Qual foi o primeiro código de ética do Serviço Social?

Perguntado por: Rebeca Ribeiro  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

O primeiro Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social elaborado/promulgado em 1947 é sucinto (CFESS, 2016. Código de ética profissional dos assistentes sociais 1947.

Qual foi o primeiro Código de Ética?

O primeiro Código de Ética da categoria era composto por cinco Princípios Fundamentais e 40 (quarenta) artigos, distribuídos em 13 (treze) capítulos: das responsabilidades gerais do psicólogo; das responsabilidades para com o cliente; das responsabilidades e relações com as instituições empregadoras; das relações com ...

Quantos Códigos de ética do Serviço Social já teve?

Para tanto, apresenta a pro- gressão histórica de suas versões pregressas (1947, 1965, 1975 e 1986) e o Código de Ética Profissional (CEP) atualmente em vigor (1993).

O que diz o Código de Ética de 1975?

O Código de Ética de 1975, expressa à concepção mais agudizada de modernizar a profissão, preservando a subalternidade inquestionável ao regime ditatorial militar e ao conjunto das instituições empregadoras dos assistentes sociais.

O que diz o Código de Ética de 1986?

O Código de Ética de 1986 veio assinalar a existência dessa nova ética, revelando um dos aspectos mais significa- tivos do projeto profissional que construía suas bases de organização política nas lutas sociais: a afirmação do compromisso profissional com a classe trabalhadora.

Código de Ética Profissional do/a Assistente Social

25 questões relacionadas encontradas

O que diz o Código de Ética do Assistente Social de 1993?

Segundo o texto do Código de Ética a atualização de 1993 reafirmou os valores de liberdade e justiça social e os articulou a partir da “democracia é tomada como valor ético-político central”, além de normatizar o exercício profissional para que sejam preservados os direitos e deveres profissionais e que esses valores ...

Qual o Código de Ética do Assistente Social de 1993?

Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão.

Quais são os cinco códigos de ética do Serviço Social?

  • Breve histórico do Código de Ética Profissional do Assistente Social. ...
  • O Código de Ética Profissional de 1965. ...
  • O Código de Ética Profissional de 1975 e 1986. ...
  • O Novo Código de Ética dos Assistentes Sociais. ...
  • As penalidades o Código de Ética. ...
  • Instrumentos processuais frente ao assistente social transgressor do Código de Ética.

Qual o valor ético Central do Código de Ética de 1993?

O Código de 1993 indica um dever ser, ou seja, uma direção para as ações profissionais. O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, por isso, esse é o principio fundamental deste código de ética.

Qual é a lei que regulamenta a profissão do assistente social?

LEI No 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993.

(Mensagem de veto). O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º É livre o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional, observadas as condições estabelecidas nesta lei.

Quando foi aprovado o último Código de Ética do Assistente Social?

CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Em março de 1993, há 30 anos, em Salvador (BA), foi aprovado o Código de Ética da/o Assistente Social, em 13 de março de 1993. O documento segue, após três décadas, fundamental para o trabalho cotidiano de assistentes sociais.

O que diz o artigo 5 do Código de Ética do Assistente Social?

5º, IX, ser atribuição privativa de Assistente Social elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social.

O que diz o artigo 4 do Código de Ética do Assistente Social?

4º Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de ...

Quais são os 7 princípios éticos?

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Qual foi a fundamentação inicial do Serviço Social?

O Serviço Social surge como uma resposta dos grupos dominantes, em especial a Igreja Católica, à latente questão social. Parte-se da gênese de que essa concepção inspira uma ideologia de preceitos que leva a conhecer os direitos humanos. A influência da mais-valia dentro de uma sociedade dialética.

Qual foi a primeira base teórica do Serviço Social no Brasil?

O Serviço Social no Brasil surge na década de 1930, na chamada “Era Getúlio Vargas”, vinculado a Igreja Católica, pautado no caráter missionário e da caridade, tendo como marco inicial a criação em 1936 da Escola de Serviço Social de São Paulo, com intuito de formar as “moças da sociedade” devotadas ao apostolado ...

Como surgiu o Código de Ética do assistente social?

A partir de 1940, inicia-se um debate, em nível internacional, através da União Católica Internacional de Serviço Social (UCISS), sediada na Bélgica, quando é proposta a elaboração de um código de moral para orientar a prática profissional, de acordo com a doutrina social.

Qual é o princípio fundamental do Código de Ética do assistente social?

Princípios fundamentais do Código de Ética

Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa dos arbítrios e do autoritarismo.

Qual a importância da Lei 8662 de 93 para a Assistência Social?

A Lei 8.662/1993, conhecida como a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, foi um marco histórico na luta pela valorização e reconhecimento dessas/es profissionais, que desempenham um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O que diz o artigo 2 do Código de Ética do assistente social?

Art. 2º O Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, deverá incluir nas Carteiras de Identidade Profissional o inteiro teor do Código de Ética. Art. 3º Determinar que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social procedam imediata e ampla divulgação do Código de Ética.

Qual é a lei do Código de Ética?

L8906. LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994.

O que é a ética no Serviço Social?

A ética, neste sentido, compreende o exercício da crítica permanente a todas as formas de exploração, exclusão e discriminação do homem diante da liberdade. Sendo a liberdade a possibilidade de construção histórica de valores que se efetivam na sociabilidade do homem.

Qual o valor ético central do Código de Ética do Serviço Social?

Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; II.

Quais são as três competências do assistente social?

São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).

Quais foram os avanços contidos no Código de Ética de 1993?

Valorização da autonomia do usuário: O código enfatizou a importância de respeitar a autonomia e a capacidade de decisão dos usuários dos serviços sociais, promovendo a participação ativa e o empoderamento dos mesmos. Esses são apenas alguns dos avanços contidos no Código de Ética de 1993.

Artigo anterior
Quanto de gordura tem 100 gramas de abacate?
Artigo seguinte
O que são políticas afirmativas exemplos?