Qual o CBR ideal para Sub-base?

Perguntado por: Nelson Renato Vaz  |  Última atualização: 12. März 2022
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Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. ≥ 2%. Classificação dos materiais empregados no pavimento.

Quanto maior o CBR melhor o solo?

Segundo o especialista, o CBR é o ensaio usado para estabelecer relação entre pressões distintas. Para isso, é preciso penetrar uma amostra de solo — também chamada de corpo de prova — a partir da pressão exercida por um pistão cilíndrico. ... Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.

Como saber o CBR?

Para determinarmos as espessuras acima basta que tracemos uma reta vertical a partir do valor de N da estrada até cruzar a reta com o valor do CBR da camada a ser protegida (ou um valor aproximado). Por fim, basta apenas traçarmos uma outra reta horizontal em direção ao valor da espessuara.

O que é CBR do subleito?

Entenda o método CBR de dimensionamento de pavimentos aeroportuários. Até os dias de hoje o ensaio CBR é um dos mais utilizados para caracterização do material de subleito ou de camadas granulares de pavimentos.

Como calcular o subleito?

Para cálculo da espessura do reforço, temos: Reforço do subleito = R x Kr + B x KB +Href x Kref ≥ H 4,00 x 1,7 + 15 x 1 + Href x 0,71 ≥ 36 Href ≥ 20 Portanto, adotaremos espessura do reforço do subleito de 20.

Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis Método DNIT - Teoria (Parte 1) Pavimentação.

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O que é subleito pavimentação?

Subleito. É o terreno de fundação que servirá de apoio para o pavimento. ... A estrutura do pavimento deve ser resistente, por isso pode ser necessário um reforço para o subleito, e se a equipe achar necessário, uma sub-base acima desse reforço de subleito, seguido de uma base e por fim um revestimento.

Como calcular o número n?

N = Vt x Fv x Fr onde: Vt é o volume total de veículos num determinado sentido para determinado período “P”; Fv é o fator de veículo: número que converte todos tipos de véculos em eixos padrões; Fr é um fator climático regional relacionado ao regime de chuvas de determinado local.

Para que serve o CBR?

O Ensaio CBR ou Ensaio ISC serve para determinar a resistência do solo em comparação a uma brita padrão. Esse valor de resistência é fundamental para a construção de pavimentações principalmente em estradas e rodovias.

O que mede o CBR?

O método do CBR consiste na obtenção da resistência de suporte de um solo, ou seja, mede a resistência do solo quanto ao cisalhamento. Com o valor obtido no ensaio de CBR será feito uma relação com o IG (Índice de Grupo), que resultará o IS (Índice de Suporte), valor este que sofrerá uma correção.

Qual a diferença entre Proctor e CBR?

A compactação em laboratório pelo método de Proctor é uma maneira eficaz de determinar massa aparente seca e umidade ótima de um solo e é fundamental para dar início ao método CBR. ... Os procedimentos de compactação, pesagem, assim como utilização de estufa foram necessários para encontrar a umidade ótima para o CBR.

Como fazer o ensaio de CBR?

O ensaio de CBR em três fases:
  1. Compactação do corpo de prova: É realizada a compactação com energia padrão (Proctor), obedecendo-se ao número correto de golpes e de camadas, correspondentes à energia desejada, normal ou modificada. ...
  2. Figura 1: Curva de Compactação (5 pontos)

Como calcular o pavimento?

Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Como é calculado o Índice de Suporte Califórnia?

Para determinação do Índice de Suporte de Califórnia usou se a equação ISC = [((pressão calculada)/(pressão padrão)). 100] também fornecida pela NBR 9895 (ABNT, 1987).

Qual o menor valor de CBR permitido para o subleito?

O subleito

Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. ≥ 2%.

Como calcular CBR de solos?

Cálculo do CBR: CBR = [(Pressão encontrada)/(Pressão padrão)]. 100. Obs: A pressão a ser utilizada será a carga obtida dividida pela área do pistão. O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações de 2,5 e 5,0mm.

Para que serve o limite de liquidez?

O Limite de liquidez marca a transição do estado plástico ao estado líquido. È representado por LL, e expresso em porcentagem. A Curva de Fluidez é a curva resultante da representação gráfica da relação dos teores de umidade, marcados em abscissas, com os números de golpes correspondentes, marcados em ordenadas.

O que é CBR de projeto?

O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, popularmente conhecido como CBR - California Bearing Ratio foi desenvolvido por Porter em 1929. ... O ensaio permite, também, obter um índice de expansão do solo durante o período de saturação por imersão do corpo-de-prova (96 horas).

O que é ensaio de expansão?

Esse ensaio tem como objetivo principal conhecer os valores de expansão dos argilo-minerais constituintes dos solos finos, hierarquizando os solos para diversos usos em pavimentação. ... Considerações sobre misturas de solos tropicais estabilizados quimicamente para uso como camada de pavimento urbano.

Como é feito o ensaio SPT?

A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.

Para que serve o ensaio de Proctor normal?

Os ensaios de compactação proctor têm como função compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, variando a umidade para o ponto de compactação máxima. O ensaio pode ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: normal, intermediária e modificada.

Qual a importância dos ensaios de compactação de Proctor e de CBR para os projetos de rodovias?

É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.

Para que serve o ensaio triaxial?

O ensaio triaxial serve para determinar as propriedades mecânicas dos solos ou rochas: resistência ao cisalhamento ou resistência ao corte e comportamento tensões-deformações.

O que é o número n?

CONCEITO – NÚMERO N

É o número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de 8,2 tf durante o período considerado de vida útil do pavimento.

Como calcular fator de veículo?

Note que este conceito, assim como o do FC, é relativo a todos os eixos que operam na via, portanto um conceito associado à frota, e não a cada categoria de veículo. Este fator é dado por: FE = n/Vt, em que: n = número total de eixos da frota; Vt = volume total do tráfego na amostragem.

Como calcular o fator de equivalência?

1. Para calcular o Fator de Equivalência (FEq), deve-se usar o Equivalente-grama das substâncias envolvidas. Divide-se o Equivalente-grama do sal pelo Equivalente-gra- ma da base, ou o Equivalente-grama da substância hidratada pelo Equivalente-gra- ma da substância anidra.

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