Qual foi o objetivo do legislador trabalhista ao criar o rito sumaríssimo na Justiça do Trabalho?
Perguntado por: Miguel Pinto | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)
O objetivo principal do procedimento sumaríssimo é tornar o processo do trabalho mais célere na solução dos conflitos trabalhistas de pequeno valor (não superior a quarenta salários mínimos), tentando solucioná-los em uma única audiência (MARTINS, 2005).
O que é rito sumaríssimo na Justiça do Trabalho?
O rito sumaríssimo é o procedimento utilizado para dissídios trabalhistas individuais cujo valor da causa esteja entre 2 a 40 salários mínimos. Além disso, o procedimento apresenta, possivelmente em razão dos valores e tipos de pleitos, estatísticas interessantes sobre a procedência de ações e desistências.
Qual a principal característica da audiência do rito sumaríssimo?
A característica principal deste procedimento é a celeridade, razão pela qual a ata da audiência é mais simplificada, devendo constar a conclusão do juiz quanto à matéria fática.
Quais são as principais características do rito sumaríssimo?
Dentre as principais características do rito sumaríssimo encontram-se: A necessidade de uma única audiência, cuja ata registra, resumidamente, os atos mais importantes. Diferentemente do rito ordinário, no rito sumaríssimo não há a citação por edital.
Quais causas estão subordinadas ao rito sumaríssimo?
852-A da CLT utiliza o verbo no imperativo, estabelecendo que as causas até 40 salários mínimos ficam sujeitas ao rito sumaríssimo.
QUAIS AS DIFERENÇAS DOS RITOS TRABALHISTAS | RITO ORDINÁRIO, SUMÁRIO E SUMARÍSSIMO | PROCEDIMENTOS
Quais as exceções previstas na CLT no que pertine o procedimento sumaríssimo?
Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo. Parágrafo único. Estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional.
Quais são os requisitos que definem Se determinada reclamação trabalhista irá tramitar sob o rito sumaríssimo?
O processo seguirá o rito sumaríssimo quando o Valor da Causa estiver entre 2 (dois) salários mínimos e 40 (quarenta) salários mínimos. A previsão legal desse rito encontra-se no art. 852-A e seguintes da CLT.
É característica das reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo que?
nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo o pedido poderá ser incerto ou indeterminado, podendo indicar valor aproximado. os dissídios individuais cujo valor não exceda a sessenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.
O que significa a palavra rito sumaríssimo?
Rápido ou pronto na acção . 4. Que não tem demoras nem formalidades (ex.: julgamento sumário). 6.
O que é ação penal procedimento sumaríssimo?
Os critérios que orientam o procedimento sumaríssimo, no Juizado Especial Criminal são: oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, com o objetivo de, sempre que possível, reparar os danos sofridos pela vítima e aplicar a pena não privativa de liberdade.
O que é procedimento sumaríssimo processo civil?
Com o procedimento sumário, buscava-se conferir maior celeridade e abreviação ao procedimento. Nesse sentido, na petição inicial o autor já deveria apresentar o rol de testemunhas e, se fosse requerida perícia, deveria apresentar os quesitos, podendo já indicar assistente técnico.
Qual a diferença entre rito ordinário e Sumarissimo trabalhista?
O rito sumaríssimo e do rito ordinário são tipos de procedimentos adotados no processo para julgar processos. O primeiro caso, rito sumaríssimo, é utilizado quando o valor da causa não exceda 40 vezes o salário mínimo vigente, caso contrário será utilizado o rito ordinário.
O que é uma audiência una?
Audiência Una Trabalhista, que é aquela em que são produzidos todos os atos de uma só vez. Esse tipo de audiência é a regra na Justiça do Trabalho, conforme artigo 849, da CLT: A audiência una pode ocorrer no rito sumaríssimo ou até 40 salários mínimos.
Qual o valor do rito sumaríssimo na Justiça do Trabalho?
O Rito Sumaríssimo está previsto no art. 852-A a 852-I da CLT e se aplica à causa cujo valor supere dois e não ultrapasse 40 salários mínimos vigente na data do ajuizamento.
Pode perícia no rito sumaríssimo trabalhista?
A prova pericial é permitida no procedimento sumaríssimo e é chamada de prova técnica, podendo esta ser determinada de ofício ou por requerimento.
Quantas testemunhas no rito sumaríssimo trabalhista?
Ainda, o número de testemunhas para cada parte varia de acordo com o rito processual seguido, sendo que no rito ordinário serão até três testemunhas por parte e no sumaríssimo, até duas testemunhas.
Qual a diferença entre procedimento ordinário sumário e sumaríssimo?
O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I – ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II – sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena ...
Quantas testemunhas podem ser arroladas no Sumarissimo?
Por seu turno, no artigo 532 consigna que no procedimento sumário o número máximo de testemunhas é de cinco.
Como se escreve sumaríssimo?
- superlativo absoluto sintético de sumário. muito sumário.
- muito simples.
- muito reduzido.
- diz-se do processo judicial muito breve, despido de formalidades.
Quais as consequências com o processo sobre procedimento sumaríssimo quando o reclamado não é encontrado no endereço indicado?
Em ação com previsão legal de tramitação pelo rito sumaríssimo, a conversão por decisão do magistrado para o rito ordinário – que possui cognição mais ampla – quando o autor desconhece o endereço atual da reclamada, não causa prejuízo às partes.
É sentença nas ações do procedimento sumaríssimo são resumidas e o relatório é simplificado art 852 I?
852-I. A sentença mencionará os elementos de convicção do juízo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório. § 1º O juízo adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais da lei e as exigências do bem comum.
É possível a notificação do reclamado por edital no rito sumaríssimo?
Por fim, de maneira mais literal e diante da declaração de constitucionalidade do dispositivo, este deve ser aplicado em sua literalidade, sendo vedada a notificação por edital no rito sumaríssimo, com o arquivamento do processo.
São requisitos da reclamação trabalhista?
- Endereçamento. O endereçamento é a primeira informação que deve constar na petição trabalhista. ...
- Qualificação do reclamante. ...
- Qualificação do réu. ...
- Exposição dos fatos. ...
- Exposição do Direito. ...
- Pedidos. ...
- Data e assinatura.
Quais são os requisitos obrigatórios que devem conter a petição inicial trabalhista também chamada de reclamação trabalhista?
- A designação do presidente da Vara, ou do juiz de Direito, a quem for dirigida;
- A qualificação do reclamante e do reclamado;
- Uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio;
- O pedido;
- A data; e.
- A assinatura do reclamante ou de seu representante.
Quais os requisitos exigidos na reclamação trabalhista no rito sumário?
§ 1º - Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificação do reclamante e do reclamado, uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
O que é a Lei Mosaica?
Quanto tempo depois da dedetização pode voltar ao ambiente?