Qual é o tratamento oferecido a um paciente com possível TRM?
Perguntado por: Isabela Alexandra de Nunes | Última atualização: 6. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)
Os princípios gerais do tratamento cirúrgico do paciente com TRM são: 1) descompressão do sistema nervoso, medula e raízes; 2) alinhamento da coluna vertebral para permitir estabilização; 3) estabilização da coluna vertebral para permitir o apoio do paciente e reduzir a deformidade; 4) início da reabilitação, o mais ...
Quais os tratamentos para pacientes com traumatismo raquimedular?
O repouso é necessário para que os ossos da coluna se recuperem totalmente, cuidados com decúbito para evitar úlceras de pressão e fisioterapia para disfunção da bexiga e do intestino, também são fundamentais.
Qual é o tratamento inicial para uma suspeita de TRM?
O tratamento do doente vítima de TRM inicia-se na abordagem inicial do paciente politraumatizado, segundo especificações do ATLS , tomando- se os cuidados necessários quanto a imobilização da coluna a fim de se evitar a progressão ou mesmo o surgimento de lesões neurológicas.
O que é sequela de TRM?
O trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neuroló- gicos, tais como alterações da função motora, sensiti- va e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva (18-35 anos)1.
Qual o papel da enfermagem no cuidado ao paciente com TRM?
O enfermeiro participa do processo de reabilitação para o funcionamento intestinal dos pacientes com TRM, que inclui o planejamento e preparo da díade paciente-cuidador desde sua primeira internação, visando à continuidade do cuidado em domicílio, por meio de estratégias educativas, que contemplem as possíveis ...
Lesão Medular
Quais os cuidados de enfermagem para este paciente?
- Higienização das mãos. ...
- Uso correto de dispositivos, sondas e medicamentos. ...
- Prevenção de quedas de pacientes. ...
- Cuidado com as lesões de pressão. ...
- Cirurgia efetiva. ...
- Comunicação efetiva e transparente.
Quais são os principais cuidados de enfermagem?
- Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
- Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
- Promover a segurança do paciente. ...
- Prevenir complicações de doenças. ...
- Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
- Prevenção de lesões por pressão.
Quanto tempo dura a fase de choque medular?
Além disso, deve-se lembrar do período de choque medular (fase em que há interrupção fisiológica da condução pela medula e que termina, de modo geral, 24h após o acidente), já que nesse tempo há uma incapacidade de testar os reflexos do paciente.
Qual a principal causa do TRM?
No Brasil, as principais causas de traumas de coluna cervical são as quedas (40%), seguidas pelos acidentes automobilísticos (22%). O sexo masculino é um fator de risco para o trauma raquimedular, sendo responsáveis por 88% dos casos.
Quais são os sinais e sintomas do trauma raquimedular?
- perda dos movimentos na região do pescoço para baixo (tetraplegia) ou do tronco e das pernas (paraplegia);
- alteração na sensibilidade da pele ao calor, ao frio ou à dor;
- espasmos musculares;
- dores por lesão nos nervos;
- alteração dolorosa da sensibilidade;
Qual é vértebra que a pessoa fica Tetraplegica?
Qual é a vértebra que a pessoa fica tetraplégica? Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico, e acima de C4 interrompem o controle da respiração, parando a respiração instantaneamente.
É possível voltar a andar depois de uma lesão na medula?
Voltar a andar é possível após lesão de medula com reabilitação combinada. ATUALIZADO em 26 de setembro de 2018 — Recuperar a habilidade de andar após uma lesão de medula espinhal pode ser possível com uma combinação de métodos de reabilitação, sugere uma nova pesquisa.
Qual a conduta terapêutica apropriada para trauma raquimedular?
O tratamento do trauma raquimedular poderá ser conservador ou cirúrgico. A intervenção cirúrgica visa prevenir novas lesões neurológicas e inclui técnicas para descompressão de estruturas neurais e restauração da estabilidade da coluna.
O que é TRM na fisioterapia?
O traumatismo Raquimedular (TRM) é caracterizado por uma lesão na medula espinal, que gera alterações nas funções motoras e sensitivas.
Quais são as complicações do trauma raquimedular?
A principal complicação é a pulmonar, com alto risco de óbito. A causa mais importante de óbito entre os pacientes com trauma raquimedular é a pneumonia. Entretanto, outras complicações podem estar presentes.
Quais são os tipos de trauma raquimedular?
Cabe aqui a diferenciação entre TRM primário ou secundário. A TRM primária trata-se do insulto inicial, onde a fratura ocorreu. A TRM secundária envolve as lesões secundárias medulares, como o edema medular, a ocorrência de disautonomia, espasticidade, entre outros.
Quem tem TRM?
No Brasil a prevalência de TRM é de 40 casos novos/ ano/ milhão de habitante, ou seja, cerca de 6 a 8 mil casos novos por ano, sendo que destes 80% das vítimas são homens e 60% se encontram entre os 10 e 30 anos de idade,trata-se definitivamente de uma patologia de alto impacto sócio-econômico no nosso país, o custo ...
Quais são as principais sequelas da lesão medular?
São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda é decorrente da hipercoagulabilidade sanguínea, das alterações endoteliais e da estase venosa (tríade de Virchow).
Quais são os exames para o diagnóstico de traumatismo raquimedular?
A primeira abordagem diante de um trauma Raquimedular é a radiografia simples levando em consideração as condições do paciente, se houver politraumatismo e múltiplas lesões são realizadas as incidências Antero posterior (AP) e perfil sendo complementado com tomografia computadorizada (TC) e ou ressonância magnética (RM ...
Qual a lesão medular mais perigosa?
Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.
Como se recuperar de uma lesão medular?
A prática da fisioterapia, natação e exercícios físicos de musculação são grandes aliados quando o assunto é o tratamento de lesões na medula, pois trazem ao paciente uma melhor mobilidade e o auxiliam a desenvolver novamente os movimentos.
O que explica a recuperação dos pacientes que sofreram lesão medular?
A recuperação de uma lesão na medula espinhal depende da localização (nível) e do grau da lesão. Quanto mais alto for o nível da lesão, maior será a deterioração física e a necessidade de reabilitação. Uma lesão no nível do peito ou mais abaixo causa fraqueza ou paralisia das pernas (paraplegia).
Qual é o principal direito do paciente?
Todos têm direito a receber cuidados médicos e de saúde, sem distinção de raça, sexo, idade, condição social, nacionalidade, opinião política, religião ou por ser portador de qualquer doença infecto-contagiosa.
De quem é a obrigação de dar banho no paciente?
Segundo o regulamento do hospital, um paciente não pode tomar banho com apenas um profissional. Pedro de Jesus explica, no entanto, que o banho deve ser acompanhado por mais de um enfermeiro quando o caso do paciente é de extrema gravidade.
Como explicar o procedimento ao paciente?
- Use imagens. ...
- Use uma câmera intra-oral. ...
- Explique como será o tratamento. ...
- Incentive o paciente a perguntar. ...
- Empregue linguagem didática e mais simples.
Como evitar hemorróidas no parto?
Quais são os tipos de aterramento?