Qual foi a causa do rompimento da barragem?

Perguntado por: Iris Leticia Leal de Barros  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

Relatório aponta causa do rompimento de barragem Brumadinho
O documento foi entregue nesta segunda-feira (4/10) ao MPF. Segundo o relatório, a ruptura da barragem ocorreu por conta do fenômeno da liquefação. "É incontroverso que o rompimento da Barragem I envolveu o fenômeno do fluxo por liquefação.

Qual foi a causa do rompimento das barragens?

A Polícia Federal de Minas Gerais divulgou nesta 6ª (26. fev. 2021) laudo pericial que concluiu que o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) em janeiro de 2019 ocorreu por uma perfuração feita pela mineradora na parte superior até o topo da represa, onde os rejeitos ficavam armazenados.

Qual foi a causa da tragédia de Brumadinho?

O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, em janeiro de 2019 provavelmente aconteceu devido a uma perfuração que estava sendo feita na represa pela mineradora no dia da tragédia —que deixou 270 mortos, sendo 9 ainda desaparecidos.

Quem são os envolvidos na tragédia de Brumadinho?

As seguintes vítimas seguem desaparecidas:
  • ANGELITA CRISTIANE FREITAS DE ASSIS.
  • CRISTIANE ANTUNES CAMPOS.
  • LECILDA DE OLIVEIRA.
  • LUIS FELIPE ALVES.
  • MARIA DE LURDES DA COSTA BUENO.
  • NATHALIA DE OLIVEIRA PORTO ARAUJO.
  • OLIMPIO GOMES PINTO.
  • TIAGO TADEU MENDES DA SILVA.

O que poderia ter sido feito para evitar a tragédia de Brumadinho?

Um passo importante no nosso país foi a proibição de barragens de alteamento a montante. Porém, ainda há pelo menos 88 com esse método de construção ou modelo desconhecido, dentre as 717 listadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), sendo 43 classificadas como de alto dano potencial associado.

Imagens mostram rompimento da barragem em Brumadinho

23 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências do rompimento de uma barragem?

Principais consequências dos rompimentos

A presença de minerais como o ferro, o manganês, o arsênio e o chumbo podem diminuir a qualidade da água dos rios e contaminar também os peixes, persistindo na cadeia alimentar até chegar aos seres humanos.

Quais foram as consequências do rompimento da barragem em Brumadinho?

Água: A lama liberada pelo rompimento da barragem afetou o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco. Como consequência, animais e plantas aquáticas morreram em decorrência da redução da quantidade de oxigênio na água. Além de causar a morte do rio, a lama torna a água imprópria para consumo humano.

Quais foram as consequências de Brumadinho e Mariana?

Os rompimentos das barragens em Minas Gerais destruíram grande parte da vegetação e morte de diversas espécies de animais, além de alterar a composição e a fertilidade do solo. No Rio Doce foram encontrados altos níveis de metais pesados tóxicos, como arsênio, chumbo, cromo, zinco, bário, manganês e alumínio.

Quais as consequências de Mariana e Brumadinho?

Foram quase 300 mortes e muitos corpos ainda não foram encontrados. Além de todas essas vítimas, houve grande perda de casas, pousadas, aldeias indígenas dos índios Pataxós, além do grande impacto ambiental na bacia do Rio Paraopeba.

Quantas vítimas morreram na tragédia de Brumadinho?

Ao todo, 262 pessoas que morreram em decorrência do rompimento da barragem já foram identificadas. Oito vítimas continuam desaparecidas.

O que deve ser feito para evitar desastres ambientais?

Apesar das individualidade de cada empresa, o monitoramento, a prevenção, a manutenção de um levantamento de riscos, o respeito à legislação vigente, o cumprimento de condicionantes ambientais são os melhores meios para evitar desastres ambientais.

O que poderia ser feito para evitar esse desastre ambiental?

A melhor solução é criar um sistema conjunto de mediação, no qual todos os que sofreram danos, de familiares das vítimas aos afetados pela poluição dos rios, possam receber indenizações de forma rápida. O quanto antes a população for indenizada, antes começa a recuperação dos danos socioambientais.

O que poderia ser feito para se evitar esse desastre ambiental?

É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
  1. Economizar água.
  2. Evite o consumo exagerado de energia.
  3. Separar os lixos orgânicos e recicláveis.
  4. Diminuir o uso de automóveis.
  5. Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas.
  6. Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis.

Artigo anterior
Como aumentar limite para pagamento de boleto caixa?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de queimadura?