Qual Lei fala sobre a CAT?

Perguntado por: Hélder Domingues de Amorim  |  Última atualização: 25. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

A CAT está prevista no artigo 169 da CLT(Consolidação das Leis de Trabalho), na lei 8213/1991 (Lei que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social) e na Lei Estadual nº 9505/1997, que disciplina os serviços de saúde do trabalhador do SUS.

Qual a NR que fala sobre a CAT?

Norma Regulamentadora da CAT

Uma dessas normas é a NR-7, voltada para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO nas organizações. Em resumo, o PCMSO é elaborado com o objetivo de preservar a saúde dos colaboradores em relação aos riscos ocupacionais.

São regras para emissão da CAT?

O CAT precisa ser emitido de forma imediata após o ocorrido no ambiente de trabalho. O prazo é de 01 dia útil após a ocorrência. Já em caso de doença ocupacional, a emissão do documento deve ser feita depois do diagnóstico da doença do colaborador. Não cumprir com os prazos pode acarretar em problemas legais.

É obrigação da empresa abrir CAT?

Há Obrigação em Emitir a CAT Mesmo não Gerando Afastamento

Muitas empresas, equivocadamente, deixam de emitir a CAT quando se verifica que não haverá necessidade do empregado se afastar do trabalho por mais de 15 (quinze) dias.

O que o CAT garante ao trabalhador?

Ela garante que o trabalhador receba o benefício correto do INSS e tenha seus direitos trabalhistas diferenciados respeitados.

Emissão de CAT: tudo o que você precisa saber

22 questões relacionadas encontradas

O que diz a CLT sobre a CAT?

QUEM TEM DIREITO A CAT? Os trabalhadores com registro em carteira de trabalho pelo regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, que contribuam com o INSS, inclusive a empregada doméstica. Atenção: Não se abre CAT para autônomos, mesmo que contribuam com o INSS.

Quais são os direitos do CAT?

Assim, ter a CAT em mãos pode trazer diversas vantagens ao trabalhador, como a garantia de benefícios previdenciários perante o INSS, proteção jurídica em ações trabalhistas, direito a indenizações, acesso a tratamento médico adequado, reconhecimento do acidente de trabalho, estabilidade provisória e proteção contra ...

O que diz o artigo 166 da CLT?

Art . 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

Qual o prazo a empresa tem para emitir a CAT?

O prazo também varia de acordo com o tipo de documento. Em geral, ele deve ser emitido imediatamente após o acidente de trabalho ou acidente de trânsito, com prazo máximo de 01 dia útil após a ocorrência. Já nos casos de doença ocupacional, o CAT deve ser emitido logo após o diagnóstico da doença.

O que acontece se a empresa não fizer a CAT?

Não existe nenhum impedimento para a abertura da CAT fora do prazo. Mas, se a CAT não for aberta dentro do prazo legal, a empresa deverá pagar uma multa, e o valor poderá variar entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição.

Por que as empresas não gostam de emitir a CAT?

Nem todas empresas gostam de emitir CAT'S, pois quanto mais CATs a empresa emitir mais terá possibilidade de pagar imposto maior em cima do que a Previdência cobra no Seguro de Acidente de Trabalho. Esse é um dos efeitos colaterais do FAP (Fator Acidentário Previdenciário).

É obrigatório o CID no CAT?

A informação do código da Classificação Internacional de Doenças - CID é obrigatória na CAT, por se tratar de evento de notificação compulsória conforme prevê o art. 22 da Lei nº. 8.213, de 1991 e no art. 169 da CLT.

Quando abre a CAT tem estabilidade?

“Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio acidente.”

Pode abrir CAT fora do prazo?

Segundo a legislação atual, não existe qualquer exceção em relação ao prazo de emissão da Comunicação do Acidente de Trabalho. Logo, se o prazo não for cumprido, seja a notificação imediata em caso de morte ou de até um dia útil em caso de acidentes, a empresa já pode ser multada.

Quem é o responsável por abrir a CAT?

Quem pode abrir a CAT? A empresa é responsável pela comunicação do acidente, caso não o faça, o próprio trabalhador, o sindicado, o médico que assistiu o trabalhador e perito ou as autoridades públicas estão autorizadas a abrir essa comunicação de acidente de trabalho.

Como saber se a empresa abriu o CAT?

Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “comunicação de acidente”er; Clique em “Consultar CAT” e depois em “Baixar PDF”.

Qual a multa por não emitir CAT?

Aquelas empresas que não emitirem a CAT no prazo estabelecido estarão sujeitas a uma multa que varia de R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais) a R$ 3.689,66 (três mil seiscentos e oitenta e nove reais e sessenta e seis centavos), e que será sucessivamente aumentada em caso de reincidência.

O que diz o artigo 457 da CLT?

"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.

O que diz o artigo 474 da CLT?

O que diz o Artigo 474 da CLT? OArtigo 474 da CLT estabelece que, no contrato de trabalho por tempo indeterminado, o empregador pode despedir o funcionário, desde que pague a este, além do salário correspondente ao prazo do aviso prévio, a indenização que for devida.

O que diz o artigo 841 da CLT?

841 - Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias.

Pode abrir CAT depois de 24 horas?

Sim! a CAT deve ser aberto imediatamente, inclusive fora do prazo de um dia útil após o evento lesivo (acidente de trabalho, a doença ocupacional eo acidente de trajeto).

Quem aplica a multa da CAT?

Entretanto, a penalidade pelo atraso na emissão da CAT não constitui valor reversível ao trabalhador, pois sua aplicação é prerrogativa do órgão oficial de previdência social.

Quais são os tipos de CAT?

Quais os tipos de CAT? Existem três tipos de CAT: CAT inicial, CAT de reabertura e CAT de óbito. Cada uma deve ser emitida em uma ocasião específica. Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre elas.

Quantas vias tem que ter a CAT?

1ª via ao INSS; 2ª via ao segurado ou dependente; 3ª via do sindicato de classe do trabalhador; 4ª via à empresa.

Artigo anterior
O que é tempo de exibição no YouTube?
Artigo seguinte
Quem foi responsável pela expulsão dos jesuítas?