Qual foi a principal motivo da Revolução Francesa?

Perguntado por: Nuno Vasco Faria Oliveira Soares  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Causas da Revolução Francesa A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.

Qual foi o motivo da Revolução Francesa?

A desigualdade social é a primeira causa da revolução. Toda essa situação de desigualdade agravou-se com a crise social que existia na França. A crise econômica francesa era motivada pelos elevados gastos do país (o governo francês gastava 20% a mais do que arrecadava).

Quais são os principais motivos que levaram a Revolução Francesa?

Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:
  • O pensamento iluminista;
  • A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;
  • A desigualdade entre diferentes grupos sociais;
  • Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Qual é o objetivo da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa aconteceu entre os anos de 1789 e 1799, marcando o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes dessa transformação, a sociedade da França era estruturada nos moldes do feudalismo.

Qual foi o principal evento que marcou o início da Revolução Francesa?

A Queda da Bastilha, nome pelo qual ficou conhecida a tomada da prisão pela população parisiense, marcou o início da Revolução Francesa e espalhou o fervor revolucionário pelo país.

REVOLUÇÃO FRANCESA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS | MINUTO RESUMO | DESCOMPLICA

36 questões relacionadas encontradas

Qual foi a principal consequência da Revolução Francesa?

Consequências da Revolução Francesa

Ampliação dos direitos e privilégios da burguesia; Fortalecimento do capitalismo; Fim do absolutismo francês; Originou uma Constituição.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

O que foi o grande medo da Revolução Francesa?

Grande Medo é uma expressão que designa o período no qual o campesinato francês tomou conhecimento da Tomada da Bastilha. Saques, motins, ataques, incêndios eclodiram cidades como: Marselha, Lyon, Grenoble, Estrasburgo, Rennes, Saint-Malo, Le Havre e Dijon.

Por que a Revolução Francesa era contra a Igreja?

A Revolução Francesa começou inicialmente com ataques à corrupção da Igreja e à riqueza do alto clero, uma ação com a qual até mesmo muitos cristãos podiam se identificar, já que a Igreja detinha um papel dominante no contexto da França pré-revolucionária.

Qual era o principal objetivo de Napoleão?

O objetivo principal de Napoleão era arruinar a economia da Inglaterra e possibilitar que a França expandisse seu mercado consumidor. Caso algum país desrespeitasse tal medida, haveria invasão de seu território pelas tropas francesas.

Quantos anos durou a Revolução Francesa?

Revolução Francesa (em francês: Révolution française) foi um período, entre 1789 e 1799, de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu.

Qual é o lema da Revolução Francesa?

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

O que foram os jacobinos?

No seu início, no final do século XVIII na França, os jacobinos, eram pequenos-burgueses ainda muito ligados às suas origens rurais e pobres, pouco cultos, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos nobres) e sua aristocracia.

Quantos padres foram mortos na Revolução Francesa?

O massacre dura toda a noite. No mesmo dia, quatro padres são massacrados dentro da Igreja de São Luís e São Paulo (atual Igreja de São Paulo no Marais), uma antiga igreja de jesuítas.

Por que Maria Antonieta foi executada?

Foi acusada de orgias em Versalhes, do envio de milhões em dinheiro para a Áustria, de tramar o assassinato do duque de Orleans e de orquestrar o massacre dos guardas suíços. No entanto, a acusação mais infamante foi a de ter abusado sexualmente de seu filho.

Quem matou o rei da Revolução Francesa?

Luís XVI tinha 35 anos quando a Revolução Francesa eclodiu, em 1789; 38 quando fora deposto, em 1792; e 39 em sua execução pelas mãos do famoso carrasco Carlos-Henri Sanson.

O que aconteceu com a Maria Antonieta?

Foi guilhotinada durante a Revolução Francesa.

Quem governou a França após a queda de Napoleão?

Em 1815, Napoleão tentou recuperar o poder, mas foi definitivamente derrotado em Waterloo e confinado na ilha de Santa Helena, no Atlântico sul. Luís XVIII voltou a ocupar o trono e as fronteiras da França se fixaram onde estavam antes da revolução.

Qual é o significado da Queda da Bastilha?

A queda da Bastilha foi o estopim da Revolução Francesa. A população invadiu a prisão real, libertou os poucos presos que ali estavam, e tomou as armas para lutar contra a guarda que protegia o rei Luís XVI. Foi o primeiro sinal de contestação contra os desmandos absolutistas do Antigo Regime.

Como foi a chegada de Napoleão ao poder?

Em 9 de novembro de 1799, no que ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu ao poder como cônsul. “As vitórias no campo militar e econômico – e o consequente apoio dos grupos mais abastados – deram a ele a legitimidade para alcançar a condição de imperador”, segundo Carvalho.

Quais as 4 fases da Revolução Francesa?

Fases da Revolução Francesa (1789-1799)
  • Antecedentes da Revolução Francesa.
  • Fase da Monarquia Constitucional (1789-1792)
  • Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794)
  • Diretório (1794-1799)
  • ––––––––––––––––
  • Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por que foi criada a guilhotina?

Há registros de que, durante a Idade Média, equipamentos de cortar cabeças já funcionavam na Alemanha. A partir do século XVI, na Inglaterra e na Escócia, surgiram versões mais aperfeiçoadas. Elas dariam origem à guilhotina francesa. No primeiro projeto de guilhotina, havia uma lâmina horizontal.

Qual foi o fato que marcou o fim da Revolução Francesa?

Os girondinos derrubaram os jacobinos do poder por meio de um golpe conhecido como Reação Termidoriana. A Revolução Francesa encerrou-se por meio do golpe organizado por Napoleão Bonaparte e conhecido como Golpe do 18 de Brumário.

Artigo anterior
Estou em férias está correto?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora o seguro a pagar?