Qual exame detecta encefalite?

Perguntado por: Doriana Alice Figueiredo Ferreira  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (45 avaliações)

Geralmente, é realizado um exame de ressonância magnética (RM) e punção lombar. Às vezes, a RM pode detectar anormalidades em certas áreas do cérebro. Essas anormalidades podem ajudar a confirmar o diagnóstico de encefalite e/ou sugerir qual vírus está causando a encefalite.

Como identificar encefalite?

Quando a encefalite não é muito grave, os indícios são semelhantes aos de outras doenças: febre não muito elevada, cefaleias moderadas, fadiga e perda de apetite. Pode ainda ocorrer confusão, desequilíbrio, desorientação, irritabilidade, sensibilidade à luz, rigidez da nuca e do pescoço, e vómitos.

Qual exame descobre encefalite?

Os títulos de IgM geralmente são úteis para diagnosticar infecção aguda, principalmente na encefalite do Nilo ocidental, para a qual são mais confiáveis do que a PCR. Os títulos de IgG e IgM no LCR podem ser mais sensíveis do que PCR para encefalite devido à infecção pelo vírus varicela-zoster reativado.

Qual exame detecta inflamação no cérebro?

Quais exames podem ser usados para identificar as causas da dor de cabeça secundária? Alguns dos exames que ajudam na identificação da causa da dor de cabeça secundária são: exames laboratoriais (de sangue): hemograma, VHS, PCR. Esses, principalmente, quando há suspeitas de infecções ou inflamações.

O que causa encefalite no cérebro?

As causas exatas da encefalite ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a grande maioria dos casos da doença acontece por meio de infecção viral.

Encefalite Viral

17 questões relacionadas encontradas

Como é a dor de cabeça da encefalite?

A encefalite é uma inflamação no encéfalo e pode ser causada por vírus ou bactérias. Pela proximidade com o cérebro, a doença é uma situação clínica complexa e pode apresentar sintomas como confusão mental, dores de cabeça e sonolência excessiva.

Quais as sequelas que a encefalite pode causar?

Encefalite tem cura. No entanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível a fim de evitar sequelas como paralisia muscular, dificuldades na fala e audição, epilepsia, movimentos musculares involuntários, problemas de aprendizagem e memória e alterações visuais.

Qual é o exame mais completo da cabeça?

Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

Qual exame de sangue detecta problemas neurológicos?

Entre os principais exames feitos em um check-up neurológico estão os seguintes: Hemograma. Ultrassom transcranianoAngiotomografia. Ressonância magnética.

Qual exame detecta problemas neurológicos?

Eletroencefalograma, polissonografia, tomografia e ressonância magnética são instrumentos de diagnóstico de condições relacionadas ao sistema nervoso. O que acontece é que, sozinhos, tais exames não oferecem a interpretação tão necessária para a apresentação de uma hipótese diagnóstica.

Como é transmitido a encefalite?

A encefalite viral em si não é contagiosa, no entanto, como é uma complicação de uma infecção por vírus, é possível que o vírus que está na sua origem possa ser transmitido através do contato com as secreções respiratórias, como tosse ou espirros, de uma pessoa infectada ou através do uso de utensílios contaminados, ...

Qual isolamento para encefalite?

Está indicado o isolamento do paciente nas primeiras 24 horas de tratamento antibiótico adequado.

O que é encefalite viral tem cura?

A encefalite é uma inflamação aguda do cérebro, que pode ser causada por diferentes fatores, como infecções virais ou bacterianas, reações autoimunes e até mesmo algumas doenças transmitidas por vetores. Essa inflamação pode levar a uma série de sintomas graves e potencialmente letais se não for tratada adequadamente.

Qual a pior encefalite?

A meningite é uma doença grave, porém as chances de recuperação sem sequelas são altas e seus sintomas geralmente envolvem apenas febre alta, fortes dores de cabeça, náusea e vômitos e confusão mental. Já a encefalite herpética é uma doença extremamente grave.

O que causa encefalite em adulto?

As causas exatas da encefalite ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a grande maioria dos casos da doença acontece por meio de infecção viral. No entanto, também há casos de infecções por bactérias, parasitas, fungos e condições inflamatórias não infecciosas que também podem estar por trás de encefalite.

Como diagnosticar encefalite autoimune?

Pacientes com suspeita de encefalite autoimune ou paraneoplásica devem ser investigados por neuroimagem, eletroencefalograma (EEG), liquor (LCR) e pesquisa dos anticorpos específicos.

Quais doenças O exame de líquor detecta?

Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.

Porque o neurologista pede exame de sangue?

Informação fornecida: O exame de sangue pode ser usado para identificar biomarcadores sanguíneos que sugerem uma doença neurológica ou uma desordem sistêmica, enquanto o exame de líquor é mais específico para avaliar as possíveis doenças do sistema nervoso central, incluindo infecções ou inflamações do cérebro e da ...

Para que serve o exame de tomografia da cabeça?

Tomografia do crânio é solicitada para analisar o cérebro e a caixa craniana, sendo capaz de diagnosticar: Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores, hidrocefalia,Traumatismo Craneano Encefálico (TCE), fratura e malformações.

Quais doenças a tomografia do crânio detecta?

A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.

O que a ressonância detecta que a tomografia não?

A tomografia pode ser solicitada para detectar traumas, fraturas, cálculos renais, pneumonia, covid-19, tuberculose, quadros inflamatórios, cirrose e entre outros. Enquanto isso, a ressonância pode ser solicitada para diagnósticar tendinite, hérnia de disco, AVC, câncer, cistos, nódulos, endometriose e entre outros.

O que é mais preciso tomografia ou ressonância?

Precisão das imagens

No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

O que pode ser confundido com encefalite?

Os sintomas iniciais da encefalite autoimune, como mudanças de comportamento, confusão e alucinações, podem ser confundidos com transtornos psiquiátricos, como depressão ou esquizofrenia.

Quais são os tipos de encefalite?

A encefalite pode ser dividida em dois tipos básicos: o primário e o secundário. No caso da encefalite primária, ela ocorre quando o vírus, bactéria ou outro agente invasor atinge diretamente o cérebro. Já a encefalite secundária normalmente acomete o paciente de duas a três semanas depois da infecção inicial.

Como evitar a encefalite?

A melhor maneira de prevenir a encefalite viral é tomar precauções para evitar a exposição aos vírus que podem causar a doença.

Artigo anterior
Como pagar IPVA do Estado de São Paulo?
Artigo seguinte
Porque começar a tomar anticoncepcional no primeiro dia da menstruação?