Qual edição mais recente da Tabela Periódica?

Perguntado por: Irina Érica Matos Freitas  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

A versão mais recente da Tabela Periódica (datada de 4 de maio de 2022) inclui os mais recentes valores de peso atômico padrão abreviados divulgados pela Comissão IUPAC sobre Abundâncias Isotópicas e Pesos Atômicos (CIAAW), compilados como parte da Tabela de Pesos Atômicos Padrão 2021, do ano 2021.

Quando foi a última vez que a tabela periódica foi atualizada?

Tabela periódica atual

A última atualização realizada na Tabela Periódica foi no ano de 2016, quando os elementos 113, 115, 117 e 118 passaram a fazer parte oficialmente dela.

Como ficou a versão atual da tabela periódica?

A maioria dos elementos da tabela periódica são metais — quase 75%. A principal diferença da tabela periódica moderna para a tabela proposta por Mendeleev é que, atualmente, a tabela periódica é organizada em ordem crescente de números atômicos, e não de massas atômicas.

Qual e o elemento químico 119?

Ununénio ou ununênio, também conhecido como Eka-frâncio (devido a suas propriedades presumivelmente semelhantes às do frâncio) ou simplesmente "Elemento 119", é um hipotético elemento químico ainda não descoberto representado pelo símbolo temporário Uue possuindo número atômico 119.

Quantas tabelas periódicas existem?

Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim.

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA - DIAGRAMA DE PAULING

15 questões relacionadas encontradas

Como foi a evolução da tabela periódica?

A história da tabela periódica começa em 1829 com a "lei das tríades" de Johann Wolfgang Döbereiner e termina com a disposição sistemática de Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer dos elementos químicos demonstrando a periodicidade dos mesmos em uma tabela organizada.

Qual e o elemento 121?

Unbiúnio é o elemento teórico de número atômico 121 (e símbolo Ubu), que seria o 3o elemento do 8o período da Tabela Periódica.

Qual foi o último elemento da Tabela Periódica a ser descoberto?

O último elemento a ser descoberto foi o Tenesso, de símbolo químco Ts e número atómico 117, e que se tornou o mais recente membro da família dos halogénios na Tabela Periódica.

Qual e o elemento tóxico?

Mercúrio (Hg), Arsênio (As), Chumbo (Pb), Cádmio (Cd), Cromo(Cr) e Níquel (Ni) são os campeões de toxicidade. Mesmo em baixas concentrações, eles são muito perigosos para a saúde.

Quem modificou a tabela periódica?

A Tabela Periódica moderna foi criada em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleev (1834-1907).

Quem mudou a tabela periódica?

Por exemplo, o número atômico, características físicas e outros. A tabela periódica é um dos instrumentos mais importantes na química porque fornece todas as informações conhecidas a respeito dos elementos. O químico russo Dmitri Mendeleev criou a atual versão da tabela em 1869.

Qual e a única letra do alfabeto que não aparece na tabela periódica?

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? Resposta abaixo, A letra que não aparece é o J, Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

Quantos elementos entraram na tabela periódica recentemente?

Trata-se dos elementos 113, 115, 117 e 118, identificados nas últimas décadas por cientistas russos, japoneses e americanos e que completam a sétima fila da tabela periódica. Eles ainda não têm um nome oficial.

Qual e o elemento mais pesado?

O ósmio é um metal de coloração branco-azulada considerado o mais denso de todos os metais da Tabela Periódica. O ósmio é o mais pesado dos metais. Ouça o texto abaixo! O ósmio, número atômico 76, é um metal de coloração branco-azulada pertencente ao grupo 8 da Tabela Periódica.

Qual o primeiro e último elemento da Tabela Periódica?

Até 2016, a tabela periódica contém 118 elementos confirmados, do elemento 1 (hidrogênio) até o 118 (oganesson). Os elementos 113, 115, 117 e 118 foram confirmados oficialmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) em dezembro de 2015.

Qual e o elemento mais radioativo da Tabela Periódica?

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

Qual e o elemento 100?

O férmio (em homenagem a Enrico Fermi) é um elemento químico sintético, de símbolo Fm, número atômico 100 (100 prótons e 100 elétrons) com massa atómica [257] u.

Qual elemento número 1?

Atualmente são 118 elementos químicos, os quais são dispostos na Tabela em ordem crescente de números atômicos, da esquerda para a direita, iniciando no hidrogênio (número atômico igual a 1) e terminando no recém-incluído oganessônio (número atômico igual a 118).

Qual e o elemento K?

O potássio (K) é um metal alcalino pertence ao grupo 1 da tabela periódica com número atômico 19. É facilmente oxidado pelo gás oxigênio e reage violentamente com água. Está entre os dez elementos mais abundantes da crosta terrestre.

Qual foi o primeiro elemento que descobriu?

Estava assim descoberto o primeiro elemento químico após a definição de Robert Boyle. Henning Brand (1630-1710) Alemanha: descobre o Fósforo, primeiro elemento químico descrito após a definição de Boyle.

O que foi o parafuso telúrico?

Parafuso Telúrico: criado em 1862, por Alexandre Béguyer de Chancourtois (1819-1886). Os elementos eram agrupados em ordem crescente de massa atômica em formato de um parafuso, ou seja, na forma de um espiral de 45°, em que havia 16 elementos em cada volta.

Por que a tabela periódica tem esse nome?

Porque ela tem o nome de tabela periódica? É chamada de periódica porque mostra a repetição de algumas propriedades que alguns elementos tem em comum. Ou seja, as propriedades aparecem de forma 'periódica'.

Artigo anterior
Tem ccleaner para iPhone?
Artigo seguinte
Qual a vantagem da gasolina Podium?