Qual o caminho da veia safena?
Perguntado por: Matheus Reis Araújo | Última atualização: 18. April 2025Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)
Veias safenas. As veias safenas são as principais veias superficiais. A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.
Qual o percurso da veia safena?
Durante o seu trajeto ascendente na perna e coxa, ela recebe várias tributárias e comunica-se diretamente com a veia safena parva em vários locais, podendo se unir e formar uma veia acessória (KOSINSKI, 2020).
Onde passa a veia safena no corpo humano?
Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.
Qual lado da perna fica a veia safena?
Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais: veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho.
Qual é a perna que passa a veia do coração?
A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.
Revelado: VEIA SAFENA doente, é PRECISO OPERAR? Dr. Alex Responde Ep 12
Qual os sintomas da veia safena entupida?
- Na pele: escurecimento (arroxeado em pés e acastanhado em tornozelos) e dificuldade de cicatrização.
- Na gordura: edema (inchaço).
- No músculo: dores e câimbras.
- Nos nervos periféricos: dormências, queimação.
- Nas veias: dilatação, formação de varizes e vasinhos.
O que acontece quando a veia safena está comprometida?
O refluxo na veia safena é uma das principais causas de varizes, responsável por aproximadamente 30 % dos casos. Quando não é tratada adequadamente pode levar a complicações como flebites (inflamação nas veias), úlceras venosas, ou trombose.
Como é a dor da veia safena?
Os sintomas da veia safena podem incluir dor, inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas, coceira e queimação, nas situações mais avançadas, podem ocorrer o aparecimento de varizes e úlceras na pele, caso os sintomas persistam procure um especialista.
Porque tem que retirar a veia safena da perna?
A cirurgia de retirada de safena geralmente é sugerida quando o vaso está muito dilatado e com excesso de refluxo sanguíneo, que ocorre devido a falha no funcionamento das válvulas da veia, fazendo com que o sangue flua na direção oposta ao coração.
Tem safena na perna direita?
Nós possuímos em cada perna, duas veias safenas; uma que se inicia na parte interna do pé e vai até a virilha e recebe o nome de veia safena magna ou interna e outra que se inicia também no pé, mas na parte posterior, e vai até a dobra do joelho, chamada de veia safena parva ou externa.
Porque a veia safena dói?
Não é comum sentir dor na veia safena magna, o que pode acontecer é as válvulas ficarem incompetentes e sentir uma sensação de peso. Dor pode acontecer na inflamação na veia ou em casos de tromboflebite da veia safena.
Quem já tirou a veia safena tem risco de trombose?
Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.
Qual o perigo da safena entupida?
Dificuldade de cicatrização de feridas nas pernas; Formação de coágulos dentro da veia safena; Varizes muito dilatadas dificultando a circulação do sangue.
Qual o nome da veia principal da perna?
A veia safena é a mais importante das pernas? - Dra. Priscila Nahas.
Como fica a perna depois da retirada da veia safena?
A retirada de safena pode ocasionar problemas na circulação venosa das pernas, prejudicando a remoção de excesso de líquidos nas pernas. O acumulo de líquidos nas pernas pode causar inchado e dor nas pernas.
Quantas safenas a gente tem nas pernas?
Cada pessoa tem quatro veias safenas na perna, então as opções para a cirurgia são muitas, de forma que a retirada de uma delas ainda deixa opções futuras. Nesse sentido, não retirar veias safenas doentes pensando em um dia ter infarto não é conduta que faça parte de qualquer recomendação médica.
O que acontece se não retirar a veia safena?
No entanto, caso esta veia esteja muito dilatada e suas válvulas já não desempenhem seu papel, isso irá gerar uma série de desconfortos e até perigos para o paciente. Além da sensação de cansaço e inchaço nas pernas, haverá também o risco de rompimento das safenas, bem como a formação de coágulos em seu interior.
Quanto tempo de repouso após retirada da safena?
Cerca de 3 dias de repouso domiciliar, e cerca de 5 a 7 dias para retornar ao trabalho. Safenectomia (retirada da Veia Safena por Fleboextrator): técnica convencional, requer o maior número de dias de repouso. Cerca de 7 dias de repouso domiciliar e 14 dias de repouso antes do retorno ao trabalho.
Quantas safenas tem o ser humano?
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial, e temos 2 safenas em cada extremidade inferior (isso mesmo que você leu, temos duas em cada membro!!!).
O que faz a veia safena ficar doente?
A safena doente pode ser responsável pela sobrecarga de veias saudáveis, transformando-as em veias varicosas (dilatadas, tortuosas e sem função). A não retirada de uma safena doente pode acarretar em piora da doença venosa (Varizes) com o tempo (causando edema, dor, queimação e varizes).
Quando é necessário tirar a safena?
A retirada das veias safenas, também chamada de safenectomia, é um procedimento médico cirúrgico realizado com aplicação de anestesia geral ou raquidiana em pacientes que apresentam veias seriamente dilatadas e refluxo significativo do sangue.
Quanto tempo demora uma cirurgia de retirada de safena?
Quanto tempo em média dura a cirurgia? O tempo irá depender do grau das varizes e se terá veia safena para tratar. Em média o tempo cirúrgico varia de 1 hora e meia até 3 horas e meia.
Como é a dor de veia entupida na perna?
Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.
O que é bom para desentupir as veias das pernas?
O que vai levar a escolha de um métodos será o grau de entupimento, quais artérias estão ocluídas e seus sintomas. Já se o for uma oclusão venosa (trombose) o tratamento é geralmente com medicação e uso de meias de compressão. Em alguns casos selecionados também podemos fazer angioplastias das veias.
Qual exame para saber se tem veia entupida?
A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.
Para que serve a arte *?