Qual mecanismo não está relacionado a interação fármaco-receptor?

Perguntado por: Luna Verónica Ferreira de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

b) Neutralização do ácido clorídrico por antiácidos. RESPOSTA CORRETA Nãointeração fármaco-receptor, apenas neutralização química do ácido clorídrico por antiácidos.

Quais são os tipos de interação fármaco-receptor?

A interação entre uma micromolécula com seu sítio de ação no sistema biológico (receptor) ocorre durante a fase farmacodinâmica e é determinada por forças intermoleculares, como interações hidrofóbicas, eletrostáticas, covalentes e estéricas.

Quais os 4 tipos de receptores Farmacologicos?

Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4 – Receptores nucleares.

Quais são os tipos de receptores?

Tipos de receptores

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

O que são os receptores de fármacos?

Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica.

Interação fármaco - receptor / conceitos agonista e antagonista

36 questões relacionadas encontradas

Quando um fármaco se liga a um receptor?

Quando um fármaco se liga a um receptor, pode estabilizá-lo em uma conformação ativa ou inativa; a partir deste conceito, é possível dividir os fármacos em agonistas e antagonistas.

O que é um receptor de reserva?

O conceito de receptores de reserva se refere a um agonista que consegue obter ser efeito máximo biológico sem ocupar todos os receptores disponíveis, assim, há receptores de reserva que não estão ligados ao agonista mesmo quando ele tem eficácia de 100% a uma determinada concentração.

Quais são os tipos de receptores celulares?

Os receptores de membranas são proteínas existentes nas membranas celulares à qual se ligam substâncias específicas. Essas substâncias, genericamente chamadas de ligantes, podem ser fatores de crescimento, hormônios, transmissores de informações nervosas, medicamentos, entre outras.

O que são receptores de exemplos?

O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica. Em um circuito, o receptor recebe energia do gerador, transformando-a de tal que forma que ocorre uma redução na força eletromotriz.

Quais são os tipos de receptores de membrana?

Os três tipos mais comuns de receptores de membrana são: receptores acoplados à proteína G, receptores tirosino quinases e canais iônicos dependentes de ligantes.

Quais os 4 tipos de mecanismos moleculares de transdução de sinais?

  • TRANSMISSÃO.
  • AMPLIFICAÇÃO.
  • INTEGRAÇÃO.
  • DISTRIBUIÇÃO.
  • RESPOSTA CELULAR.

Quais são os receptores Metabotrópicos?

Os receptores metabotrópicos de glutamato , ou mGluRs, são um tipo de receptor de glutamato que operam através de uma processo metabotrópico indireto. Eles são membros da família do grupo C dos receptores acoplados à proteína G, ou GPCRs.

O que significa receptor Ionotrópico e metabotrópico?

O receptor inotrópico é também um canal iônico que pode ser ativado através da ligação com a molécula neurotransmissora. O receptor metabotrópico está funcionalmente acoplado a um canal iônico, ou a uma enzima que sintetiza o segundo mensageiro intracelular, através de um proteína G.

Qual a interação medicamentosa?

A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.

O que é a interação medicamentosa?

Um dos principais riscos da automedicação é a chamada interação medicamentosa, nome ao efeito negativo que o corpo sofre por conta da mistura entre diferentes medicamentos.

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

São exemplos de receptores elétricos *?

Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.

Qual a diferença entre gerador e receptor de exemplo?

I) Fisicamente gerador e receptor são a mesma coisa, a diferença entre eles se dá pelo sentido de circulação da corrente. Exemplo: uma bateria de telefone celular é gerador quando se está utilizando o celular e a mesma bateria passa a ser um receptor quando se coloca o celular para carregar.

São exemplos de geradores?

Tipos de Geradores

Gerador Mecânico - utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica. Exemplo: alternadores de carro. Gerador Químico - utiliza energia energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. Exemplo: pilhas.

Qual a função dos receptores celulares?

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

Quem são os receptores e onde se localizam?

Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.

O que são receptores sensoriais e quais os tipos?

Os receptores sensoriais são classificados em cinco tipos básicos: Mecanorreceptores, que detectam a compressão mecânica e o estiramento dos tecidos adjacentes a ele; Termorreceptores, que detectam alterações de temperatura, sendo que alguns deles detectam frio e outros, calor; Nociceptores (receptores de dor), que ...

O que é RAM farmácia?

O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Como funcionam os receptores Metabotrópicos?

Receptores Metabotrópicos: Esses receptores não são canais iônicos. A ligação do neurotransmissor ativa uma via de sinalização, que pode indiretamente abrir ou fechar canais (ou possuem algum outro efeito).

O que significa ec50 e IC50?

O EC50 de uma curva de dose-reposta quantal representa a concentração para qual 50% da população exibe uma resposta, após uma duração de exposição especificada. Ele é também relacionado com o IC50, que é uma media da inibição de um composto (50% de inibição).

Artigo anterior
Como calcular altura bancada cozinha?
Artigo seguinte
Como saber se o leite materno está sustentando o bebê?