Qual era o principal objetivo dos persas ao atacar a Grécia?

Perguntado por: Íris Esteves  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

Em um primeiro momento, entre 500 e 494 a.C., algumas cidades jônias resolveram se rebelar contra as imposições persas com o apoio militar dos atenienses. Logo em seguida, Dario I decidiu organizar tropas que invadiram a Grécia Continental com o objetivo de rebater a ofensiva ateniense.

Porque os persas invadiram a Grécia?

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.

Qual foi o interesse dos persas ao travar guerras contra os gregos?

Os persas, inconsolados com a derrota, preparavam um novo plano militar que garantiria a dominação de seu império contra os gregos.

O que os gregos fizeram para derrotar os persas?

Dário I enviou um exército à Grécia Continental e sua ostensiva deu início às Guerras Médicas. Milcíades liderou os gregos contra a tentativa de invasão persa. ... Os persas eram muito mais numerosos do que os gregos, porém, estes conseguiram cercar os persas, que saíram derrotados da batalha de Maratona.

Qual o objetivo das Guerras Médicas?

As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.

O Império Persa: A Primeira Superpotência Mundial - História Antiga #04 (Don Foca)

24 questões relacionadas encontradas

Qual foi o motivo da guerra médicas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

Qual foi a importância das Guerras Médicas para a conquista?

Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor.

Como os persas foram derrotados?

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

O que aconteceu entre gregos contra gregos?

Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C. A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos ...

Quais foram as principais guerras gregas?

Grécia Antiga
  • Guerra de Troia (1250 - 1240 a.C)
  • Guerras Médicas (499 - 479 a.C.)
  • Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)

Qual foi a posição dos persas durante a Guerra do Peloponeso?

Com a vitória espartana, os persas, aliados de Esparta, conseguiram ampliar sua influência sobre algumas cidades gregas. O domínio espartano na Grécia foi muito curto. A rigidez espartana fez com que dissidências surgissem, e novos grupos democráticos fortaleceram-se décadas depois.

Qual foi o motivo da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

O que era a Liga de Delos e qual seu objetivo?

Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa. Idealizada pelo ateniense Aristides, concretizou-se efetivamente em 478 a.

Por que os gregos expandiram seu território?

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (750 e 550 a.C.). ... A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Quem são os medos?

Os medos foram uma das tribos de origem ariana que migraram da Ásia Central para o planalto Iraniano durante a Antiguidade. No final do século VII a.C., fundaram o Império Medo centrado na cidade de Ecbátana. Sua língua pertencia ao tronco indo-europeu.

Porque a batalha de Maratona ficou tão conhecida?

A Batalha de Maratona foi vencida pelos atenienses, que oprimiram os persas no território de combate. Eles capturaram sete barcos inimigos e mataram cerca de 6 mil persas. Os invasores foram derrotados e massacrados, forçados a voltar para a Ásia. A batalha também encerrou a Primeira Guerra Médica, em 490 a.C..

Quem derrotou os gregos?

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

O que aconteceu com as cidades gregas após elas entrarem em decadência?

Em 421 a.C., Atenas e Esparta assinaram um acordo de paz, que ficou conhecido como Paz de Nícias, estabelecendo uma trégua entre as duas cidades com duração de 50 anos. Entretanto, esse acordo nunca foi cumprido, e, em 414 a.C., suas determinações foram abandonadas.

Quais as consequências da guerra médica?

Principais consequências:

- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Quem acabou com o Império Persa?

Durante o século IV a.C., o império foi esfacelado em consequência de numerosas revoltas, mas o golpe final foi dado por Alexandre Magno, que anexou o Império Persa a seu domínio mediterrâneo depois de derrotar as tropas de Dario III numa série de batalhas, entre 334 e 331 a.C.

Quem destruiu a cidade de Atenas?

Em 338 a.C., Atenas foi derrotada na Batalha de Queroneia por Felipe da Macedônia e perdeu definitivamente sua independência.

Qual era o nome da religião persa?

Caracterizada essencialmente pelo dualismo entre o bem e o mal, o masdeísmo foi a religião oficial da civilização persa, sendo praticada até os dias atuais.

O que foram as Guerras Médicas e de que maneira elas contribuiu para a construção da hegemonia?

As guerras médicas ou pérsicas no Período Clássico

Com a conquista do Oriente Próximo pelos persas, todas as colônias gregas do litoral da Ásia Menor foram anexadas. No início, a autonomia dessas cidades foi respeitada; mais tarde, porém, os persas passaram a exigir impostos e incorporaram as cidades a seu império.

Qual foi a importância das guerras púnicas para a história de Roma?

Os romanos foram os maiores beneficiados após a guerra. Sem Cartago no mapa, eles poderiam dominar de forma hegemônica o Mar Mediterrâneo e expandir seus domínios para o Norte da África até a Península Ibérica.

Qual é a relação existente entre as Guerras Médicas?

Qual é a relação existente entre as Guerras Médicas e a eclosão da Guerra do Peloponeso? A relação existente entre as Guerras Médicas e a eclosão da Guerra do Peloponeso se deu a partir dos conflitos surgidos após as Guerras Médicas. Atenas começou a desfrutar de privilégios em detrimento das demais cidades gregas.

Artigo anterior
Como surgiu o cooperativo?
Artigo seguinte
O que é a classe B?