Qual exame mais confiável para sífilis?
Perguntado por: Margarida Luísa Castro Pacheco | Última atualização: 1. Mai 2022Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)
Teste rápido em CTA (treponêmico) para a sífilis (não reagente) com 26 dias de exposição, é confiável.
Qual exame mais específico para sífilis?
O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame laboratorial que tem como objetivo diagnosticar e monitorar a resposta ao tratamento para sífilis, também conhecida como lues, que é uma infecção sexualmente transmissível.
Qual a diferença entre VDRL e FTA-ABS?
FTA-ABS ou VDRL
O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.
Qual a probabilidade do teste rápido de sífilis dar errado?
Converse com o seu médico. O VDRL 1/1, 1/2 e 1/4 com teste rápido negativo pode ser um falso positivo. Cuidado com o teste rápido realizado de forma errada. O seu caso precisa ser revisto.
O que pode causar um falso positivo para sífilis?
São causas comuns de falso positivo de VDRL: Síndrome do anticorpo fosfolípide, relacionada a trombose arterial e venosa. Hanseníase. Tuberculose.
Teste Rápido para o diagnóstico de Sífilis (Alere)
O que é VDRL falso positivo?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Quando o VDRL dar falso positivo?
O VDRL pode ser falsamente positivo em 1 a 2% da população. Casos de falso-positivo costumam ocorrer em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e em várias outras doenças que não sífilis, como lúpus, doenças do fígado, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc.
Quem já teve sífilis aparece no teste rápido?
Pacientes já curados e sem qualquer evidência do causador do germe causador apresentam o exame do VDRL "positivo" ou em baixa diluição (termo médico). Portanto: uma vez positivo, SEMPRE será positivo.
Quem já teve sífilis pode fazer o teste rápido?
O teste para detectar sífilis e outras doenças transmissíveis pelo sangue serve como triagem para a doação de sangue. Indivíduos que já tiveram sífilis permanecem com anticorpos contra a doença durante um tempo, mesmo depois de já estarem curados. Se ainda tiverem anticorpos no sangue, o teste dá positivo.
Quem teve sífilis pode fazer teste rápido?
Os testes rápidos para sífilis são considerados testes treponêmicos, pois envolvem a detecção de anticorpos antitreponêmicos específicos no sangue (1,2). Desta forma, em pacientes já tratadas para sífilis, estes testes permanecerão reagentes praticamente pelo resto da vida, o que limita seu uso nestas condições (2).
Para que serve o exame de sangue FTA ABS?
A sorologia treponêmica (FTA-abs, TPHA, imunofluorescência) corresponde a testes específicos, úteis para confirmação diagnóstica. A sensibilidade dos testes treponêmicos na sífilis adquirida é de 84% na fase primária, de 100% nas fases secundária e latente, e de aproxmadamente 96% na sífilis terciária.
Qual a finalidade do exame FTA ABS?
O FTA-ABS, e outros testes como o TPHA e ELISA, são testes treponêmicos, específicos e qualitativos para a detecção do antígeno característico do Treponema pallidum.
Para que serve o teste de FTA ABS?
O exame FTA-ABS IgG serve para a identificação um pouco mais tardiamente, mas ainda na fase aguda da sífilis.
Qual o exame para detectar sífilis?
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
O que é o IgG e o IgM?
As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos. Elas agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus?
O que é FTA-ABs IgM reagente?
Infecção com Treponema pallidum, doenças associadas: várias formas de sífilis. O diagnóstico da Sífilis é baseado nos achados clínicos de acordo com o estágio da doença, na detecção microscópica do agente infeccioso (campo escuro) e detecção sorológica de anticorpos anti-Treponema pallidum.
Como saber se me curei da sífilis?
Os exames que testam a cura da sífilis são o exame de sangue VDRL e o exame do líquor. A cura da sífilis é alcançada quando os exames de VDRL e do líquor são considerados normais, entre 6 e 12 meses após o início do tratamento.
Quanto tempo a sífilis fica no sangue?
O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias."
Como saber quem passou sífilis?
Olá. Não é possível saber quem transmitiu a sífilis para o outro somente pelo valor do VDRL. O importante é que a sífilis é uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave.
Como saber se a sífilis é recente?
- VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico.
- VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis.
- VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária.
Quanto tempo sífilis aparece no exame?
O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo. Desta forma, o seu exame a ser solicitado para o diagnóstico será o VDRL.
Como negativar a sífilis?
Após o tratamento de Sífilis o exame de sangue de VDRL pode negativar ou permanecer positivo em nível baixo menor que 1/8 (1l4 - 1/2) por algum tempo ou mesmo prolongadamente como cicatriz soro lógica não significando que você está doente. Converse com seu médico.
O que pode alterar VDRL?
Interferentes como HIV, doenças auto-imunes (como lúpus e síndrome de Crohn) e infecções por mycoplasma podem causar um resultado positivo de VDRL em pessoas que não tem sífilis. O exame confirmatório, que procura diretamente o T. pallidum no sangue é o FTA-ABS.
O que significa falso positivo no exame de sangue?
O resultado é considerado falso positivo quando o teste se mostra positivo, porém o paciente não tem a doença.
Quais as doenças que o exame VDRL detecta?
VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.
Quanto tempo o frango pode ficar na geladeira sem estragar?
Como fazer o cálculo de UFC?