Qual foi o principal objetivo da Revolução Francesa?

Perguntado por: Vanessa Luna Santos Carneiro Magalhães  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)

A Revolução Francesa foi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.

Qual foi o principal resultado da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país. ... Essa revolução também abriu caminho para o republicanismo na Europa e para a democracia representativa.

Quais são os princípios da Revolução Francesa?

Os principais ideais da Revolução Francesa fazem referência ao lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, adotado ainda nas primeiras fases da Revolução. ... Vemos, assim, a aplicação prática do lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.

Quais são as principais características da Revolução Francesa?

As principais características da Revolução Francesa, que a difere das outras Revoluções burguesas, foram: participação de camadas populares no processo revolucionário, defesa dos ideais iluministas, separação da Igreja e do Estado e exaltação da Razão.

Quais são as principais causas da Revolução Francesa?

Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução: ... A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

A REVOLUÇÃO FRANCESA EM 5 MINUTOS! - Débora Aladim

37 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características da revolução inglesa?

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.

Quais foram as três fases da Revolução Francesa?

Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792); Convenção Nacional (1792-1795); Diretório (1795-1799).

Qual foi a base ideológica da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário de grandes proporções que se espalhou pela França e aconteceu entre 1789 e 1799. Foi inspirada nos ideais do Iluminismo e motivada pela situação de crise que a França vivia no final do século XVIII. ... A Revolução Francesa retirou sua base ideológica dos ideais iluministas.

Qual é o lema da Revolução Francesa?

Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade, fraternidade, em português do francês) foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização.

Qual foi o principal motivo da Revolução Francesa Brainly?

Em outubro de 1789, a França foi cenário de mais um acontecimento importante da Revolução Francesa. ... Assim, podemos concluir que a resposta para o questionamento que abriu este artigo é que o principal motivo da Revolução Francesa foi a desigualdade social e a insatisfação da população em relação às injustiças.

Quais são as principais consequências da Revolução Francesa?

As principais consequências da Revolução Francesa foram:
  • Fim dos privilégios da aristocracia;
  • Ampliação dos direitos e privilégios da burguesia;
  • Fortalecimento do capitalismo;
  • Fim do absolutismo francês;
  • Originou uma Constituição.

Qual significado do lema da Revolução Francesa explique?

Égalité A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 define a igualdade da seguinte forma: “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. As distinções sociais só podem ser baseadas no bem comum. Portanto, a igualdade significa que a lei deve ser a mesma para todos, sem distinções.

Qual era o lema da Revolução Francesa e como isso repercutiu pelo mundo?

Liberdade, igualdade, fraternidade e cabeças rolando marcaram o final do século 18 na Europa.

Qual o maior símbolo da Revolução Francesa?

A tomada da prisão da Bastilha, também conhecida como Queda da Bastilha, em Paris, aconteceu em 14 de julho de 1789 e foi considerada o símbolo maior da Revolução Francesa.

O que se pode afirmar sobre a Revolução Francesa?

(FUVEST) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que: ... c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.

O que foi a Revolução Francesa Brainly?

A Revolução Francesa foi um evento histórico ocorrido na França entre 1789 e 1799, que levou ao fim do Absolutismo no país, e teve importantes consequências para o mundo ocidental. ... O fato inaugural desse importante evento histórico foi a queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789.

Qual foi a classe social que liderou a Revolução Francesa?

Ascensão da burguesia na França

A Revolução Francesa foi um movimento de revolta social e, principalmente, política que ocorreu em 1789 na França. Na época, o país enfrentava grandes crises econômicas, pois a burguesia trabalhava duro para arcar com os privilégios cedidos apenas a uma parte da civilização.

Qual foi a terceira fase da Revolução Francesa?

Logo, as três fases da Revolução Francesa foram: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792); Convenção (1792-1795); Diretório (1795-1799).

Quais são as frases da Revolução Francesa?

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

O que foi a terceira fase da Revolução Francesa?

A terceira fase, também conhecida como Diretório, teve início no ano de 1794 e terminou em 1799. ... Este, apoiado pelos girondinos, promoveu o Golpe 18 Brumário, que pós fim ao Diretório e deu início ao Consulado, em 1799, dando início assim a Era Napoleônica.

O que marcou a Revolução Inglesa?

A Revolução Inglesa foi um conjunto de guerras civis e mudanças de regime político que ocorreram na Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1640 e 1688. Estas revoluções marcaram a ascensão da burguesia e consolidaram a monarquia parlamentarista na Inglaterra.

O que foi a Revolução Inglesa e quais as suas principais consequências?

A Revolução Inglesa teve duas consequências principais: Estabeleceu um modelo de monarquia parlamentarista, com o centro de poder se deslocando para o parlamento (como é até hoje); Abriu caminho para que a burguesia nacional prosperasse; um primeiro passo para a Revolução Industrial Inglesa no século seguinte.

Quais os principais antecedentes da Revolução Inglesa?

Em 1640, Carlos I entrou em um novo conflito contra a Escócia e precisou novamente do tributo dos burgueses para bancar a guerra, convocando, assim, mais uma vez, o Parlamento. Novamente a Câmara dos Comuns recusou-se a ajudá-lo. ... Teve assim início a Revolução Puritana, ou Guerra Civil Inglesa.

O que você entende por liberdade igualdade e fraternidade?

Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que foram exigidos pela população da França durante a Revolução Francesa. Esta frase viria a sintetizar toda a natureza da revolução e do espírito do novo cidadão francês.

Artigo anterior
Como o gás metano contribui para o efeito estufa?
Artigo seguinte
Onde baixar artigos científicos de graça?