Qual o caminho percorrido pelo filtrado glomerular?

Perguntado por: Ricardo Filipe de Pereira  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

O filtrado glomerular segue por uma série de alças e dutos até atingir o duto coletor. Durante esse percurso, parte da água e algumas substâncias importantes, como, por exemplo, vitaminas e sais minerais, são reabsorvidos e voltam para a circulação sanguínea. O sangue filtrado deixa o rim através da veia renal.

Qual o destino desse filtrado glomerular?

Nos túbulos renais, o filtrado glomerular é processado e transformado em urina. Outra característica importante do filtrado glomerular é a ausência de células do sangue (hemácias, leucócitos).

Como é o processo de filtração glomerular?

O sangue proveniente da artéria renal chega a arteríola aferente que divide-se em inúmeros capilares glomerulares que se unem, formando a arteríola eferentes que tem a função de levar o sangue para fora do glomérulo, fazendo-o retornar à circulação sistêmica através da veia renal. ...

O que acontece após o processo de filtração glomerular?

O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida. A grande reabsorção é também verificada para glicose e aminoácidos.

O que acontece no processo de filtração?

A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

FUNÇÃO RENAL - FILTRAÇÃO GLOMERULAR [Renal 01]

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 etapas da formação da urina?

A formação da urina ocorre em três etapas: filtração, reabsorção e secreção. O sistema urinário é o conjunto de órgãos responsáveis pela excreção de substâncias tóxicas ou encontradas em excesso no nosso corpo.

Como funciona o ciclo de filtração glomerular e como é realizada a TFG?

A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.

Qual o local do néfron onde ocorre a filtração glomerular?

Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias. Alça de Henle: essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente.

Qual a principal barreira de filtração glomerular?

A barreira de filtração glomerular constitui, então, uma membrana mais espessa, formada a partir da associação entre a membrana basal das células endoteliais dos capilares glomerulares e a membrana basal dos podócitos.

Em qual órgão o sangue é filtrado?

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação das toxinas do organismo. No Dia Mundial do Rim, assista ao vídeo da Tv Saúde e aprenda hábitos que você precisa adotar e/ou abandonar para manter o órgão saudável funcionando bem.

Qual a principal força responsável pelo processo de filtração glomerular?

A pressão hidrostática, que é a principal força responsável pela filtração glomerular, é influenciada diretamente pela pressão arterial e pelo volume sanguíneo.

Quais são as barreiras de filtração do Corpúsculo renal?

A barreira de filtração glomerular consiste em 3 elementos básicos:
  • Células endoteliais.
  • Membrana Glomerular Basal Carga Negativa.
  • Podócitos (epiteliais)

Quais as principais forças envolvidas no processo de filtração glomerular?

Existem forças estimulantes e opositoras à filtração glomerular, as quais podem citar: Favoráveis: Pressão hidrostática glomerular. Pressão coloidosmótica na Cápsula de Bowman.

O que acontece no túbulo contorcido proximal?

O túbulo contorcido proximal caracteriza-se por sua alta capacidade de reabsorção dos solutos filtrados que, na sua maioria, estão acoplados à reabsorção do sódio. Cerca de dois terços da carga de Na+, que é filtrada, é reabsorvida neste segmento do néfron principalmente através da via paracelular.

Quais as partes do néfron e suas funções?

O néfron é a unidade básica funcional dos rins. É o responsável pela formação da urina, filtragem do sangue e absorção de água, sais minerais e outras substâncias. Um néfron é composto de outras estruturas como o glomérulo, cápsula renal, alça de Henle, túbulos e ductos coletores.

Qual o local do néfron que a concentração de glicose no filtrado tubular é maior?

A unidade funcional do rim (néfron) apresenta uma compartimentalização a nível histológico e funcional que garante a homeostase da glicose. O túbulo contorcido proximal é o maior responsável pela reabsorção da glicose.

Como ocorre a formação da urina fisiologia?

A urina é formada a partir da filtração do sangue nos rins e transportada pelos ureteres para a bexiga urinária, onde é armazenada e, posteriormente, excretada através da ure- tra. ... Posteriormente, conforme este líquido vai atravessando os ductos renais, várias substâncias voltam para o sangue, levando inclusive água.

Como é feito a urina?

Em outras palavras, o xixi é o que não se aproveita do sangue. Cerca de 95% dele é água e os 5% restantes são uma mistura de substâncias existentes em excesso no sangue e resíduos das atividades celulares, principalmente ácido úrico, uréia e cloreto de sódio.

Como a urina é formada e qual sua composição?

Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.

Qual força favorece e quais se opõem ao processo de filtração glomerular?

Letra C - São forças que se opõem à filtração glomerular: pressão coloidosmótica nos capilares glomerulares e pressão hidrostática na cápsula de Bowman.

Como as forças afetam a formação do filtrado glomerular?

Pelo fato de a pressão hidrostática cair para valores ao redor de 45 mm Hg ao longo dos capilares glomerulares, a força criada pela diferença de pressões favorece uma filtração sanguínea mais intensa no início do leito capilar glomerular. A pressão osmótica coloidal é função primária do conteúdo proteico sanguíneo.

O que é barreira de filtração?

A barreira de filtração é uma membrana no glomérulo que apresenta capacidade de selecionar os meterias que irão permear o espaço de Bowman e que farão parte do ultrafiltrado.

O que ocorre no corpúsculo renal?

O corpúsculo renal é o ponto de partida da formação de urina. O sangue sistêmico passa pelo sistema capilar glomerular e é filtrado para formar a urina primária (ultrafiltrado).

Como é constituída e quais as funções da barreira de filtração presente no rim?

Barreira de filtração glomerular

É constituída pelas células endoteliais dos capilares fenestrados, do glomérulo renal, pela dupla membrana basal (das células endoteliais e dos podócitos), e do prolongamento secundário dos podócitos.

Qual é a função dos rins?

O rim e suas funções
  • Eliminar substâncias nocivas do sangue.
  • Regular a pressão arterial.
  • Produzir hormônios.
  • Atuar na formação e na manutenção dos ossos.
  • Estimular a produção de glóbulos vermelhos.

Artigo anterior
Como a energia elétrica é usada no dia a dia?
Artigo seguinte
Qual é o crime por se passar por outra pessoa?