Qual norma fala sobre aterramento?

Perguntado por: Teresa Santos  |  Última atualização: 3. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

NBR15751 de 07/2013.

O que diz a Norma 5410 sobre aterramento?

NBR 5410 aterramento

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

O que a norma NR10 fala sobre aterramento?

Em empresas, especificações do sistema de aterramento são obrigatórias nos esquemas elétricos unifilares. Também são exigidas a documentação das inspeções e as medições relativas a ela.

Qual a norma da ABNT que regulamenta o aterramento?

ABNT NBR 7117 – Aterramento Elétrico.

O que a NBR 5410 diz?

A NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), é uma norma brasileira que tem como seu objetivo manter a segurança de pessoas e animais, a preservação dos bens materiais e o funcionamento correto das instalações elétricas, aplicando- se em todos os tipos de edificações que possuem instalações em baixa tensão, por ...

por isso que não encontramos aterramento nas casas

34 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de aterramento mais recomendado pela NBR 5410?

Para iniciar o conteúdo de hoje é fundamental que você saiba que a segurança em instalações elétricas é indispensável. Desse modo, um dos mecanismos cruciais para garantir a segurança e a conformidade com as normas, como a NBR-5410, é o esquema de aterramento tn-s.

Quais as configurações permitidas para o sistema de aterramento na norma ABNT NBR 5410 2004?

A escolha ideal do tipo de aterramento

Todo projeto elétrico deve antever o condutor terra instalado em todos os circuitos elétricos, inclusive nos circuitos de iluminação. A norma orienta, optar pelo tipo de aterramento TT quando possível, mas caso não seja possível, optar pelo tipo de aterramento TN-S ou TN-C.

É obrigatório fazer aterramento?

Lei nº 11.337, de 26 de julho de 2006 Determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção, bem como torna obrigatória a existência de condutor-terra de proteção nos aparelhos elétricos que especifica.

Quando é necessário fazer aterramento?

Quedas de energia, incêndios, choques, curto-circuito, fuga de energia, queima de aparelhos eletrônicos, enfim, esses são alguns exemplos do que pode acontecer caso a sua instalação elétrica não esteja adequada e em segurança.

É obrigatório aterrar o neutro?

1. Aterramento do neutro no padrão de entrada. Como mencionado, aterrar o neutro na entrada é uma exigência da distribuidora de energia elétrica e, dessa forma, deve seguir sua orientação.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:
  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

Quais equipamentos precisam de aterramento?

Tipo de Construção do Equipamento: Equipamentos que têm uma carcaça metálica e que podem se tornar energizados devido a uma falha interna geralmente necessitam de aterramento para proteger o usuário contra choques elétricos.

Qual a bitola do fio para fazer aterramento?

Segundo a tabela 58 da Norma, o cabo de terra deverá ter a mesma seção dos cabos de fase quando estes forem menores ou iguais a 16 mm. Sendo assim, se o cabo de fase é de 16 mm², o cabo de aterramento também deve ser de 16 mm².

Quais esquema de aterramento?

Esquemas de aterramento citados na NBR-5410

Dependendo da maneira como um sistema é aterrado e qual é o dispositivo de proteção utilizado, os esquemas de aterramento em baixa tensão são classificados pela NBR-5410 em três tipos: Esquema TN. Esquema TT. Esquema IT.

Qual o sistema de aterramento mais seguro?

Aterramento TT (Terra-Terra)

Nesse tipo, o neutro é conectado a um ponto próprio, enquanto o condutor de proteção é conectado diretamente ao eletrodo de aterramento. O aterramento TT é mais seguro do que o TN, já que em caso de falha no sistema, não há risco de sobretensões perigosas.

Como deve ser feito o aterramento?

O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

O que pode substituir o aterramento?

Módulo isolador

Esse equipamento é alternativa prática para suprir a ausência ou deficiência de aterramento. Com sua tecnologia de dupla isolação, ele substitui o aterramento convencional, oferecendo proteção contra choques elétricos. Ele também executa os papéis de estabilizador e filtro de linha.

O que acontece se a casa não tiver aterramento?

Na ausência do sistema de aterramento, aumenta muito o risco de uma pessoa sofrer as consequências de um choque elétrico, os aparelhos queimarem ou a edificação ser danificada pela queda de um raio.

Como saber se o aterramento está correto?

A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~. A tensão entre fase e neutro e fase e terra tem que ser bem próximas, tolerando uma diferença máxima de 5 V (este é um valor máximo que sempre adotei nas minhas práticas).

Qual é a distância máxima e mínima da instalação de um aterramento?

Instalação dos eletrodos de aterramento

O eletrodo de aterramento em anel deve ser enterrado na profundidade de no mínimo (05,m) e ficar posicionado à distância preferencialmente de 1m afastada das paredes externas da estrutura de maneira a permitir sua inspeção durante a construção.

Onde fica o aterramento de uma casa?

O sistema de aterramento é uma haste cravada na terra conectada a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Tendo como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Como saber se a tomada possui aterramento?

Sendo assim, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

Em qual situação a NBR 5410 não se aplica?

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

O que é NBR 7117?

A NBR7117 define os parâmetros do solo para projetos de aterramentos elétricos, sendo que a primeira parte dela se refere a medição da resistividade e modelagem geoelétrica.

Qual a distância do aterramento do padrão?

A distância entre as hastes deve ser de 3 metros de distância, conforme imagem abaixo: Clique aqui e assista o vídeo com mais informações sobre aterramento! Por registro|fevereiro 28th, 2019|Aterramento|Comentários desativados.

Artigo anterior
Qual a máquina de lavar roupas mais econômica?
Artigo seguinte
Quais os principais tipos de rede?