Qual é o valor semântico de se?

Perguntado por: Rúben Diego Azevedo Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Os valores semânticos de se - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Quero saber se o vocábulo se tem muitos valores semânticos. Podem dar exemplos desses valores semânticos (se eles existirem): reflexividade, reciprocidade, passividade, causalidade, condicionalidade, concessão, temporalidade, proporcionalidade, comparação ...

Qual valor semântico de se?

A conjunção "SE", além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar oração subordinada substantiva com função de sujeito ou de objeto direto, sendo denominada, nesse último caso de conjunção integrante.

O que é valor semântico exemplos?

Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!

Como descobrir o valor semântico?

O valor semântico é o significado atribuído às palavras dentro de um determinado contexto. Ou seja, essas palavras ganham sentido de acordo com todo o conjunto da oração.
...
Exemplo:
  1. A menina comprou uma linda flor vermelha.
  2. Sua irmã, Carla, é uma flor!
  3. Chegou derrubando tudo, delicado como uma flor!

Que valor semântico a palavra então?

Então pode ser usado com uma função semelhante à de uma conjunção quando tem um valor argumentativo1, como em: (2) «O João adora dançar, então vai participar no concurso.» Neste caso, então relaciona as duas orações, introduzindo uma conclusão que se pode extrair do que ficou dito anteriormente.

VALOR SEMÂNTICO DAS PREPOSIÇÕES PARA PROVAS - Profa. Pamba

32 questões relacionadas encontradas

Que tipo de conjunção E a palavra então?

Então: advérbio / conjunção - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Perante estas frases : "Estudo, então, pressuponho que vou ter boa nota" ou "Chove, então, a seca passará". Para mim, a palavra "então", nesta situação tem valor de (conjunção) conclusiva, tal como "logo" o teria também.

Qual é a classe gramatical de então?

Significado de Então

advérbio Agora ou naquela circunstância: acabei então de perceber que havia sido enganada! Em determinada situação; nessa circunstância: o chefe está bem-humorado, então não há discussão.

Qual é o valor semântico da conjunção e?

Os valores da conjunção e - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A conjunção aditiva e apresenta valores semânticos, como adversidade («mas», porém»), conclusão /consequência («portanto, por isso, então»).

O que é valor semântico das conjunções?

Valor semântico das conjunções

As conjunções são conectivos que ligam orações e termos de igual função (coordenativas) ou que ligam duas orações, na qual uma determina ou completa o sentido da outra (subordinativas). O valor semântico da conjunção coordenativa pode ser: Aditivo: Comeu pipoca e bolo de chocolate.

Qual é o valor semântico de MAS?

Mas para Neves, em “Gramática e Usos do Português”, a conjunção “mas”, vem classificada com outros sentidos, não só como uma conjunção adversativa, mas com valores semânticos como: Contraste entre positivo e negativo, ou vice-versa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são os tipos de semântica?

  • Semântica: Denotação e Conotação.
  • Semântica: Sinonímia e Antonímia.
  • Semântica: Hiperônimo e Hiponímia.
  • Semântica: Paronímia e Homonímia.
  • Semântica: Polissemia e Ambiguidade.

Quais são as relações semânticas?

O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia.

Como usar a conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

Por que essa relação semântica se estabelece?

A semântica refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases do texto, a incoerência aparece quando esses elementos não possuem significado entre si. É estabelecida entre os significados dos elementos do texto através de uma relação logicamente possível.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Que valores semânticos os sufixos?

Os sufixos são morfemas (menor unidade com significado) colocados após o radical, que modificam a classe gramatical da palavra e demonstram os valores e intenções do falante. Se ao adjetivo belo for acrescido um sufixo, formaremos o substantivo beleza. ...

Quais são as conjunções?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Que relação semântica é estabelecida pela conjunção e entre as orações?

As conjunções unem elementos ou orações em um mesmo enunciado. Elas podem ser coordenativas ou subordinativas, dependendo da relação de independência ou de dependência entre os elementos unidos por elas.

Que com valor de preposição?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. A palavra que pode exercer diferentes funções sintáticas na construção dos enunciados.

Onde usar o então?

Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namorava-se então no portão de casa. Naquele momento – Foi então que perceberam o engano. Assim sendo – Se for o que você deseja, então ficaremos em casa.

O que substitui a palavra então?

1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

O que quer dizer a expressão desde então?

Desde então ou para então, até, desde ou para esse tempo. Usa-se para questionar o que foi dito anteriormente. Nesse caso.

Artigo anterior
Quem patrocinava os artistas do Renascimento?
Artigo seguinte
O que são diferenciais?