Qual maior responsável pela ocorrência de silicose?

Perguntado por: Hugo Simão Simões de Rodrigues  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

As principais atividades, com respectivos registros de prevalência de silicose são: indústria cerâmica: 3,9%, atividades em pedreiras: 3,0 a 16%, jateamento de areia na indústria naval: 23,6% , perfuração de poços no Nordeste: 17%.

Onde se encontra a sílica?

A sílica é o mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais. A inalação do seu pó causa a silicose.

Qual o órgão do sistema respiratório é afetado pela silicose?

A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.

Qual maior responsável pela ocorrência da silicose sílica livre cristalizada sílica composta dissolvida sílica líquida sílica bruta?

No Brasil, a silicose é a principal pneumoconiose causada por inalação de poeira de sílica. Caracteriza-se pela formação de tecido conjuntivo fibroso no pulmão, chamada de fibrose.

Qual o tipo de organela está envolvida na doença silicose?

Assim, a silicose é diretamente relacionada com a organela lisossomos. A silicose é a mais antiga e grave doença ocupacional conhecida.

SILICOSE

17 questões relacionadas encontradas

O que é a silicose?

A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação contínua e constante da sílica cristalina. Ao longo do tempo, a sílica se deposita nos pulmões e enrijece as estruturas ali presentes, que precisam ser flexíveis facilitando a entrada e saída de ar.

O que é a asbestose?

Asbestose: A doença é causada pela deposição de fibras de asbesto nos alvéolos pulmonares, o que reduz a capacidade de realizar trocas gasosas, além de promover a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratória.

O que é sílica livre cristalizada?

A sílica cristalina possui um arranjo estrutural entre os átomos de oxigênio e silício bem definido o que gera um agregado de pequenos cristais. As suas formas mais comuns são quartzo, cristobalita e tridimita, sendo o quartzo responsável por mais de 99% das exposições ocupacionais.

Qual a ligação da sílica?

Em um exemplo anterior foi considerado que a sílica (SiO2) tem ligação covalente.

Quem foi o responsável por reconhecer a toxicidade de poeiras minerais?

A toxicidade de algumas partículas minerais é conhecida desde a antiguidade. A primeira publicação descrevendo a associação entre o trabalho de mineração e a manifestação de doença respiratória data de 1556, a obra de Re metállica, de Georg Bauer (Agrícola, 1556).

O que é silicose e como é feito o controle e acompanhamento?

A Silicose pertence ao grupo das Pneumoconioses, doenças pulmonares causadas pela inalação de poeiras, que são evitáveis, porém irreversíveis, sem tratamento específico, que podem progredir para formas graves, algumas vezes causando morte por insuficiência respiratória.

O que é silicose no trabalho?

CONTEXTO: Silicose é uma doença pulmonar ocupacional crônica, fibrogênica, de evolução lenta, caráter progressivo e irreversível, causada pela exposição à sílica livre.

Quais populações ou grupos estão mais vulneráveis a silicose?

Recentemente, a silicose foi identificada em trabalhadores que fabricam ou instalam bancadas fabricadas a partir de silicatos modificados (conglomerado de sílica). Os carvoeiros correm o risco de desenvolver silicose mista e pneumoconiose dos carvoeiros. Em geral, as pessoas não têm sintomas, mas as que têm doença...

Como é produzida a sílica?

É produzida pela reação do silicato de sódio com o ácido sulfúrico, e amplamente utilizado para proteger alimentos, produtos, calçados, bolsas e acessórios, filmes fotográficos e cinematográficos, equipamentos e aparelhos eletrônicos, enfim, uma ampla gama de produtos e materiais que são afetados pelos efeitos nocivos ...

Como é feita a sílica?

Sílica-gel ou gel de sílica, é um material usado para absorver umidade. É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. Assim que misturados, formam um hidrossol, que lentamente se contrai para formar uma estrutura sólida de sílica-gel, chamada hidrogel.

Quais os tipos de sílica?

As três formas mais importantes da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica também são chamadas de sílica livre ou sílica não combinada para distingüí-las dos demais silicatos.

Qual é o tipo de ligação do CO2?

Ligação covalente dupla

De exemplo podemos citar o gás estufa dióxido de carbono CO2 em que cada átomo de oxigênio divide dois elétrons com o átomo de carbono.

Qual a polaridade da sílica?

Na Fase Quimicamente Ligada, a sílica gel, através dos grupos Si - OH se liga quimicamente a um grupo funcional que lhe confere grande estabilidade química. Este grupo pode ser polar como por exemplo, NO2, CN, NH2... ou apolar como n-alquil, n-aril... obtendo-se uma fase monomérica ou polimérica.

Quantas ligações o silício faz?

Silício como forma de vida alienígena

A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes.

O que acontece se comer sílica gel?

ATENÇÃO: O produto é tóxico se ingerido porque pode causar sufocamento em crianças e animais (como qualquer coisa muito pequenina) e também absorver uma parte da água do seu estômago. Se ele não estiver aberto, use sem medo!

Qual o limite de tolerância para sílica?

O que diz a legislação? Toda poeira que apresentar mais do que 1% de sílica livre cristalizada será tratada como poeira que contém sílica cristalina. O percentual deverá ser conhecido através de pesquisa sobre o produto (consultando a FISPQ) ou analisando a matéria bruta ou poeira sedimentada.

Que é sílica amorfa?

A sílica, também denominada 'dióxido de silício', é um óxido de um semi-metal que encontra-se com conformação cristalina ou como sílica amorfa (estrutura que não têm ordenação espacial à longa distância, como os sólidos regulares).

O que o amianto causa?

A exposição ao asbesto acontece principalmente pela inalação das microfibras. Assim, as pessoas com maior risco de exposição geralmente são as que trabalham, ou trabalharam, com esse tipo de material, como é o caso de alguns carpinteiros, pintores, eletricistas, pedreiros ou encanadores.

O que acontece se comer amianto?

Uma vez aspirada, a fibra de amianto não sai mais do corpo. É possível que o elemento fique incubado no pulmão e alguma das doenças citadas se manifeste depois de vários anos. A ingestão também pode causar o aparecimento de tumores no aparelho digestivo, de acordo com Fernanda Giannasi.

Qual o tratamento para asbestose?

Não existe tratamento para curar asbestose. A fibrose que ocorre nos pulmões é irreversível e o tratamento se limita a descontinuar a exposição ao amianto, evitar o tabagismo – que acelera a destruição dos pulmões – e administração de oxigênio naqueles com falta de ar importante.

Artigo anterior
Como aumentar o QI de uma pessoa?
Artigo seguinte
Porque o papagaio é o único animal que fala?