Qual era o papel do professor antigamente?

Perguntado por: Jaime Jaime de Santos  |  Última atualização: 13. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Muito antigamente o professor tinha uma imagem autoritária e totalitária, ele era o portador e detentor do conhecimento e o transmitia aos alunos que tinham que ouvir e guardar todas as informações passivamente.

Como era o trabalho dos professores antigamente?

Antigamente a escola era encarada como uma segunda casa e o professor era como se fosse uma espécie de pai, de mãe e existia mais respeito, e esse respeito era também devido a questão colocada como se o professor fosse autoridade do conhecimento e o aluno chegava ali como uma folha em branco que deveria ser preenchida.

Como os professores eram tratados no passado?

Antigamente a figura do professor era tida como sagrada. Uma pessoa muitas vezes austera, que dificilmente demonstrava seus sentimentos, detentor de todo o conhecimento e formador do caráter e costumes adequados à sociedade.

Como era a relação dos professores com os alunos antigamente?

O diálogo entre professor e aluno era uma situação isolada, a qual separava o professor do aluno como seres distantes um do outro, onde o conhecimento era absorvido automaticamente e mecanicamente sem muito espaço para questionamentos, tornando o saber desinteressante.

Como era o ensino de antigamente?

A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...

LEMBRA DO ACERTO MIZERAVI? APÓS MEME INFELIZMENTE ASSIM VIVE

36 questões relacionadas encontradas

O que era ensinado nas escolas antigamente?

Mesmo com a criação de escolas públicas, no período do império, o modelo tradicional se manteve: a leitura e a aritmética eram as bases do ensino, acompanhadas de algum ensino moral ou religioso e, posteriormente, de noções de história e geografia.

Qual a diferença entre as escolas de hoje e de antigamente?

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração.

Como era chamado os professores de antigamente?

Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.

Como eram educados os filhos de antigamente?

Antigamente, a educação das crianças se limitava ao que se aprendia em casa, sendo que deviam obediência não apenas aos pais, mas a todos os adultos. Quem definia o que era certo ou errado, o que a criança podia ou não fazer eram os pais e estes não podiam ser questionados por seus filhos.

Como era a educação no Brasil no passado?

Havia uma divisão clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, nas chamadas missões; já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios, locais mais estruturados por conta do investimento mais pesado.

Como era o professor na pedagogia tradicional?

Na metodologia da Pedagogia Tradicional, os professores são considerados figuras centrais e únicos detentores do conhecimento, repassados aos alunos por meio de aulas expositivas. Aos estudantes, reduzidos a expectadores das aulas, cabem apenas reproduzir e memorizar os saberes.

Qual é a função de um professor?

O Professor tem uma missão muito importante: a de ensinar. Cabe a este profissional a capacitação de aprendizado de crianças, jovens e adultos. Além de passar o conhecimento da matéria, o professor tem como tarefa avaliar os alunos por meio das correções de provas ou exercícios, e criar novos conteúdos.

Como o professor era percebido no modelo tradicional de ensino?

No modelo de ensino tradicional, somente o professor era detentor do conhecimento; os alunos eram apenas ouvintes e o professor tinha dificuldade de identificar se o aluno havia aprendido ou não.

Qual a diferença entre a educação tradicional e a escola nova?

No ensino tradicional, o professor é a principal fonte de conhecimento e autoridade em sala de aula. Já no ensino moderno, os professores assumem o papel de facilitadores do aprendizado, orientando e apoiando os alunos em suas jornadas educacionais, incentivando a autonomia e a descoberta.

Como era o professor na Idade Média?

Os professores eram clérigos de ordens menores e lecionavam as chamadas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, que mais tarde constituíram o currriculum de muitas universidades.

O que mudou nas escolas de antigamente para hoje?

Se fala em menos tempo despendido, de forma mais efetiva. Se fala em desenvolver habilidades gerais e aprofundar em algumas mais específicas. Se fala em competências do século XXI e em preparar seres humanos completos para a vida. Se fala em crianças protagonizando seu aprendizado enquanto se divertem.

O que as crianças faziam depois da escola antigamente?

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

Como era a sala de aula de antigamente?

A escola de antigamente era muito diferente da escola que conhecemos hoje em dia. As salas de aula eram mais simples, os métodos de ensino eram mais rígidos e as tecnologias não faziam parte do cotidiano dos estudantes.

Quem veio primeiro o aluno ou o professor?

Quem apareceu primeiro foi a galinha. E aí ela (a galinha, quer dizer, o professor) foi depositando seus ovos (o modo-ensinamento ou a ensinagem) no paciente ensinado (o aluno). Configurado um corpo docente, surgiu, portanto, o ensino.

O que é ser professor resumo?

Ser professor é poder transformar realidades, despertar sonhos e impactar no futuro de muitos alunos. É ter vocação e sabedoria, especialmente a partir da pandemia, que fez com que todos tivéssemos que nos reinventar. Os conhecidos "quadro-negro e giz" deram lugar às diferentes formas mais contemporâneas de ensinar.

O que é ser um professor tradicional?

O perfil do professor tradicional nos dias de hoje preza pelo respeito a sua autoridade, a organização da sala, como por exemplo, carteiras enfileiradas. O professor dessa categoria opta por aulas expositivas e o silêncio absoluto.

Como eram as primeiras escolas e como evoluíram ao longo do tempo?

Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos. A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, “lugar do ócio”.

Como era as escolas a 50 anos atrás?

Como eram as escolas brasileiras no passado? A escola brasileira há 50 anos tinha um modelo educacional focado nos métodos tradicionais e uma forte pedagogia comportamental. A classe liderada pelo professor e não tinha uma educação centralizada na participação ativa dos alunos.

Como era a escola há 30 anos atrás?

Como era a escola a partir dos anos 30 no Brasil:

Meninos e meninas frequentavam escolas diferentes, pois as turmas não eram mistas e a educação feminina era entendida como desnecessária e por isso poucas meninas estudavam. A primeira coisa que faziam em sala de aula era cantar o hino nacional.

Como era chamado o ensino médio antigamente?

Segundo grau ou ensino médio? O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Artigo anterior
O que mais está sendo vendido em 2021?
Artigo seguinte
Quem tem dislexia é considerado deficiente?