Qual foi o argumento utilizado pelos jacobinos para a implantação da política do Terror?

Perguntado por: Fernando Pinheiro  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

Para que o “terror” fosse aplicado e “garantisse os interesses da Revolução”, era necessário convencer os membros da Convenção a apoiarem um Estado forte, capaz de reprimir qualquer tentativa de impedimento do processo revolucionário, fazendo-se entender que aqueles que estivessem contra a revolução estariam contra o ...

Quais as ideias defendidas pelos jacobinos?

Principais ideais defendidos pelos jacobinos:

- Uso da violência contra os opositores da revolução; - Fim de todos os privilégios do clero e da nobreza na França; - Ajuda aos necessitados; - Controle de preços de produtos de primeira necessidade.

Quais são as três políticas sociais implementadas pelos jacobinos?

Foram medidas adotadas pelos jacobinos no contexto da radicalização do processo revolucionário: a política do “terror”; a abolição dos escravos nas colônias; a “Lei do Máximo”. Para importantes pensadores iluministas, a organização política da sociedade só é legítima quando defende os direitos do homem.

O que foi o período do Terror Brainly?

O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.

O que foi o período conhecido como o terror?

Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794.

Revolução Francesa - Parte VI

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as características dos jacobinos?

Formados por homens oriundos da pequena burguesia urbana, os jacobinos ficaram reconhecidos na história principalmente por seu republicanismo radical e também pelo papel centralizador desempenhado pelo Estado no processo revolucionário.

Quem eram os jacobinos E o que eles defendiam?

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Como os jacobinos subiram ao poder?

Desta forma, os jacobinos tornaram-se politicamente vulneráveis, e acabaram derrubados em um golpe ocorrido em 27 de julho de 1794; Robespierre morreria executado, sem julgamento, na guilhotina. Iniciava-se o governo conservador da alta burguesia girondina, que duraria até a ascensão de Napoleão Bonaparte em 1799.

Quais as ideias defendidas pelos girondinos e pelos jacobinos?

Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.

O que os jacobinos fizeram no poder?

Os jacobinos assumiram o poder e decapitaram o rei Luís 16 em 1793. Vários suspeitos de traição à Revolução foram mortos na guilhotina, como Danton, acusado por Robespierre. Devido a essa luta intensa, o período da Convenção foi também chamado de Terror.

Qual o nome do líder dos jacobinos?

Serviço de Comunicação Social: Sendo líder dos jacobinos, partido radical da Revolução, Robespierre implantou um regime de terror e opressão.

Como os jacobinos reagiram sobre a execução do rei Luís XVI e de vários membros da família real?

Os jacobinos conseguiram colocar as massas populares sob seu controle, mas a situação da guerra agravou-se com a execução de Luís XVI. As nações absolutistas europeias ficaram indignadas com a execução do rei e reagiram formando uma coalizão para derrubar a revolução na França.

Como o Napoleão chegou ao poder?

No ano de 1799, o último ano de revolução, Napoleão através de um golpe de estado conhecido como 18 de Brumário apoiado principalmente pela alta burguesia francesa, chega ao poder através do cargo de Cônsul.

Qual foi o principal motivo para que os jacobinos perderam o seu grande apoio popular?

Fim da Fase do Terror

- Em 1794, Robespierre e seu grupo perderam o apoio de grande parte dos jacobinos em função dos atos de extrema violência que vinham adotando. Sem apoio militar, foram dominados pelos girondinos. Robespierre foi preso e condenado a execução na guilhotina em 28 de julho de 1794.

Por que o nome jacobino?

O termo jacobino surge durante a Revolução Francesa atribuído aos membros de um grupo político republicano com sede no antigo convento de jacobinos (nome dado a religiosos dominicanos de um convento da Rue de Saint-Jacques, em Paris, que em latim se diz Sanctus Jacobus).

Quais foram as características da Convenção?

Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.

Quais as principais características dos girondinos?

Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.

O que foi o período de Terror na Revolução Francesa?

Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Reinado de Terror, ou Reino de Terror ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 e 27 de julho de 1794.

O que ocorreu no dia 27 de julho de 1794?

Em 27 de julho de 1794 (9 Termidor de acordo com o calendário revolucionário), os deputados que se sentavam ao centro da sala da Convenção, conhecidos como Partido do Pântano, proclamaram o Partido Jacobino ilegal e prenderam seus principais líderes, incluindo Robespierre, executando-os rapidamente sem julgamento.

Por que você acredita que os jacobinos executaram o rei Luís XVI?

A execução de Luís XVI e o regime do terror

Girondinos defendiam que a família real fosse exilada, ao passo que os jacobinos entendiam que apenas a execução da monarquia livraria a França da ameaça de um retorno do absolutismo.

Como ocorreu a execução de Luis XVI?

Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (depois Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, Maria Antonieta também é guilhotinada.

Por que os jacobinos executaram o rei Luís XVI?

Luís foi julgado por traição (sob a acusação de haver traído seu país) e foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793, em Paris, na França.

Quem foi Danton e Robespierre?

Robespierre e Danton

Uma das vítimas da perseguição de Robespierre foi o seu amigo Georges Danton, um advogado que vivia em Paris e era o líder dos Cordeliers. Danton era mais flexível que Robespierre e conseguia circular nos vários grupos políticos naquele tempo conturbado.

Artigo anterior
Quantas baratas saem do ovo de barata?
Artigo seguinte
Qual papa está embalsamado?