Qual médico trata bexiga hiperativa?

Perguntado por: José António de Esteves  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

O médico urologista é o especialista recomendado para avaliar e tratar os sintomas de BH.

Qual exame que detecta bexiga hiperativa?

Entre os exames que podem ser necessários estão a ultrassonografia renal e de vias urinárias, a mensuração do resíduo pós-miccional, o estudo urodinâmico e a cistoscopia. O diário miccional e os questionários de sintomas urinários são uma importante ferramenta na avaliação do paciente com bexiga hiperativa.

Qual o melhor tratamento para bexiga hiperativa?

Para o tratamento da bexiga hiperativa são utilizados medicamentos que diminuem a hiperatividade dos músculos da bexiga, como oxibutinina, tolterodina, darifenacina e fesoterodina, prescritos pelos médicos, que também podem recomendar o uso de antiespasmódicos, como buscopan.

O que causa hiperatividade da bexiga?

Fatores de risco

A bexiga hiperativa (BH) não é uma doença comum ao envelhecimento. Gravidez e parto, obesidade, músculos pélvicos fracos, diabetes, câncer ou pedras na bexiga, além de distúrbios neurológicos podem contribuir para a bexiga hiperativa (BH).

É normal bexiga hiperativa?

A bexiga hiperativa é um problema pouco conhecido, mas extremamente comum. Estima-se que cerca de 15 a 20% da população sofra deste distúrbio, que é provocado por uma redução da capacidade da bexiga de armazenar a urina.

Quais os tratamentos disponíveis para a bexiga hiperativa?

18 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura bexiga hiperativa?

O paciente que sofre com o problema necessita urinar, geralmente, mais de 8 vezes no período de 24 horas.

Como viver com bexiga hiperativa?

Se planear ir às compras ou ao restaurante, limite a ingestão de líquidos algumas horas antes e verifique onde existem casas de banho logo que chegue ao local. Vai comer fora? Pode ser boa ideia cortar no vinho/cerveja, pois o álcool pode agravar os sintomas de bexiga hiperativa.

Como é feito o exame de urodinâmica?

É feita com equipamentos computadorizados conectados a duas pequenas sondas previamente colocadas na uretra do paciente e outra pequena sonda introduzida pelo ânus. Dói? Este exame não dói e é bem tolerado pelo paciente.

Como fazer o exame urodinâmica?

O doente é deitado numa marquesa e é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) na sua bexiga para medir o volume de urina que ficou na bexiga e avalia-se, através de uma tira-teste, se existem indícios de infeção urinária.

O que a cistoscopia detecta?

Se houver suspeita de câncer de bexiga será solicitada uma cistoscopia. Nesse procedimento, o urologista insere um cistoscópio através da abertura externa da uretra. Quando o citoscópio está na bexiga é injetado soro fisiológico para expandir a bexiga e permitir a visualização do seu interior.

Quais os riscos de fazer cistoscopia?

Quais são os riscos da cistoscopia? Geralmente, o exame não implica em riscos significativos, no entanto, podem ocorrer infecção, sangramento excessivo causado pela biópsia e ruptura da parede da bexiga.

Quanto tempo demora uma cistoscopia?

A cistoscopia é um procedimento que demora, em média, 10-15 minutos, e é feito com o auxílio de um cistoscópio - aparelho muito fino que tem uma óptica e uma micro câmera na extremidade.

Para que serve o exame urodinâmico?

O estudo urodinâmico é um exame que permite avaliar a dinâmica do aparelho urinário inferior. De fato, permite avaliar o comportamento da bexiga nas fases de enchimento e esvaziamento, quer em homens, quer em mulheres.

Quais os exercícios para bexiga hiperativa?

Exercícios de Kegel

A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos. Deve-se fazer mais 9 repetições dessa série, totalizando 100 contrações.

Quais as complicações da bexiga hiperativa?

As mais comuns são infecção urinária, obs- trução infravesical (hiperplasia prostática nos homens e pós-cirurgia para correção de incontinência urinária em mulheres), carcinoma in situ de bexiga e litíase vesical.

Quais exercícios para bexiga hiperativa?

Tratamento fisioterapêutico para Bexiga Hiperativa

De forma geral, a fisioterapia, vai incluir cinesioterapia específica com o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, terapia comportamental, eletroestimulação vaginal, e exercícios de Kegel.

O que tomar para parar de urinar toda hora?

Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas

O que fazer: Para diminuir a frequência urinária, uma possibilidade é praticar atividades físicas, isso porque os exercícios ajudam a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo.

O que dá vontade de fazer xixi toda hora?

Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.

O que acontece depois da cistoscopia?

Algum sangramento, embora escasso, é um dos poucos efeitos secundários da cistoscopia, tal como algum ardor ao urinar e maior frequência na micção nos dias seguintes. Tomar um banho quente e/ou aplicar uma compressa aquecida na uretra ajuda a acalmar o desconforto. A recuperação é, geralmente, rápida.

Como é feita a cirurgia de estenose de uretra?

Uretrotomia – Um tipo especial de endoscópio (chamado cistoscópio) é introduzido pela uretra até o local da estenose. Uma pequena lâmina embutida no aparelho corta a região de fibrose ao longo do segmento estenótico, aumentando dessa forma a luz da uretra.

Como é feita a cistoscopia feminina?

Como é realizada a cistoscopia? O procedimento tem inicio após posicionamento, desinfecção e aplicação do anestésico e lubrificante na uretra. O cistoscópio, após esterilização, será introduzido pela uretra do paciente e progredido até à bexiga, normalmente sob visão.

Quais as doenças mais comuns na bexiga?

6 principais doenças do sistema urinário e como tratar
  1. Infecção urinária. ...
  2. Insuficiência renal. ...
  3. Doença renal crônica. ...
  4. Cálculos renais. ...
  5. Incontinência urinária. ...
  6. Câncer.

Como é diagnosticado o câncer de bexiga?

O diagnóstico do câncer de bexiga pode ser feito por exames de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e citoscopia (investigação interna da bexiga por um instrumento dotado de câmera). Durante a citoscopia podem ser retiradas células para biópsia.

Quais são os sintomas de problema na bexiga?

Normalmente, ela é acompanhada por outros sintomas como:
  • Dor na pelve ou na bexiga ao urinar;
  • Muita vontade de urinar, mas sair pouca quantidade;
  • Muita urgência para urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor na uretra ou na bexiga durante a relação sexual;
  • Febre baixa.

Artigo anterior
Como matar o Muzan?
Artigo seguinte
O que significa um réu ser absolvido?