Qual foi o percurso da BNCC?

Perguntado por: Santiago Ramos Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões. 45 mil escolas colaboraram nesse processo, levando à segunda versão.

Como foi o percurso da elaboração da BNCC?

BNCC AO LONGO DO TEMPO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser elaborada em 2015, a partir de uma análise aprofundada dos documentos curriculares brasileiros realizada por 116 especialistas indicados por secretarias municipais e estaduais de educação e por universidades.

Quando começou a valer a BNCC?

Quando a BNCC começou a valer? De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, estabelecida pelo CNE para as partes referentes à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, passa a valer nas escolas a partir de 2020.

Quando foi feita a versão final da BNCC?

Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Quantas versões teve a BNCC?

Em três anos, foram elaboradas três versões que passaram por consultas públicas. A última versão foi aprovada pelo CNE no dia 15 de dezembro, depois de passar por audiências públicas em todo país.

COMO SURGIU A BNCC? Percurso histórico da Base Nacional Comum Curricular

21 questões relacionadas encontradas

Como referenciar a BNCC 2017?

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

Quais são os 5 itinerários formativos?

Quais são os Tipos de Itinerários Formativos?
  1. Linguagens e suas tecnologias. ...
  2. Matemática e suas tecnologias. ...
  3. Ciências da natureza e suas tecnologias. ...
  4. Ciências humanas e sociais aplicadas. ...
  5. Formação técnica e profissional.

Como as escolas se adequaram a BNCC?

Esse processo de implementação inicia-se desde já, com a atualização dos currículos estaduais e municipais, e a expectativa é de que a Base Nacional Curricular seja colocada em prática em todas as escolas do país até o início de 2020, para os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e no ano de 2022 para o ...

Como referenciar a BNCC 2020?

Como citar a Bncc nas referências bibliográficas 2020?
  1. Na frase (Citação Indireta): Brasil (2018);
  2. No fim de Parágrafo (Citação Direta): (BRASIL, 2018, p. 35);
  3. Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Quando surgiu a BNCC data de sua publicação e contextos?

A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões.

Porque surgiu a BNCC?

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

O que tinha antes da BNCC?

O que existia antes da BNCC? Certamente não é a primeira vez que as escolas brasileiras se veem diante de diretrizes curriculares elaboradas pelo governo. ... Somente mais tarde, por meio do Programa Currículo em Movimento, incluiu-se uma proposta para o desenvolvimento de uma grade também para a Educação Infantil.

Quando a BNCC é obrigatória?

A BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi homologada em dezembro de 2017, tendo dois anos para aorganização dos currículos, passando a ser obrigatória a partir de 2020. A BNCC do Ensino Médio em dezembro de 2018 e oNovo Ensino Médio deve estar em pleno funcionamento até 2022.

Como está estruturada a BNCC do ensino fundamental?

Para o Ensino Fundamental, a BNCC está estruturada de uma forma mais conhecida, apresentando componentes curriculares divididos em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Quem elabora a BNCC?

Prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a BNCC foi elaborada pelo MEC, em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, e encaminhada ao CNE, que realizou cinco audiências públicas em ...

Como é organizada a BNCC para o ensino fundamental?

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem.

Como implantar a BNCC nas escolas?

O primeiro passo para iniciar a implementação da BNCC na escola consiste em definir a equipe que trabalhará na reelaboração do currículo. Nesse momento, é fundamental levantar quais profissionais devem ser diretamente envolvidos e definir um cronograma para o processo.

Como trabalhar a BNCC nas escolas?

Para saber como trabalhar a BNCC com professores da Educação Infantil, você deve primeiro conhecer o que estipula a parte do documento voltada à orientação do currículo de crianças.
...
São eles:
  1. conviver;
  2. brincar;
  3. participar;
  4. explorar;
  5. expressar;
  6. conhecer-se.

Qual o papel da escola de acordo com a BNCC?

As escolas são o espaço onde as crianças se desenvolvem diariamente, aprendendo sobre si mesmas e ao se relacionar com o próximo. Os alunos aprendem, desde seus primeiros anos, muito mais do que os conteúdos disciplinares. ... A famosa BNCC define competências que os alunos devem desenvolver em cada fase da educação.

Quais são os itinerários formativos?

Quais são os itinerários formativos?
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Quais são itinerários formativos?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Quais são os itinerários formativos novo ensino médio?

Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Formação Técnica e Profissional.

Como referenciar a Bncc na ABNT?

Como citar o BNCC nas normas ABNT
  1. Na frase (Citação Indireta): Brasil (2018);
  2. No fim de Parágrafo (Citação Direta): (BRASIL, 2018, p. 35);
  3. Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Quais são os marcos legais que embasam a BNCC?

A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.

Quais são as leis que garantem a BNCC?

As leis que garantem a BNCC
  • 1988. Constituição.
  • 1996. Lei de Diretrizes e Bases.
  • 1997-2013. Diretrizes curriculares.
  • 2014 - Novembro. BNCC entra no PNE.

Artigo anterior
Qual o shoyu com menos sódio?
Artigo seguinte
Qual o sinônimo de iguarias?