Qual foi a contribuição de Piaget para a educação?

Perguntado por: Nelson Anjos  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

Quais as principais contribuições da teoria de Piaget?

Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado.

Quais são as contribuições da teoria de Piaget para os professores?

Interação e construção; • A construção das estruturas da inteligência na criança e os fatores do desenvolvimento; • Tipos de experiência e abstrações envolvidas; • A adaptação e o processo de equilibração; • A aprendizagem e o desenvolvimento; • Piaget e a educação.

O que Jean Piaget fala da Educação?

Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.

Quais as 4 teoria para Jean Piaget?

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – Piaget
  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

A DIFICULDADE EM MANTER A SAÚDE MENTAL NOS DIAS DE HOJE - ROBSON LIMA

28 questões relacionadas encontradas

Como o modelo teórico de Piaget pode contribuir para a atuação do professor nas questões de ensino e aprendizagem?

Piaget destaca que somente a exposição da criança a uma situação ou objeto de aprendizagem, por si só, não garante que o conhecimento seja gerado. É preciso que a criança exerça alguma ação (que ele chama de operação) sobre, de forma a promover sua aprendizagem.

Quem foi Piaget e qual a sua principal contribuição para a psicologia?

O suíço Jean Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e filósofo conhecido por seu trabalho voltado à inteligência infantil. ... Se, por um lado, Sigmund Freud revolucionou o estudo do inconsciente, Jean Piaget, por outro, pavimentou o caminho para o entendimento do consciente humano.

Qual o principal foco da teoria de Piaget?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.

Qual o objetivo da psicologia do desenvolvimento de Piaget?

Jean Piaget e a Psicologia do Desenvolvimento Infantil

De acordo com sua tese, o conhecimento é construído a partir de um sistema que busca se equilibrar, assimilando e acomodando novidades de maneira cíclica.

Qual a contribuição de Piaget em sua teoria sobre a psicologia genética?

O processo de busca de equilíbrio dessas modificações, Piaget chamou de equilibração. Portanto, a teoria da equilibração trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo considerada como um mecanismo autorregulador necessário para garantir que a interação do indivíduo com o meio seja eficaz.

Como é conhecida a psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget?

A teoria de Piaget, chamada de teoria piagetiana, foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento. Segundo ele: ... Ancorada nos estudos sobre o desenvolvimento humano e cognitivo, a chamada teoria cognitiva de Piaget foi denominada por ele próprio como “epistemologia genética”.

Quem foi Piaget e qual a sua teoria?

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da psicologia evolutiva. Revolucionou os conceitos de inteligência infantil que provocou mudança nos antigos conceitos de aprendizagem e educação. Jean William Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, no dia 9 de agosto de 1896.

Como trabalhar a teoria de Piaget em sala de aula?

Cabe então à professora estabelecer diálogos que levem a criança a unir o pensamento e a linguagem. Durante o período pré-operatório a criança não é capaz de generalizar ou diferenciar deveres, regras e ordem. Assim as atividades escolares e rotineiras devem ser elaboradas em grupo e ter sentido de aplicabilidade.

Como psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. ... Não seria adequado o professor dizer que ensinou para os alunos, se os alunos não aprenderam. Só há ensino se há aprendizagem.

Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar o professor?

As teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como o processo de ensino se relaciona com a aprendizagem. Isto é, as teorias de aprendizagem promovem sustentação ao método de ensino utilizado, permitindo a visualização do aprendizado a partir da aplicação de estratégias educacionais.

Como trabalhar o desenvolvimento cognitivo na educação infantil?

Sete exemplos de atividades de estimulação cognitiva que podem ser realizadas na sua escola
  1. Brincadeiras e jogos de adivinhação. ...
  2. Brincadeiras que envolvem silêncio e imobilidade. ...
  3. Jogos em grupo. ...
  4. Atividades ao ar livre. ...
  5. Brincadeiras com água. ...
  6. Jogos de tabuleiro. ...
  7. Brincadeiras de mão acompanhadas de melodias cantadas.

Quais são os quatro pontos importantes no processo de formação do professor segundo Piaget 1970?

A relação num desenvolvimento sintético mútuo e progressivo é acompanhada de quatro processos: esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio.

O que diz Piaget sobre jogos e brincadeiras?

Na teoria construtivista piagetiana, o jogo e a brincadeira são vistos como um processo de construção que insere o sujeito no meio social através da adaptação e da interação com o meio, estes servem para a consolidação das habilidades aprendidas e serve como reflexo do nível de desenvolvimento cognitivo da criança e é ...

Como Piaget desenvolveu sua teoria?

Piaget desenvolveu sua teoria partindo da curiosidade a respeito do desenvolvimento da inteligência e iniciou seus estudos observando e analisando o comportamento de seus próprios filhos e crianças de sua comunidade.

O que esta teoria conhecida como psicologia genética nos revela?

A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. ... Este esquema revela que nenhum conhecimento chega do exterior sem que sofra alguma alteração pelo indivíduo, sendo que tudo o que se aprende é influenciado por aquilo que já havia sido aprendido.

Qual a importância da teoria de Piaget?

Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem. As ideias de Piaget continuam sendo estudadas e aplicadas no mundo todo. Como ideia nuclear, o pesquisador defendeu uma metodologia inovadora na busca de formação de cidadãos criativos e críticos.

Qual a contribuição da teoria de Piaget e Vygotsky para a educação?

Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. ... Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.

Qual foi a contribuição de Vygotsky para a educação?

Vygotsky atribui importância a linguagem, pois além da função comunicativa, ela é essencial no processo de transição do interpessoal em intramental; na formação do pensamento e da consciência; na organização e planejamento da ação; na regulação do comportamento e, em todas as demais funções psíquicas superiores do ...

Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky a teoria da educação?

Vygotsky afirma que, em qualquer pessoa, existem dois níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial, indicado pelo que o indivíduo pode realizar com ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente.

Qual a importância dos psicólogos Piaget Vygotsky e Wallon para a educação?

Na perspectiva pedagógica, os autores Piaget, Vygotsky e Wallon contribuem, com suas teorias, de forma significativa e eficaz para a compreensão do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.

Artigo anterior
Foi aprovado a prorrogação do Seguro-desemprego 2020?
Artigo seguinte
Qual significado de caramba na Bíblia?