Qual o artigo da ação de cobrança?

Perguntado por: Samuel Carvalho Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Atualizado com doutrina e jurisprudência de 2019. A ação de cobrança é a intervenção judicial cabível em face do devedor, quando não existir um título executável e for necessário o reconhecimento do direito (ação de conhecimento), nos termos do Art. 389 do Código Civil.

Qual o rito da ação de cobrança?

O rito da ação de cobrança será o comum (art. 318, do CPC/15) ou sumaríssimo (Lei do Juizado Especial, Lei nº 9.099/95) a depender da quantia que se busca cobrar. As ações de até quarenta salários-mínimos, poderão ser processadas no rito dos Juizados Especiais (art. 3º, inciso I, da Lei nº 9.099/95).

Onde deve ser proposta a ação de cobrança?

100, IV, d, do CPC, é competente o foro do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, sendo esse lugar, em regra, o domicílio do devedor, mas cabendo ao credor a escolha do lugar.

Como fazer uma petição de ação de cobrança?

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DO ___JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE _________________ - ESTADO DO ________________. FULANO DE TAL, pessoa jurídica de Direito Privado, com endereço na rua_______________, nº_______, inscrita no CNPJ sob o n.

Qual o foro competente para a ação de cobrança?

Nas ações de cobrança, o foro competente é o indicado no contrato ou na obrigação. Se o problema for omisso, observar o art. 327 CC.

AÇÃO DE COBRANÇA e MONITÓRIA passo a passo | PRÁTICA JURÍDICA | PROF CARLOS MOTTA

45 questões relacionadas encontradas

Onde a ação deve ser proposta?

A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu.

Qual o foro competente para ação de cobrança de seguro?

Na forma da jurisprudência do STJ, "o foro competente para o ajuizamento da execução fiscal será o domicílio do réu, consoante a disposição contida no artigo 578 , caput, do Código de Processo Civil [tratando-se] de competência relativa" (STJ, REsp 1.115.634/RS , Rel.

O que é competência no direito processual civil?

A competência é um instituto jurídico relacionado à distribuição e organização da função jurisdicional no processo entre os diversos órgãos do Poder Judiciário, podendo ser classificada em absoluta e relativa, sendo que as regras que definem a incidência de cada uma dessas espécies não compartilham do mesmo grau de ...

Como saber qual é o foro competente?

O foro competente será o da situação da coisa (forum rei sitae), de forma absoluta, para ação possessória imobiliária (art. 46, § 2º, do CPC: “A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta”).

Onde o consumidor pode ajuizar ação?

Em regra, a ação deve ser proposta no foro de domicílio do réu, como determina o Código de Processo Civil. Contudo, o Código de Defesa do Consumidor confere ao autor a prerrogativa de escolher se quer que o processo corra onde ele mora ou onde for a sede do fornecedor.

Como saber onde distribuir uma ação?

Consulta de território

O portal do Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza um serviço de consulta de competência territorial na capital por meio da inserção do CEP ou do nome do logradouro. O objetivo é informar o endereço do fórum em que a ação deverá ser distribuída, levando-se em conta o aspecto geográfico.

Onde protocolar ação cível?

Dessa forma, as pessoas podem resolver problemas com empresas ou mesmo outras pessoas de forma ágil e, sempre que possível, por meio de acordo entre as partes. Para entrar em contato com o Juizado Especial Cível, basta procurar por ele nos Tribunais de Justiça Estaduais.

Como descobrir a comarca de um processo?

O primeiro passo para saber como consultar processo judicial é saber em qual tribunal ele está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar). Depois é só acessar o site do órgão competente e ter em mãos: Número do processo; Nome completo de uma das partes envolvidas.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Qual a Vara do direito do consumidor?

Encontrado em: POR MAIORIA DE VOTOS, DECLARAR COMPETENTE O JUÍZO DA VARA DO CONSUMIDOR (11ª VARA), NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

Em qual foro deve ajuizar a demanda?

O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

Em qual comarca ajuizar?

Conforme o Art. 4º da Lei nº 9.099/95, tem-se que a competência em relação ao lugar é relativa. Assim, a regra é: competência em razão do foro do domicílio do Réu, ou, a critério do (a) Autor (a), ou, local em que o Réu exerça suas atividades.

Como distinguir competência de foro da competência de juízo?

I - O presente conflito negativo de competência cinge-se à distinção entre competência de foro e competência do juízo, sendo aquela definida pelo Código de Processo Civil , enquanto esta última pelo Código de Organização Judiciária local.

Qual o foro competente para a ação de reparação de danos?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, por unanimidade, o entendimento de que o foro competente para apreciar ações de reparação de dano sofrido em razão de delito é aquele onde reside o autor da ação indenizatória ou o local onde o fato ocorreu.

Quem julga Direito do Consumidor?

Caso as tentativas de conciliação não tenham resultado, o juiz deverá decidir, igualmente, a causa. Como mencionado, nem todas as causas podem ser julgadas pelos Juizados Especiais. Contudo, a maior parte das causa de Direito do Consumidor o podem, tendo em vista facilitar o acesso do consumidor à Justiça.

Como entrar com processo Direito do Consumidor?

Para entrar com um processo judicial contra alguma empresa, você pode procurar um dos órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Esse sistema foi criado para viabilizar a proteção e defesa do consumidor em diversas situações em que ele estiver buscando adquirir um produto ou serviço.

Como fazer uma petição inicial Direito do Consumidor?

Art. 319 - A petição inicial indicará: I – o juízo a que é dirigida: o primeiro passo ao confeccionar uma petição inicial é direcionar a petição ao juízo. No caso, se a peça for dentro do contexto do direito do consumidor, tal direcionamento será para o juízo da vara cível ou para o juizado especial cível.

Quando o juiz pode Declarar-se incompetente de ofício?

Em regra, a incompetência relativa NÃO pode ser declarada de ofício, conforme súmula 33 do STJ. Excepcionalmente, o juiz pode declarar de ofício a cláusula de eleição de foro abusiva, desde que seja declarada ANTES da citação (Novo CPC), bem como a incompetência territorial (no âmbito do Juizado Especial).

É possível magistrado reconhecer de ofício à incompetência territorial?

A competência territorial das ações ajuizadas pelo consumidor, por ser relativa, não pode ser declinada de ofício pelo Juiz.

O que é a incompetência territorial?

Significa que o processo foi encerrado, porque não pode ser julgado naquele local.

Artigo anterior
O que dá mais dinheiro em um salão de beleza?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de triglicerídeos altos?