Qual foi a medida tomada pelo Estado português em função do fracasso desse sistema de administração?

Perguntado por: Marta Abreu  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Com o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, a Coroa Portuguesa optou por centralizar o poder na colônia, ou seja, foi criada uma autoridade sobre toda a colônia chamada governador-geral. A determinação para a criação desse cargo partiu do próprio rei de Portugal, D. João III.

Qual foi a medida tomada pelo Estado português em razão do fracasso desse sistema de administração do território?

Capitanias hereditárias e Governo-Geral (fracasso das capitanias) A divisão do território em capitanias e o poder dos donatários investido pela Coroa estendeu-se, em alguns casos, até o século XVIII, quando a Coroa portuguesa percebeu o fracasso do sistema.

Quais foram as principais consequências do fracasso do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil?

Com o fracasso das capitanias, foi instituído o governo-geral, que concentrou a administração da capitania na figura do governador-geral. O primeiro governador-geral nomeado foi Tomé de Sousa.

Quais os principais motivos do fracasso das capitanias hereditárias?

As capitanias também fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação, seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.

Porque o Governo-Geral fracassou?

A falta de interesse pelo Brasil fez com que o modelo descentralizado de administração fosse revisto. Somente duas capitanias tiveram êxito: São Vicente e Pernambuco.

PAULO GUEDES, O PROBLEMA DE AUMENTAR IMPOSTOS E A SOLUÇÃO LIBERAL – AULA 1

31 questões relacionadas encontradas

Como era a administração portuguesa no Brasil Colônia?

A colônia organizou-se em Feitorias, Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. O importante a salientar nessas mudanças de organização administrativa é que elas foram realizadas visando a uma maior centralização de poder, numa tentativa, por parte da Coroa, de diminuir a independência das autoridades locais.

Quais as dificuldades que levaram ao fracasso das capitanias?

IV Entre as causas que levaram ao fracasso da maioria das capitanias, podem ser citados: os ataques indígenas, a falta de recursos de alguns donatários, as dificuldades de comunicação entre as Capitanias e Portugal.

Quais foram as principais consequências do fracasso do sistema de capitanias?

Resposta. Resposta: O fracasso do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil acarretou em diversas consequências significativas. A fragmentação territorial e administrativa das capitanias levou a conflitos e disputas entre os donatários e dificultou a efetiva exploração e colonização das áreas.

Quando acabou o sistema de capitanias hereditárias?

A extinção do sistema de capitanias ocorreu formalmente em 28 de fevereiro de 1821, um pouco mais de um ano antes da declaração de independência.

Quais foram as principais consequências do fracasso do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil Brainly?

Resposta verificada por especialistas

Letra a. As principais causas e consequências para o fracasso das capitanias hereditárias foram o grande território para ser administrado, falta de investimento e resistência indígena.

Como funcionava o sistema das capitanias hereditárias?

Consistiam basicamente na divisão do território português (estipulada pelo Tratado de Tordesilhas) em 15 faixas de terra, que seriam entregues a portugueses responsáveis pelo povoamento da capitania, além do seu desenvolvimento econômico.

O que foi a crise do sistema colonial?

A crise do sistema colonial brasileiro aconteceu devido ao declínio da produção de açúcar, da escassez do ouro e das aspirações de liberdade influenciadas pelas emancipações de outras colônias pelo mundo.

Qual foi a principal medida administrativa tomada inicialmente pelo governo português com o intuito de colonizar o território americano?

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.

Por que os portugueses resolveram utilizar as capitanias hereditárias no Brasil?

As capitanias hereditárias foram implantadas no Brasil a partir de 1534 por determinação do rei D. João III. Foram criadas com o objetivo de incentivar a ocupação do território, garantir a exploração econômica das terras e impedir as invasões francesas.

Como o sistema de capitanias gerais não conseguiu sucesso na colonização do Brasil?

Entre estes, podemos destacar que muitos donatários não tinham recursos para investir nas terras recebidas; a grande extensão das terras acabava prejudicando a exploração e a proteção das capitanias; muitos dos donatários não possuíam qualquer experiência administrativa; e a própria falta de apoio da Coroa para o ...

Qual foi o fracasso das capitanias?

O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras. Depois do fracasso das capitanias hereditárias, foi estabelecido o governo geral.

Qual o nome das duas capitanias que prosperaram?

Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

Qual foi o principal objetivo da criação das capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram uma forma de organização da colonização portuguesa no território brasileiro. O rei Dom João III dividiu o litoral brasileiro em capitanias e as doou a donatários que eram pequenos nobres portugueses.

Quais foram as duas únicas capitanias hereditárias que conseguiram obter lucros?

São Vicente e Pernambuco foram as duas únicas capitanias que conseguiram crescimento econômico no início da colonização, em decorrência da produção do açúcar a partir da cana.

Qual foi o motivo na qual Portugal vetou a exploração do solo por seus capitães?

Resposta: Entre estes, podemos destacar que muitos donatários não tinham recursos para investir nas terras recebidas; a grande extensão das terras acabava prejudicando a exploração e a proteção das capitanias; muitos dos donatários não possuíam qualquer experiência administrativa.

Quais foram as principais consequências do fracasso do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil?

Com o fracasso das capitanias, foi instituído o governo-geral, que concentrou a administração da capitania na figura do governador-geral. O primeiro governador-geral nomeado foi Tomé de Sousa.

Quais foram os motivos do fracasso das capitanias hereditárias?

As capitanias também fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação, seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.

Como Portugal fez para manter a administração colonial no Brasil?

Os portugueses decidiram, então, centralizar a administração da Colônia. Para isso, criaram o cargo de governador-geral, o qual tinha poderes sobre todo o Brasil. As funções dos governadores-gerais estavam detalhadas em um documento português chamado Regimento.

Artigo anterior
O que a Bíblia fala sobre o número 7?
Artigo seguinte
Como se pega a bactéria Acineto?