Qual o artigo indica a População-alvo da educação especial e quais são os educandos que fazem parte desse público?
Perguntado por: Iara Constança Teixeira de Baptista | Última atualização: 2. März 2025Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), em seu inciso III Artigo 4º, os alunos com necessidades educacionais especiais devem receber atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino.
Fazem parte do Público-alvo da educação especial?
Trata-se das pessoas com elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas, incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Tais campos incluem as áreas intelectual, esportiva, liderança, psicomotricidade e artes.
Qual artigo da LDB indica o Público-alvo da educação especial?
De acordo com a LDB 9.394/96, em seu art. 59, a educação especial atende aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Quais alunos fazem parte da educação especial?
Segundo a LDBEN, entre outros documentos, são os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades ou superdotação. Há uma política já bem estabelecida de inclusão desses estudantes nas escolas regulares.
Qual artigo fala sobre educação especial?
Art. 60. Os órgãos normativos dos sistemas de ensino estabelecerão critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial, para fins de apoio técnico e financeiro pelo Poder Público.
Linha do Tempo: Educação Inclusiva
São considerados Público-alvo da educação especial de acordo com o artigo 58 da LDB 9394 96?
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Quais são os artigos da Lei nº 9394 96 que tratam da educação especial?
Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
Quais são as áreas da educação especial?
- Educação especial e inclusiva. ...
- Psicopedagogia. ...
- Neuropedagogia. ...
- Educação especial — ênfase em deficiências (uma ou mais) ...
- Educação especial e inclusiva — ênfase em surdez e libras e em deficiência visual e braille.
Quais as áreas da educação especial?
São eles: “Educação especial e inclusiva para deficientes intelectuais”, “Educação especial e inclusiva para deficientes visuais”, “Educação especial e inclusiva para deficientes auditivos”, “Educação Inclusiva: introdução ao transtorno do espectro autista (TEA)”, “Princípios do Atendimento Educacional Especializado na ...
O que diz a BNCC sobre a educação especial?
A BNCC reconhece a diversidade dos alunos e a necessidade de promover uma educação inclusiva que atenda às necessidades de todos. Para as crianças com deficiência intelectual, a BNCC destaca a importância de trabalhar habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e cooperação.
O que diz a Lei sobre alunos especiais?
É assegurado à pessoa com deficiência o acesso aos serviços de saúde, tanto públicos como privados, e às informações prestadas e recebidas, por meio de recursos de tecnologia assistiva e de todas as formas de comunicação previstas no inciso V do art. 3º desta lei.
Qual artigo da LDB fala sobre educação inclusiva?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
Qual é a Lei que ampara o aluno com deficiência?
Decreto Nº 6.214/07 - Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido à pessoa com deficiência. Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado - AEE.
Quem compõe o Público-alvo da educação especial de acordo com a Lei brasileira de inclusão nº 13.146 de 2015?
Decreto n° 7.611/2011. Esse Decreto dispõe sobre a educação especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e confirma que o público alvo da Educação Especial são as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação.
Quais são os 4 eixos principais do AEE?
- identificação das necessidades dos alunos;
- criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
- produção de materiais acessíveis e adaptados;
- compra de ferramentas e demais materiais de apoio;
Quais alunos têm direito a professor de apoio?
Estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista têm direito a um profissional de apoio.
Quais são as três categorias da educação especial?
- 1- Dependentes. São aqueles atendidos somente em clínicas. · Ausência quase total da linguagem. ...
- 2- Treináveis. São aqueles que freqüentam escolas especiais. · Capacidade de defender-se dos perigos. ...
- 3- Educáveis. São aqueles que freqüentam classes especiais.
Quais são as especificidades da educação especial?
A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades desses alunos no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas.
Quem são os atendidos pelo AEE?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.
Qual é a modalidade da Educação Especial?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), “entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.
Como funciona a Educação Especial?
A Educação Especial constitui-se numa modalidade de ensino, que visa garantir o direito à educação aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, na rede regular de ensino, em Salas de Recursos ou no Atendimento Itinerante, nos Centros de Apoio à Pessoa com ...
O que é Educação Especial exemplos?
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
O que diz a Lei número 9394 96 sobre a educação especial?
L9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
O que diz a Lei sobre educação inclusiva?
Em vigor desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, destina-se a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania.
O que diz o artigo 14 da Lei 9394 96?
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Quais as etapas para definir um canal de distribuição?
Que horas os boletos são compensados?