Qual escala para planta de locação?

Perguntado por: Carlota Débora de Rodrigues  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (22 avaliações)

As escalas utilizadas nas plantas de locação são, geralmente, 1/100 ou 1/200, já no caso de zona rural, dependendo das dimensões do projeto e gleba, são utilizadas escalas de 1/500 ou 1/1000.

Em qual escala pode ser representada a planta de situação?

A escala usada na planta de situação é maior do aquela aplicada em uma planta baixa comum. Ela vai depender do tamanho do terreno e das dimensões do projeto, mas basicamente as escalas usadas em uma planta de situação são 1/500, 1/1000 ou 1/2000.

Como se calcula a escala de uma planta?

Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.

Como fazer uma planta de locação?

Segundo a norma da ABNT, e como já citado, a planta deverá contar com:
  1. Uma legenda com as simbologias de representação gráfica;
  2. Curvas de nível existentes e projetadas;
  3. Coordenadas referenciais;
  4. Dimensões do loteamento;
  5. Linhas de contorno das construções dos lotes contíguos ao loteamento;

O que deve mostrar a planta de locação e qual o seu formato?

O desenho é uma representação bem simplificada da vista superior do lote, vai apresentar o nome das ruas, volumetria dos lotes vizinhos. Também deve apresentar as dimensões e formato do lote onde se está construindo.

Planta de Situação e Planta de Locação

29 questões relacionadas encontradas

O que é uma planta locação?

A planta de localização, que também pode ser chamada de planta de locação ou implantação, representa uma vista superior do terreno, com o objetivo principal de identificar a implantação do projeto no lote, e conta com informações complementares e mais detalhadas de muros, cercas, caminhos, piscinas, acessos, topografia ...

O que deve constar na planta de localização?

Os elementos textuais em uma planta de situação e localização fornecem diversas informações importantes, sendo elas:
  • Norte Geográfico.
  • Coordenada de Referência.
  • Distância entre o Terreno e Esquina da Quadra.
  • Cotas.
  • Dimensões.
  • Escala.
  • Carimbo.
  • Anotações.

Como fazer a planta de locação dos pilares?

Para os pilares na planta de locação, adicionar as cargas verticais. Indicar a “Tabela das Cargas” com todas principais ações separadas. Indicar a convenção adotada para os carregamentos. Quando existirem cortinas de contenção, as mesmas deveram possuir os esforços solicitantes.

Como fazer uma planta baixa de um terreno?

Para começar a desenhar a planta baixa, é fundamental que o profissional tenha noções de escala.
  1. O que é escala? ...
  2. 1- Faça um esboço. ...
  3. 2- Desenhe o lote do imóvel. ...
  4. 3- Crie as paredes, aberturas e os cômodos. ...
  5. 4 – Inclua as louças e bancadas. ...
  6. 5- Identifique os cômodos e inclua as cotas. ...
  7. 6- Inclua a cobertura. ...
  8. 7- Faça os cortes.

Qual a fórmula de escala?

A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaixo. A mesma normalmente é utilizada para calcular a escala de um mapa. Por exemplo, digamos que você tenha uma distância no mundo real de 500 metros que é representada no mapa como tendo 5 cm.

Qual a escala maior 1 50 ou 1 100?

A escala escolhida é 1:50, muito utilizada nos desenhos de arquitetura. Temos: 1 m ou 100 cm representados por uma grandeza 50 vezes menor, ou seja, 2 cm.

Como calcular a escala de um projeto?

Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.

Como deve ser uma planta de situação?

Como Fazer Planta de Situação
  1. Consulte o plano diretor da sua cidade. O primeiro passo para criar uma planta de situação é estar a par de todas as exigências do Plano Diretor da Cidade. ...
  2. Determine a Escala. ...
  3. Inclua Informações Exigidas de Acordo com a ABNT. ...
  4. Use o AutoCad, Google Maps ou Faça Manualmente.

Como ver a planta do meu terreno?

Normalmente, pode-se conseguir uma cópia da planta baixa do imóvel através de duas das entidades que possuem o documento. Você pode solicitar para a construtora ou incorporadora do empreendimento do imóvel, ou solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado.

O que deve conter uma planta de implantação?

Quais elementos que a planta de implantação precisa ter
  • Simbologia de representação gráfica conforme a Norma;
  • Sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nível;
  • Indicação do norte;
  • Indicação das vias de acesso à edificação, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes;

Como representar planta de cobertura?

A representação da planta de cobertura é dada pela projeção da vista ortográfica principal superior, que simula um observador muito distante acima da área da edificação.

O que é locação de pilares?

A planta de cargas e de locação dos pilares geralmente é o primeiro desenho de um projeto estrutural. As informações desse desenho, juntamente com as oriundas das sondagens do terreno, permitirão a escolha do tipo de fundação (sapata, estaca, tubulão, etc.) mais adequada à obra.

Como distribuir pilares na planta?

As colunas ou pilares são elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro capacitado e fazem parte do projeto estrutural. Geralmente as colunas são posicionadas no encontro das paredes, ou no meio quando o vão é superior a 4 metros.

Como calcular quantidade de pilares?

Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento. Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo.

O que tem que ter em uma planta de cobertura?

Na planta de cobertura representamos a projeção superior da edificação em um plano horizontal. Trata-se do desenho de tudo que enxergamos de cima para baixo, levando em conta o telhado e as informações de acabamentos e, sistema de recolhimento e escoamento das águas pluviais.

Como descrever a localização de um terreno?

Os principais aspectos a serem analisados são o contexto, vias próximas, acessos principais, construções imediatamente vizinhas, construções da região, sombreamentos, pontos de interesse e visuais.

O que é localização na construção civil?

A planta de localização, que também é comumente conhecida como planta de locação ou implementação, possui, de modo bruto, a função de localizar nossa obra.

O que é planta de locação e coberta?

Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Desenho Técnico e Arquitetônico PLANTA DE LOCAÇÃO (OU IMPLANTAÇÃO) E COBERTA A planta de locação mostra onde a construção está localizada dentro do terreno, sempre indicando as cotas de amarração, ou seja, as distâncias do limite do terreno (muro, cerca viva, outra ...

Artigo anterior
O que é batente de escada?
Artigo seguinte
Qual o ansiolítico mais usado no mundo?