Qual o CFOP de devolução de mercadoria para uso e consumo?

Perguntado por: Lucas Vicente Nascimento Lopes  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

CFOP 5413 Devolução de mercadoria destinada ao uso ou consumo, em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.

O que é o CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Como emitir nota fiscal de devolução de material de uso e consumo?

No caso de operação de devolução, esse documento fiscal deve ser emitido com destaque do ICMS, calculado pelo mesmo valor da base de cálculo e pela mesma alíquota da operação original de venda (aquisição), com expressa remissão à Nota Fiscal correspondente.

Onde emitir nota fiscal de devolução?

Para emitir a Nota Fiscal de Devolução, acesse na tela inicial o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Em seguida, clique em Criar Nova > Nota de Devolução. A tela de preenchimento é semelhante a da nota fiscal convencional, porém, o tipo de nota fiscal já vem definido no topo como Devolução.

Como emitir uma nota fiscal de material?

Você gera e é enviada diretamente para a Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ). Para ser um emissor de nota fiscal de produtos é preciso possuir CNPJ, Inscrição Estadual, ser credenciado no SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu Estado e habilitado como emissor de notas fiscais eletrônicas no GestãoPro.

Nota Fiscal de Devolução - Mercadoria Tributada.

21 questões relacionadas encontradas

O que é o CFOP 2949?

CFOP 2949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 2949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Quando é utilizado o CFOP 6108?

6108 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não ...

Qual o CFOP de venda de material de uso e consumo?

CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo.

Qual CFOP de devolução para 5119?

CFOP 5119 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem.

Qual CFOP de devolução para 5910?

Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores. PS. Mencione nas informações complementares que se trata de "Devolução do CFOP 5910 - Bonificação" e também mencione a NF.

Qual CFOP de devolução para 6901?

6901 - Remessa para industrialização por encomenda Classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

Qual CST usar para o CFOP 5556?

Primeiramente, lançaremos o CRT = 3 – Regime Normal, tendo como CFOP 5.556, levaremos em consideração a Origem da Mercadoria, que no nosso Ex = 0 “Nacional”, teremos o CST ICMS = 00 (Tributada integralmente), CST IPI= 99 (Outras Saída) e CST do PIS/COFINS = 49 (Outras operações de saída).

Quando usar o CFOP 6102 e 6108?

O CFOP 6.102 serve para vendas interestaduais com contribuintes do ICMS, já o CFOP 6.108 é para venda para não contribuintes do impostos, ou seja venda para PF ou PJ sem inscrição estadual.

Qual a diferença entre CFOP 6107 e 6108?

5.107 e 5.108 não existem. Daí vem outra confusão muito comum entre os faturistas, pois acabam substituindo o correto por esses inexistentes, uma vez que nos demais casos basta que se altere o algarismo inicial.

Quando utilizar o CFOP 6109 e 6110?

O CFOP 6109 ou 6110 só utilizado para empresa que possuem isenção de ICMS.

Qual CFOP para brinde?

Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.

Qual o CFOP de entrada para 5908?

Remessa de produto por conta de contrato de comodato (CFOPs 5908 / 6908) Remessa de produto para conserto ou reparo (CFOPs 5915 / 6915)

Como emitir nota fiscal de mão de obra e material?

Para emitir esse tipo de nota fiscal, você precisa de uma comunicação direta com a prefeitura da sua cidade. Isso significa que não há um modelo único para todos os trabalhadores. Basta que o documento contenha as informações certas.

Sou MEI como emitir nota fiscal de produtos?

Para fazer emissão das suas NFs como MEI, é necessário seguir alguns passos simples:
  1. Busque orientação sobre o credenciamento na prefeitura da sua cidade através de um telefone ou site oficial. ...
  2. Entre no sistema da prefeitura da sua cidade. ...
  3. Preencha a sua nota fiscal. ...
  4. Faça a emissão da sua nota fiscal.

Qual o CFOP de devolução de transferência?

CFOP 6209 Devolução de mercadoria recebida em transferência para comercialização. 6209 - Devolução de mercadoria recebida em transferência para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias recebidas em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa, para serem comercializadas.

Qual o CFOP de devolução para o CFOP 5901?

Um cliente (simples nacional, confecção de roupas) recebe mercadoria para industrialização com CFOP 5901. Quando fazer a devolução da mercadoria vão em dois CFOP 5124 e 5902.

Artigo anterior
Como limpar aliança creme dental?
Artigo seguinte
Quanto paga o estágio do Bradesco?