Qual era o objetivo da pesquisa do médico George Gey?

Perguntado por: Gil André Castro  |  Última atualização: 1. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

No mesmo hospital, mas em outra ala, funcionava o laboratório de George Gey, um médico fisiologista. Gey era um pesquisador obsessivo e tinha um grande objetivo de vida: encontrar células que sobrevivessem fora do corpo humano e pudessem ser cultivadas em laboratório.

O que havia de especial nas células de tumor estudadas pelo médico George G?

As células do tumor que foram retiradas do corpo de Henrietta foram mantidas na unidade hospitalar de câncer do hospital pois Gey havia descoberto que elas podiam ser cultivadas indefinidamente no laboratório.

Quem foi Henrietta Lacks Brainly?

Quem foi Henrietta Lacks? Henrietta Lacks foi uma mulher afro-americana, diagnosticada, em 1950, com câncer de colo de útero, quando tinha pouco mais de 30 anos. Durante as consultas, médicos retiraram, sem ela saber, amostras das células de seu tumor, que depois foram usadas para fins de pesquisa médica.

Como ficou conhecida as células de Henrietta Lacks?

As células de Lacks, popularizadas como células “HeLa”, foram usadas desde 1951 até hoje em experimentos científicos, a maioria deles sem o conhecimento e consentimento dela ou da família.

Qual a importância das células HeLa?

Sua aplicação possibilitou a pesquisa sobre a natureza de diversos tipos de câncer, o desenvolvimento de vacinas, o mapeamento de genes, o tratamento de doenças e os mecanismos envolvidos por trás delas. As células HeLa também foram fundamentais no estudo da tuberculose, do HIV e do Papilomavírus humano ( HPV ).

As células imortais de Henrietta Lacks — Robin Bulleri

37 questões relacionadas encontradas

O quê Henrietta Lacks fez de importante na história?

As células do tumor que foram retiradas do corpo de Henrietta foram mantidas na unidade hospitalar de câncer do hospital, porque Gey havia descoberto que elas podiam ser cultivadas indefinidamente no laboratório.

Em que polêmica Henrietta Lacks esteve envolvida?

As células de Henrietta Lacks — batizadas de HeLa — estiveram envolvidas na compreensão do câncer de colo do útero, da tuberculose, do ebola e do HIV, estabelecendo também as bases para as vacinas contra poliomielite, HPV (papilomavírus humano) e covid-19.

Quais seriam os problemas éticos no caso das células HeLa?

As questões bioéticas relacionadas ao caso não se limitam apenas a problemática da falta de consentimento de Lacks mas também da manifestação do racismo científico. As evidências relacionadas ao racismo científico do caso podem ser melhor compreendidas através de uma análise do contexto histórico daquele século.

Quais são as células HeLa?

As células HeLa foram a primeira linhagem celular imortal cultivada com sucesso em laboratório. Desde os anos 50 do século passado elas são utilizadas amplamente por laboratórios, pesquisadores e cientistas no mundo todo. A sua descoberta revolucionou a ciência, mas principalmente a medicina.

Como Henrietta Lacks mudou a medicina?

A capacidade de produzir células HeLa rapidamente em laboratório levou a importantes descobertas e revoluções na medicina. Em 1954, a vacina de Jonas Salk começou a ser testada e produzida em massa com as células de Henrietta.

Qual foi a primeira conquista das HeLa?

A primeira conquista das HeLa foi um dos mais importantes avanços da medicina do século 20: a vacina contra a poliomielite.

Como a célula sobrevive?

Em uma célula humana média, de 100 a 500 mitocôndrias produzem energia na forma de moléculas de ATP, que agem como baterias para transportar energia para o restante da célula. A qualquer momento, uma ou duas mitocôndrias fragmentam (fissão) ou se reformam (fusão) para eliminar quaisquer partes danificadas.

Como são chamadas as células descrita pelo texto Qual é a razão desse nome?

Resposta: São chamadas de células HeLa!

Quais são as organelas que não estão presentes na célula he lá?

b) As organelas presentes nas células da cebola, mas não nas células He-La, são a parede celular e os cloroplastos.

O que acontece com as células cancerigenas após a morte?

Uma célula normal com danos irreparáveis ao DNA sofrerá apoptose. Uma célula cancerosa com danos irreparáveis no DNA não sofrerá a apoptose e continuará se dividindo.

Onde surgiu a célula Hela?

No entanto, poucos sabem a origem da sigla e, tampouco, a história de Henrietta Lacks, uma mulher negra que viveu entre os anos de 1920 e 1950, nos Estados Unidos, da qual foram extraídas células cancerosas que originaram a primeira linhagem imortal de células humanas.

Quem usou o termo celular pela primeira vez o que ele observou ao microscópio?

Apesar de os primeiros materiais biológicos terem sido observados por Leeuwenhoek, foi Robert Hooke (1635-1703) que observou pela primeira vez a estrutura a qual chamou de célula. Seus estudos foram publicados no livro Micrographia, e o termo célula ficou conhecido mundialmente, sendo até hoje utilizado.

Quais são os três pilares que sustentam a teoria celular?

Os três princípios da teoria celular são descritos abaixo: Todos os organismos vivos são compostos de uma ou mais células; A célula é a unidade básica de estrutura e organização nos organismos; As células surgem de células preexistentes.

Qual é o nome do cientista que descobriu a célula?

A descoberta foi feita por Robert Hooke após analisar cortes de cortiça no microscópio. Esse cientista percebeu que o material era formado por pequenas cavidades, o que denominou de célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento).

O que é uma célula morta?

Morte celular se caracteriza por um conjunto de fenômenos bioquímicos que causam a morte das células. Ou seja, elas saem do estado de homeostase e perdem (de maneira irreversível) a sua capacidade adaptativa.

Quais as últimas células do corpo humano a morrer?

Como o corpo humano é movido a oxigênio, as últimas células a morrer são as que menos precisam de oxigênio: as epiteliais da córnea.

O que faz uma célula morrer?

As células são mortas por coisas que podem causar danos (tais como produtos químicos tóxicos ou lesão física) em um processo chamado necrose. As células são estimuladas para ativar a morte celular programada. A forma melhor compreendida de morte celular programada é a apoptose.

O que havia de especial nas células de tumor estudadas pelo médico George G?

As células do tumor que foram retiradas do corpo de Henrietta foram mantidas na unidade hospitalar de câncer do hospital pois Gey havia descoberto que elas podiam ser cultivadas indefinidamente no laboratório.

Por que o uso das células HeLa revolucionou a prática laboratorial de testes em culturas de tecidos?

As células HeLa são células genética e morfologicamente diferentes do tecido original, e não possuem dependência de ancoragem nem inibição por contato, além de serem capazes de proliferar infinitamente quando em cultura.

Artigo anterior
Qual a melhor praia de Ubatuba para passar com a família?
Artigo seguinte
O que é circunscrição sobre a via?