Qual método é aceito pela legislação fiscal brasileira?

Perguntado por: Júlia Luciana Ramos de Monteiro  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade. Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), e para o cálculo de impostos.

Qual é o método de custeio aceito pela legislação fiscal no Brasil?

Tradicionalmente, no Brasil, o método de custeio utilizado pela contabilidade financeira é o Custeio por Absorção, no qual os custos indiretos são alocados aos produtos e serviços por meio de rateios.

Qual dos métodos não é aceito pela legislação fiscal brasileira e não pode ser usada de forma contábil?

O Método UEPS não é aceito pela legislação fiscal como o método de valorização dos estoques, já que tende à apuração de um lucro inferior àquele apurado, adotando-se os critérios de preço médio e PEPS.

Quais são os métodos aceitos pelo fisco?

Dentre estes cinco métodos, Schier (2011) sustenta que os únicos que são aceitos pelo Fisco (Receita Federal e seus fiscais) são o PEPS, UEPS e o MPM, pelo fato destes serem os únicos que proporcionam uma base de cálculo para IR sendo que o presente artigo tem como foco estes três métodos.

O que é o método PEPS?

A sigla significa “Primeiro que Entra Primeiro que Sai” e tem origem na expressão em inglês, First In, First Out (FIFO). De modo simplificado, essa técnica se refere ao processo de estocagem de matérias, que deve ser realizado pela ordem cronológica das entradas.

Argemiro. Aula legislação fiscal

40 questões relacionadas encontradas

Como calcular método PEPS?

Some todos os valores de compra de estoque de um único tipo de produto e divida pelo número de itens comprados. O resultado será o custo médio. Multiplique o custo médio pela diferença entre o estoque final e o inicial. A maioria das empresas utiliza este método para registrar o custo trimestral de mercadorias.

Como funciona o sistema PEPS e UEPS?

PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.

Qual método de avaliação de estoque não é aceito pelo Fisco?

O Método UEPS não é aceito pela legislação fiscal como o método de valorização dos estoques, já que tende à apuração de um lucro inferior àquele apurado, adotando-se os critérios de preço médio e PEPS.

Qual o melhor método PEPS ou UEPS?

Uma desvantagem em relação ao modelo PEPS é que, no UEPS, o lote mais recente sempre é utilizado. Isso significa que, se determinado lote ainda não foi totalmente finalizado, mas um novo foi adquirido, o primeiro é interrompido na metade e começa-se a usar o lote atual.

Qual método é aceito pela Receita Federal justifique?

O Método aceito pela Receita Federal é o PEPS, veja que este modelo é o que apresenta o maior resultado, e, quanto maior o resultado mais a receita federal arrecada. O método de custo médio, em período inflacionário, sempre será um valor intermediário em comparação com os demais métodos.

Qual o método de avaliação de estoque que não é permitido no Brasil?

O método UEPS é uma das formas de fazer isso. Também conhecido por Last In First Out (LIFO), essa metodologia pode ser utilizada apenas para a gestão de estoque, já que não é permitida pela legislação fiscal.

Por que o método UEPS não é aceito pela legislação brasileira?

Mas, no UEPS, a diferença foi infinitamente maior que nos outros métodos. Devida inflação que ocorreu no período apurado. Tal fato mascara as informações que podem ser obtidas por meio da DRE e dificulta a apuração dos custos. Por esta razão, o método UEPS não é autorizado.

Porque o ABC não é aceito para fins fiscais?

falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento; necessidade de formulação de procedimentos padrões; não é aceito pelo fisco; maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usa-las.

Qual é o melhor método de custeio?

Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades. Cada um tem a sua particularidade, por isso, abaixo, vamos contextualizá-los.

Porque o método de custeio variável não é aceito pela legislação?

b) O custeio variável não é aceito pela legislação do imposto de renda, já que diminui o lucro da empresa no período, em relação ao custeio por absorção.

Qual a vantagem do UEPS?

Em outros países, como Alemanha, México e Estados Unidos, o UEPS pode ser adotado pelas empresas. Suas vantagens são a possibilidade de manter estimativas mais precisas, a maior adequação aos departamentos que contam com processos produtivos e a integração facilitada às previsões de lucratividade por mercadorias.

Qual o melhor método de controle de estoque?

1. PEPS. O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

Quando utilizar o PEPS?

Quando utilizar o método PEPS? Essa técnica é bastante usada pelas empresas a fim de limparem o estoque. Ou seja, os produtos que estão armazenados há mais tempo são utilizados e começam a ter giro.

É um dos sistemas de valorização dos estoques que é aceito pelo Fisco?

O denominado "custo arbitrado" é o método exigido pelo fisco para avaliação dos estoques de produtos acabados e em elaboração quando não atendido os requisitos legais previstos no Regulamento do Imposto de Renda.

Como calcular PEPS UEPS e custo médio passo a passo?

O custo médio ponderado móvel é obtido conforme a variação dos custos de aquisição em um determinado período. O custo médio ponderado fixo é obtido pelo valor de custo total, dividido pela quantidade total ao final do período. Em se tratando de exatidão, o mais recomendado é o ponderado móvel.

Como calcular o estoque final no PEPS?

Sabe-se que pelo método PEPS o valor do Estoque Final corresponde ao valor das últimas entradas, afinal as mercadorias que Primeiro Entram, são as que Primeiro Saem. Com isso, vamos calcular quantas unidades de mercadorias existem em 30/04/2014. Estoque Final (em unidades) = 80 un. + 630 un.

Como calcular o custo médio de um produto?

O custo médio é o resultado do valor total dividido pelo número total de peças, ou seja: 1.650/300 = R$ 5,50.

Como calcular avaliação de estoque?

Assim como a maior parte das ferramentas da Contabilidade, para descobrir esse valor de estoque, é preciso fazer uma conta. A fórmula do custo médio ponderado é: CMP = Valor total do estoque / Número de itens comprados e armazenados.

Porque as indústrias normalmente não utilizam o ABC?

Dentre as empresas pesquisadas por Clarke (1999) que rejeitaram o uso do ABC, por exemplo, foram apontadas as seguintes razões para isto: as dificuldades em identificar e selecionar direcionadores de custos (15% das empresas); o uso de software inadequado (8% das empresas); a falta de recursos adequados (23% das ...

Quais as vantagens e desvantagens do método ABC?

Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio ABC
  • informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
  • adequar-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;
  • menor necessidade de rateios arbitrários;

Artigo anterior
Pode lavar o cabelo no mesmo dia que faz a progressiva?
Artigo seguinte
O que é preciso para ser um escoteiro?