Qual era o objetivo dos jesuítas no Brasil Colônia e como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?
Perguntado por: Rui Lourenço Lima Ramos | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 5/5 (24 avaliações)
Segundo o próprio texto do Ratio Studiorum no capítulo intitulado Regras do Provincial o objetivo dos estudos na Companhia era o de ensinar ao próximo as disciplinas previstas no Plano de Estudos com o intuito de levar as pessoas ao Criador.
Qual o objetivo dos jesuítas no Brasil Colônia?
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares.
Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?
O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios.
Como era o ensino dos jesuítas no Brasil colonial?
O ensino jesuítico era dividido entre a catequese e o ensino de humanidades. Aos índios era ensinado a ler e escrever, mas, também os ensinamentos católicos e todos esses ensinamentos eram baseados em livros bíblicos coma intenção de aculturá-los.
Como era o método de ensino dos jesuítas?
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
História da Educação - Ratio Studiorum: a pedagogia jesuítica
Quais são as principais características da educação jesuitica?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Qual a tendência pedagógica utilizada pelos jesuítas?
A pedagogia adotada pelos jesuítas caracterizou-se pelo espírito inaciano, apoiando-se no currículo humanista, na unidade de método e ordem. A qualidade do ensino, a formação de pessoas críticas, criativas, competentes e dispostas a modificar a realidade são propósitos máximos da educação jesuítica.
Quais as principais características da educação na época do Brasil Colônia?
Nesse novo período, a educação no Brasil consistia apenas nas chamadas Aulas Régias, com aulas de Latim, Grego e Retórica feitas por professores vitalícios e despreparados; sendo que este novo sistema gerou o verdadeiro caos no processo de ensino no território brasileiro.
Qual era o objetivo das missões jesuíticas?
Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.
Que importância teve para a educação popular a presença dos jesuítas no Brasil?
É incontestável que os jesuítas foram os primeiros educadores da juventude brasileira e foram também os pioneiros da civilização do país, onde lançaram os fundamentos de nossos edifício social, as bases segundo as quais formou-se nosso espírito público.
Por que os jesuítas queriam catequizar os índios?
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
O que motivou os jesuítas a se deslocaram para a América?
Nas primeiras décadas da colonização, a enorme dificuldade para se obter mão de obra escrava africana motivou vários colonos a buscarem a força de trabalho compulsória dos índios.
O que aconteceu com as missões jesuíticas?
As missões acabaram após a expulsão dos jesuítas em 1759 pelo Marquês de Pombal, por conta da sua influência e domínio da educação, além da sua autonomia própria, desvinculada do Estado de Portugal.
O que podemos destacar na atuação jesuíta?
- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica; - Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões; - Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Por que os jesuítas foram expulsos do Brasil?
Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores. Os envolvidos, suas famílias e servos, foram torturados e mortos. A época ficou conhecida como o Terror Pombalino.
Como era a educação no Brasil antigamente?
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.
Como era a educação no Brasil Império?
Mesmo assim, O ensino no período Imperial foi organizado em três níveis: primário, secundário e superior. O primário era somente para ensinar ler e escrever, o secundário se manteve nas aulas régias e o ensino superior voltado para as elites.
Como era a educação no tempo do Império?
O Império foi marcado por grandes derrotas em relação à Educação, pois, era claro o interesse dos nobres em que o ensino se limitasse àqueles que tinham dinheiro. Nesse período pouco se fez ao ensino primário, pois, nunca fora o objetivo da corte, como já citado, anteriormente.
Qual o legado pedagógico que os jesuítas deixaram para educação brasileira?
Podemos ressaltar que foram os jesuítas os primeiros a utilizar a pedagogia, eles ensinaram aos índios a ler e escrever, mas havia um jogo de interesses mútuos que destituíram os indígenas de sua cultura, da sua identidade, dos seus valores e ideologias.
Como era o ensino com a utilização do Ratio Studiorum?
A estrutura pedagógica das escolas do Ratio Studiorum era idêntica à das nossas escolas do Brasil contemporâneo, já que os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam provas, geralmente orais.
Qual o ideário pedagógico implícito ao Ratio Studiorum?
No entanto, o ideário pedagógico subjacente ao Ratio Studiorum é o que chamamos comumente de pedagogia tradicional, conforme nos relata Saviani (2010), baseada nos ensinos de Aristóteles (no curso de Filosofia) e Tomás de Aquino (no de Teologia), o plano de Estudos da Companhia de Jesus desempenhou um papel de grande ...
Quais seriam as principais características e objetivos do projeto educacional jesuítico implementado no Brasil?
Seu objetivo era tentar sustar o grande avanço protestante da época, e para isso utilizou-se de duas estratégias: por meio da educação dos homens e dos índios; e por intermédio da ação missionária, procurando converter à fé católica os povos das regiões que estavam sendo colonizadas.
Quais as duas frentes educacionais estruturadas pelos jesuítas?
É importante destacar que os jesuítas trabalhavam em duas frentes: de um lado serviam para atender os órfãos portugueses e os filhos da elite colonial, onde esses depois de concluir a educação oferecida no Brasil, eram encaminhados a metrópole para concluir seus estudos; de outro lado estavam as reduções (Missões), que ...
Quem destruiu as missões?
As missões sofreram sucessivos ataques, principalmente pelos mercadores de escravos. Como estratégia para livrar os índios, em 1818, os jesuítas propuseram que os indígenas se tornassem vassalos do rei.
O que os jesuítas fizeram no Brasil?
Jesuítas no Brasil
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
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