Qual é o tratamento da histeria?

Perguntado por: Soraia Pinho de Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

O tratamento para a histeria deve ser feita com terapia com o objetivo de fazer com que a pessoa consiga controlar melhor os seus sentimentos e sentir-se relaxada, melhorando a sua qualidade de vida.

Como Freud tratava a histeria?

“Freud já dizia que a histeria está associada à sexualidade, não só das mulheres, como ele próprio demonstrou, mas também dos homens, que não estão livres dos conflitos inconscientes”, comenta Mara Lucia.

O que é histeria para a psicologia?

Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.

Quais são os tipos de histeria?

Pertencem ao grupo: astasia-abasia histérica, histeria sem outra especificação (SOE), histeria de conversão, neurose de renda, personalidade múltipla, reação de conversão, reação ou estado dissociativo, síndrome de Ganser (histérica) (OMS, 1978, pp. 179-216).

O que é histeria grave?

A histeria é um termo que se refere a um conjunto de transtornos psiquiátricos que, de acordo com a sua origem, pode ser chamado de transtorno de somatização, desordem de conversão, transtorno dissociativo e personalidade múltipla, que compartilham sintomas que normalmente se manifestam em casos de extrema ansiedade, ...

Psicoterapia da Histeria - Estudos sobre Histeria #5

32 questões relacionadas encontradas

O que é histeria dissociativa?

A HISTERIA COMO COMPORTAMENTO

Os sintomas histéricos de natureza física (sensitivo-motor) passaram a ser denominados somatoformes (incluindo-se aqui a conversão e a somatização) e as manifestações de natureza psicológica passaram a ser denominadas dissociativas.

Qual é o mecanismo de defesa específico da histeria?

O símbolo que a histeria cria é especial, uma vez que não tem uma relação exata com a causa original. Ocorre o isolamento (esquecimento) da causa original que gerou o desprazer, o que constitui o recalcamento como uma defesa patológica, e, em seu lugar, as ideias excessivamente intensas.

O que é mecanismo psíquico?

É o mecanismo em que um pensamento ou comportamento é isolado dos demais, de forma que fica desconectado de outros pensamentos.

Quais são os mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

Qual mecanismo de defesa específico da neurose obsessiva?

Assim, nesta neurose, o conflito entre as instâncias psíquicas tem uma par- cela especialmente grande na formação dos sintomas obsessivos. Além da formação reativa, a neuro- se obsessiva apresenta outros mecanismos de defesa. Nos sintomas obsessivos, encon- tram-se também o deslocamento, o isola- mento e a anulação.

Como saber se estou dissociando?

Principais sintomas
  • Amnésia temporária, seja de eventos específicos ou de um período do passado;
  • Lentificação dos movimentos e reflexos ou impossibilidade de se mover, semelhante a um desmaio ou um estado de catatonia;
  • Perda da consciência de quem é ou de onde está;
  • Movimentos semelhantes a uma crise epiléptica;

Quais são os principais sintomas do transtorno dissociativo?

Quais são os principais sintomas do transtorno dissociativo?
  • Alterações de memória e confusão mental. ...
  • Problemas relacionados aos movimentos. ...
  • Múltiplas personalidades. ...
  • Fator de estresse marcante. ...
  • O transtorno dissociativo como mecanismo de defesa.

Como age uma pessoa com transtorno dissociativo?

A pessoa apresenta duas ou mais identidades e tem falhas em suas memórias sobre eventos rotineiros, informações pessoais importantes e eventos traumáticos ou estressantes, bem como vários outros sintomas, incluindo depressão e ansiedade.

Quais são os fatores que influenciam nos transtornos dissociativo?

Quais são as causas? Segundo especialistas, o Transtorno Dissociativo de Identidade é causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância. Em muitos casos, esses eventos traumáticos são fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.

Qual o transtorno dissociativo mais grave?

O transtorno dissociativo de identidade, anteriormente chamado transtorno de personalidades múltiplas, é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por ≥ 2 estados de personalidade (também chamados alter egos ou estados do eu ou identidades) que se alternam.

Como é o comportamento de uma pessoa com transtorno de personalidade?

A pessoa pode ser insensível, se isolar ou não ter empatia e também pode ter medo de abandono e necessidade de atenção. Familiares e amigos, frequentemente, a acham confusa.

Quais são os principais transtornos dissociativos?

Há quatro subtipos principais, segundo o DSM-IV: amnésia dissociativa, fuga dissociativa, transtorno dissociativo de identidade e transtorno de despersonalização7.

Quais são os tipos de transtornos dissociativos?

  • Visão geral dos transtornos dissociativos.
  • Transtorno de despersonalização/desrealização.
  • Amnésia dissociativa.
  • Transtorno dissociativo de identidade.

Como saber se a pessoa tem TDI?

Principais sintomas
  1. Ausência de identidade única, ou seja, há duas ou mais personalidades com características, formas de pensar e agir que são próprias;
  2. Falta de identificação com o próprio corpo ou a sensação de que ele pertence a outra pessoa;
  3. Alterações constantes de comportamento, atitudes e opiniões;

É normal ter dissociação?

A dissociação pode ser definida como uma falha na integração de memórias e percepções, afetando as emoções, identidade, representação corporal, entre outros. Embora isso seja normal no dia a dia de todo mundo, raramente ela traz algum prejuízo verdadeiro na vida da maioria das pessoas.

Como saber se estou com despersonalização?

Quais os sintomas de despersonalização?
  1. sentir-se separado do próprio corpo;
  2. sentir-se como um mero observador do corpo. ...
  3. sentir-se como se seu corpo não lhe pertencesse;
  4. não se reconhecer ao olhar no espelho;
  5. sentir-se sem controle sobre o que faz ou que diz;
  6. sentir-se entorpecido física e emocionalmente.

Quanto tempo dura a dissociação?

Experiências de dissociação podem durar um tempo relativamente curto (horas ou dias) ou por muito mais tempo (semanas ou meses). Se você dissociar por um longo tempo, especialmente quando você é jovem, você pode desenvolver um distúrbio dissociativo.

Qual o mecanismo de defesa da neurose?

Seu mecanismo de defesa é o recalque ou repressão. O conteúdo problemático é mantido em segredo. E não só para os outros, mas para o próprio indivíduo que sente.

Quais são os mecanismos de defesa da neurose?

Dentro do campo das neuroses há basicamente três grupos de categorias pelas quais os processos de defesa se desenvolvem: a histeria, a obsessão e a fobia.

São mecanismos de defesas mais presentes nos neuróticos?

Este artigo pretende enfocar os principais mecanismos de defesa presentes na neurose obsessiva, tais como o deslocamento, a formação reativa, o isolamento e a anulação.

Artigo anterior
Como se chama quem gosta de gato?
Artigo seguinte
Qual o personagem mais odiado de Supernatural?