Qual melhor antidepressivo para Diabeticos?

Perguntado por: Mafalda Neto de Vaz  |  Última atualização: 12. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

Pacientes diabéticos com queixa de parestesia em extremidades, qual medicação mais indicada: amitriptilina ou vitamina B1? É mais indicado o uso de antidepressivos tricíclicos (amitriptilina ou nortriptilina) ou anticonvulsivantes (carbamazepina ou ácido valproico)(1).

Quais antidepressivos aumentam a glicose?

Antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos, particularmente aqueles com ação predominantemente noradrenérgica como a imipramina, nortriptilina e maprotilina, podem inibir a liberação de insulina pelo pâncreas e causar aumento da glicemia.

Sou diabético posso tomar fluoxetina?

O cloridrato de fluoxetina pode alterar a concentração da glicose sangüínea em pacientes com diabetes mellitus. Ajuste de dose de insulina ou hipoglicemiantes orais podem ser necessários no início do tratamento com fluoxetina ou após a sua interrupção.

Quem tem diabetes tipo 2 pode tomar sertralina?

A sertralina não é contra-indicada para quem tem diabetes. Além disso, a sertralina é um medicamento que tem pouco risco de causar interações medicamentosas, sendo bem indicada no caso de pacientes que fazem uso de vários medicamentos ao mesmo tempo.

Qual o calmante que o diabético pode tomar?

Além de não interagir com certos medicamentos usados para tratamento de diabetes, TYLENOL® não possui contraindicação para esses pacientes. Dada a conexão entre diabetes, pressão alta, risco cardiovascular e doenças renais TYLENOL® pode ser o analgésico seguro para você.

USO DE ANTIDEPRESSIVO ESTÁ ASSOCIADO A MAIOR RISCO DE DIABETES ?

29 questões relacionadas encontradas

Quem tem diabetes pode tomar antidepressivos?

O uso de antidepressivos ainda gera discussões no tratamento de doenças mentais. No entanto, uma análise realizada por cientistas do Taiwan comprovou que em pacientes com diabetes e depressão esse tipo de remédio pode reduzir o risco de morte provocada por consequências da alteração metabólica.

Porque Diabetico não pode tomar sertralina?

Variações de níveis de glicose no sangue podem ocorrer em alguns pacientes usando cloridrato de sertralina. Pacientes diabéticos devem ser monitorados cuidadosamente quanto aos níveis de açúcar no sangue. Você deve notificar seu médico se você tem diabetes.

Quem tem diabetes pode tomar Rivotril?

Pode ajudar-me a esclarecer isso por favor ? O Rivotril não tem efeito na glicemia, mas como ele pode causar sonolência, o paciente pode comer menos no período em que estiver em uso. Lembrando que esta medicação só deve ser usada por indicação médica.

Quem toma antidepressivo pode tomar glifage?

posso tomar glifage com antidepressivo? Sim pode usar os dois juntos.

Quem toma antidepressivo pode tomar metformina?

Sim, desde que sob supervisão médica. Há chance do escitalopram aumentar o poder hipoglicemiante (que "baixa o açúcar do sangue) da metformina. Então fique atendo a possíveis sintomas como sudorese, fome excessiva, sonolência, entre outros. Mantenha contato com o seu psiquiatra e seu endocrinologista.

Quem tem diabetes pode tomar Velija?

A administração deste medicamento em idosos (acima de 65 anos de idade) deve ser feita com cautela, pois dados sobre o uso deste medicamento a este grupo de pacientes são limitados. Atenção: Este medicamento contém açúcar (sacarose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.

Quem tem diabete pode tomar cloridrato de paroxetina?

Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes. Ocorre aumento das concentrações plasmáticas da paroxetina em pacientes idosos.

Quem tem diabetes pode tomar Venlafaxina?

Abuso e dependência. Estudos clínicos não evidenciaram comportamento de busca por drogas, desenvolvimento de tolerância, ou elevação indevida de dose da venlafaxina durante o período de uso. Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

O que é depressão diabética?

A falta de controle glicêmico pode levar a sintomas que simulam a depressão. Níveis muito altos ou muito baixos de glicemia podem promover a sensação de cansaço e ansiedade. Sempre que possível, uma orientação de profissional especializado em saúde mental e com experiência em diabetes pode ajudar bastante.

Quem tem diabetes pode ter depressão?

2 Serviço de Endocrinologia e Metabologia da Divisão de Clínica Médica 1 da Unidade de Neuroendocrinologia do HC-FMUSP. O diabetes mellitus possui elevada prevalência, acometendo cerca de 7% da população brasileira. Em torno de 20% a 30% dos pacientes com diabetes apresentam depressão.

Quais remédios podem alterar o nível de diabete?

Os glicocorticoides, como prednisona, prednisolona, dexametasona, beclometasona e hidrocortisona, são utilizados na prática clínica como anti-inflamatórios e imunossupressores. Estes medicamentos são os mais frequentemente associados com o desenvolvimento de hiperglicemia e diabetes mellitus.

Qual o mais novo medicamento para diabetes tipo 2?

Segundo a Anvisa, a tirzepatida reduz muito a quantidade de hemoglobina glicada, um indicador importante da diabetes. Com isso, ajuda a diminuir o risco de doenças microvasculares, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.

Quem tem diabetes pode tomar duloxetina?

É aconselhável cuidado ao se administrar cloridrato de duloxetina para pacientes que possam apresentar retardo no esvaziamento gástrico (por exemplo, alguns pacientes diabéticos).

Quanto tempo o glifage demora para baixar a glicose?

Quanto tempo demora para o Glifage começar a fazer efeito? O Glifage normal atinge pico no sangue entre 2 a 3 horas. Já o XR (liberação prolongada) tem pico entre 4 a 8 horas.

Quem tem diabetes pode tomar remédio para dormir?

No mundo, é o quinto país com mais casos. A boa notícia é que elas podem encontrar no sono um ótimo aliado para o tratamento do diabetes.

Quem tem diabetes pode tomar ansiolítico?

Não, mesmo com os níveis de glicemia normalizados, o paciente que tem diabetes precisa manter o uso dos remédios. Os medicamentos só podem ser suspensos ou alterados em casos de ajuste de doses ou mudanças do tipo da droga, o que deve ser feito apenas pelo médico.

Quem tem diabetes pode tomar alprazolam?

Sim, pode, não há interação medicamentosa.

Quais os medicamentos que aumentam a diabetes?

Medicamentos. O açúcar no sangue aumenta à medida que seu corpo trabalha para combater uma doença. Alguns medicamentos, como antibióticos, descongestionantes que contêm pseudoefedrina ou fenilefrina, corticosteróides (como a prednisona), diuréticos e antidrepessivos também podem elevar a taxa de glicose do sangue.

Quem tem diabetes pode tomar Donaren?

Além disso, ele é indicado para dor associada à neuropatia diabética (uma complicação do diabetes que afeta os nervos periféricos das mãos e dos pés, por exemplo) e dores crônicas relacionadas a outras condições clínicas. O Donaren é utilizado para tratamentos de insônia em pequenas doses.

Quem tem diabetes pode tomar desvenlafaxina?

A diabetes não é contra indicação para o uso da venlafaxina, por isso converse com seu psiquiatra.

Artigo anterior
Quem é o deus grego do tempo?
Artigo seguinte
Onde fica o Design no Word?