Qual médico trata a diverticulite?

Perguntado por: Rui Eduardo Barros de Silva  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

Quanto ao especialista; um bom Gastroenterologista, um Proctologista ou mesmo um Cirurgião podem acompanhar o seu caso.

Como Desinflamar diverticulite?

O tratamento para diverticulite aguda é feito com dieta líquida ou jejum, além de uso de antibióticos, como Metronidazol e Ciprofloxacino, para diminuir a inflamação e a infecção no intestino grosso.

Como é a dor da diverticulite?

Quais são os principais sintomas da diverticulite

“Os sintomas da diverticulite leve costumam ser dor abdominal, mal-estar e estufamento da barriga“, lista a médica. Já nos quadros críticos, a dor é intensa e vem acompanhada de febre, náuseas, vômito e sangue nas fezes.

Qual melhor antiinflamatório para diverticulite?

Caso o paciente apresente dor na doença diverticular não complicada, o médico pode receitar analgésicos, antiespasmódicos e antiflatulentos e, em alguns casos, antiinflamatórios específicos para o trato digestivo (Sulfasalazina e derivados).

Como são as fezes de quem tem diverticulite?

Os divertículos do intestino grosso podem apresentar basicamente dois tipos de complicação, a diverticulite, que é a inflamação dos diverttículos e os sangramentos. Normalmente o sangramento é vermelho vivo ou vinhos, misturado às fezes, mas fezes bem escuras e de odor forte podem ser sinal de sangramento também.

Diverticulite – causas, sintomas e tratamentos | Sua Saúde na Rede

45 questões relacionadas encontradas

Quem tem diverticulite tem muitos gases?

A diverticulite provoca fortes dores abdominais, sensibilidade no abdômen (especialmente no lado inferior esquerdo), inchaço ou gases, náusea e vômitos, febre e inapetência. A intensidade dos sintomas depende da gravidade da inflamação, que em casos menos graves pode passar despercebida.

Quem tem diverticulite emagrece?

Doenças intestinais, como a doença de Crohn, colite e diverticulite resultam na perda de peso pela falta de absorção de nutrientes por parte do intestino.

Pode tomar ibuprofeno para diverticulite?

Que fatores aumentam os riscos de desenvolver diverticulite? Medicamentos: algumas substâncias, como esteróides, opióides e certos anti-inflamatórios, a exemplo do ibuprofeno e do naproxeno, podem predispor à doença.

Qual a dosagem do Metronidazol para diverticulite?

Todos os pacientes diagnosticados, independente do grupo de randomização, receberam a primeira dose de antibióticos endovenosos ainda no prontosocorro (amoxicilina 1g + clavulanato 125mg EV ou uma combinação de ciprofloxacino 200mg + metronidazol 500mg EV).

Quanto tempo pode durar uma crise de diverticulite?

Por sorte, o mais comum é o paciente apresentar uma diverticulite aguda não complicada, como comumente chamam os especialistas, que melhora apenas com tratamento clínico, feito com uso de analgésicos, antiespasmódicos e dieta reforçada com fibras. Em geral, os sintomas diminuem consideravelmente em dois ou três dias.

Como saber se estou com crise de diverticulite?

Principais sintomas
  1. Dor abdominal, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, que pode ser constante e persistir durante vários dias;
  2. Períodos de diarreia ou de prisão de ventre;
  3. Sensibilidade no lado esquerdo do abdômen;
  4. Enjoo e vômitos;
  5. Febre;
  6. Calafrios;
  7. Sangue nas fezes, em alguns casos;
  8. Perda do apetite.

Como diagnosticar diverticulite?

A diverticulite normalmente afeta o intestino grosso (cólon). Os sintomas habituais incluem dor abdominal inferior esquerda, sensibilidade e febre. O diagnóstico toma por base os resultados de um exame por tomografia computadorizada (TC), e a colonoscopia é realizada após o fim do episódio de diverticulite.

Como curar a diverticulite naturalmente?

1. Chá de Camomila com Valeriana. Aa camomila possui propriedades antiespasmódicas, calmantes e cicatrizantes, além de reduzir os gases, enquanto a valeriana possui propriedades antiespasmódicas e relaxantes, sendo benéfica para acalmar o intestino e ajudar no tratamento da diverticulite.

O que comer em crise de diverticulite?

“O paciente deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar. Sopas, caldos batidos e coados. Torradas, petas de polvilho e gelatina também estão liberadas", complementa.

O que não pode comer quando se tem diverticulite?

Durante a crise devem ser evitados alimentos capazes de provocar mais inflamação dos divertículos e, por isso, não deve ser consumido:
  • Vegetais crus;
  • Frutas com casca;
  • Carnes vermelhas e gordurosas;
  • Alimentos que provocam gases;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Refrigerantes;
  • Comidas prontas;

Qual a dosagem de metronidazol?

A dose recomendada é de 2 g, em dose única, ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O tratamento pode ser repetido, caso o médico considere necessário, depois de 4 a 6 semanas.

Como tomar o metronidazol 250 mg?

Você deve tomar os comprimidos inteiros por via oral, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1 copo d´água). POSOLOGIA - Infecções parasitárias Tricomoníase: - 2 g, em dose única ou - 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou - 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

Qual a dosagem de ciprofloxacino para diverticulite?

Administração oral

15 mg de ciprofloxacino/kg de peso corporal, duas vezes por dia. Não se deve exceder o teto máximo de 500 mg por dose (dose diária máxima: 1000 mg). A administração do medicamento deve começar o mais rapidamente possível após suspeita ou confirmação de exposição.

Quem tem diverticulite não pode tomar paracetamol?

O uso de paracetamol também é contraindicado para pacientes com diverticulose.

Quais as doenças que causam emagrecimento rápido?

Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, são os problemas mais comuns que podem levar à perda rápida de peso.

Porque estou emagrecendo rápido?

Possíveis Causas

De forma geral, quando acontece a perda de peso não intencional e sem motivos aparentes, pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.

Quem tem diverticulite pode engordar?

Geralmente após uma cirurgia de diverticulite, assim como qualquer cirurgia abdominal, a dieta recomendada é uma dieta leve. Assim, não se justifica um ganho de peso após o procedimento.

O que pode causar gases em excesso?

Comer alimentos de difícil digestão

Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite; Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata; Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo; Bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos.

O que acontece quando a diverticulite estoura?

A diverticulite é causada pela obstrução dos divertículos, causando um processo inflamatório ou infeccioso. Essa inflamação pode atingir estágios preocupantes, podendo necessitar de intervenção cirúrgica de caráter emergencial devido às fístulas e perfurações, que podem levar o paciente a óbito.

O que fazer para acabar com os gases?

Alimentos que ajudam a eliminar gases
  • Abacaxi ou mamão no final das refeições, pois ajudam na digestão;
  • Tomate, chicória e aspargos;
  • Chá de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja;
  • Iogurte kefir ou iogurte natural com bífidos ou lactobacilos;
  • Legumes ricos em água;
  • Chucrute;
  • Maçã;

Artigo anterior
Quanto custa um pássaro canário?
Artigo seguinte
Quais os idiomas mais importantes para medicina?