Qual foi a primeira região do país em que foi desenvolvido o cultivo de Cana-de-açúcar?

Perguntado por: Soraia Neuza Matias de Barros  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente.

Em qual região do território se desenvolveu o cultivo da Cana-de-açúcar?

Resumo. O cultivo da cana de açúcar foi realizado na área da Zona da Mata, que se estende numa faixa litorânea, do Rio Grande do Norte ao Recôncavo Baiano. Para o plantio, colheita e transformação do caldo de cana em grãos de açúcar era empregada a mão de obra escravizada negra e indígena, além de trabalhadores livres.

Quais regiões brasileiras foram as primeiras a investirem no plantio da Cana-de-açúcar?

O pioneirismo coube ao Nordeste, principalmente as regiões de Pernambuco e Bahia. Nesses locais, os engenhos se espalharam e obtiveram grande crescimento econômico. Todas essas vantagens e o crescimento rápido desse ciclo econômico transformaram a cana-de-açúcar no alicerce econômico português nos séculos XVI e XVII.

Quem tinha acesso a Cana-de-açúcar?

Os imigrantes italianos que vieram para o Brasil no fim do século XIX, especialmente para o cultivo do café, iniciaram o plantio da cana-de-açúcar para a produção da cachaça.

Qual a origem do Cana-de-açúcar?

ANTIGUIDADE - Foi na Nova Guiné que o homem teve o primeiro contato com a cana-de-açúcar. De lá, a planta foi para a Índia. ... O açúcar era consumido por reis e nobres na Europa, que a adquiriam de mercadores monopolistas, que mantinham relações comerciais com o Oriente, a fonte de abastecimento do produto.

CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR

30 questões relacionadas encontradas

Como a Cana-de-açúcar é usada?

É com ela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol.

Que mão de obra Os portugueses usaram no plantio da Cana-de-açúcar?

Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de ...

Quais os fatores que levaram os portugueses a escolherem o açúcar como produto para dar início à colonização brasileira?

Os motivos que levaram os portugueses a optarem pela cana foram:
  • experiência anterior no cultivo;
  • clima e solo favoráveis no Brasil - solo massapê e clima quente e úmido quase que o ano todo;
  • domínio das técnicas;

Como eram feitas as plantações de Cana-de-açúcar no período colonial a cerca de 500 anos?

Na América a cana era plantada em grandes propriedades. Começava-se pela derrubada da floresta e pela limpeza e preparo do solo, por meio da queimada. Naquela época, não havia preocupação com a preservação, a melhoria ou recuperação do solo. Não se utilizava adubação.

Qual a região do Brasil foi desenvolvido inicialmente a mineração?

As regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso deram origem à mineração no Brasil.

Onde a Cana-de-açúcar teve melhor desenvolvimento?

As regiões tropicais são as que oferecem melhores recursos para o desenvolvimento da cana, pois ela necessita da luz solar para seu crescimento. As terras apropriadas para o cultivo desta planta são as mais fundas, densas, dotadas de maior estrutura e fecundas.

Como era o cultivo da Cana-de-açúcar antigamente?

As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto. Sua produção era voltada para o comércio exterior, e utilizava mão de obra escrava composta por indígenas e africanos — cujo tráfico também gerava lucros.

Porque os portugueses começaram a plantar cana-de-açúcar?

Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses passaram a ter a necessidade de explorar algum tipo de riqueza que fosse mais lucrativa. Sem encontrar ouro por aqui, a administração portuguesa optou pelo início da formação de lavouras de cana-de-açúcar na região do litoral brasileiro.

Qual era a mão de obra usada inicialmente na colonização do Brasil?

A mão de obra usada inicialmente na colonização brasileira foi pelos portugueses, os primeiros contatos que os portugueses tiveram no Brasil foi os indígenas no qual eram usados como mão de obra para explorar o pau Brasil. Podemos afirmar que a mão de obra usada inicialmente no Brasil foi os índios.

Quais atividades de exploração ou cultivo foram implantadas na Colônia?

As primeiras atividades complementares implementadas na colônia foram o cultivo da mandioca e atividades pecuaristas. A mandioca era um item alimentar primordial entre os colonos, principalmente os escravos.

Que fatores contribuíram para o sucesso da produção de açúcar no Nordeste?

Além das condições climáticas, estes foram os principais fatores que contribuíram para o sucesso do empreendimento. O plantio da cana e a produção do açúcar na faixa litorânea fértil da região Nordeste constituíram o primeiro grande foco de atividade econômica desenvolvida no Brasil.

Porque a região Nordeste se destacou na produção de açúcar?

Ao final do século XVII, a produção de açúcar nas Antilhas aumentou a oferta do produto no mercado internacional, abaixando vertiginosamente seu preço. ... Por outro lado, a pecuária extensiva foi responsável, ainda durante o século XVII, pelo início da interiorização da ocupação no Nordeste.

Qual a crise do açúcar o que Portugal começou a fazer?

Busca de novos recursos na colônia brasileira:

A crise do açúcar reduziu drasticamente os lucros dos senhores de engenho do Nordeste e também diminuiu a arrecadação de impostos, provocando uma crise financeira em Portugal. A coroa portuguesa rapidamente agiu em busca de uma nova forma de exploração colonial.

Qual era a mão de obra utilizada na lavoura de cana?

Essa produção era direcionada para o comércio e o mercado exterior, sendo usada a mão de obra escrava formada pelos negros africanos e por povos indígenas, o que denominada tráfico, que por sua vez também dava lucros.

O que significou a mão de obra escrava para os senhores de engenho?

O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividades desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.

O que pode ser feito da cana-de-açúcar?

7 produtos feitos à base da cana-de-açúcar vão te surpreender
  • Brinquedo de montar. ...
  • Garrafa de refrigerante. ...
  • Papel. ...
  • Cosméticos. ...
  • Antissépticos bucais. ...
  • Perfumes. ...
  • Vidro.

Que produtos podem ser obtidos a partir da cana?

Com exceção do açúcar, os produtos derivados da cana incluem melaço, rum, cachaça (bebida tradicional do Brasil), bagaço e etanol.

Qual a classificação da cana?

A planta de cana-de-açúcar é classificada botanicamente como pertencente a família Poaceae, subfamilia Panocoideae, tribo Andropogoneae e gênero Saccharum L. O gênero Saccharum contém seis espécies: duas silvestres, S. spontaneum L.

Qual foi a primeira atividade econômica praticada pelos portugueses no território brasileiro?

O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.

Artigo anterior
Quem é mais bonito Fred ou George?
Artigo seguinte
Porque Bellatrix foi para Azkaban?