em reprocessar um item, ela é diferente da reutilização (em que há apenas a utilização do item para outra função) e da redução (que consiste em diminuir o consumo de determinados produtos).

Qual a diferença entre sucata e ferro velho?

O que é Sucatas:

Ferro velho que serviu em máquinas e agora é reaproveitado. 2. Qualquer peça metálica que não presta mais. ... Ferro-velho.

O que é sucata pesada?

É classificada como sucata miúda pesada toda sucata pesada e solta, ou seja, resíduos de peças, pedaços de máquinas, rodas de automóveis, rebarbas de serralherias, entre outras sucatas geralmente produzidas em oficinas mecânicas.

Qual CFOP para brinde?

Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.

Como emitir o MTR?

A emissão do MTR é uma exigência legal e deve ser feita pelo gerador e destinador dos resíduos através do Portal SINIR ou no site dos órgãos ambientais estaduais, neste caso nos estados que possuam um sistema online.

Qual CFOP de entrada para o 5949?

Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.

Artigo anterior
O que é proteção 50 51?
Artigo seguinte
Como proteger madeira do Sol e chuva?