Qual é o tipo e a estrutura do esqueleto encontrado nos espongiários?
Perguntado por: Luciana Francisca de Marques | Última atualização: 3. April 2022Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)
A esponja natural é o esqueleto macio de certas espécies de animais do grupo dos poríferos; esses esqueletos são feitos de um emaranhado de delicadas fibras de uma proteína chamada espongina. Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas.
Como é a estrutura do corpo dos poríferos?
A estrutura corporal dos poríferos pode se assemelhar a um cilindro, barril, vaso ou tubo, contendo em seu interior uma cavidade chamada de átrio ou espongiocele. Na parte oposta à base, encontra-se uma abertura para o meio externo chamada de ósculo, por onde saem os materiais absorvidos.
O que forma o esqueleto das esponjas?
O esqueleto das esponjas é interno e está situado no mesênquima. As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína). ... As esponjas apresentam simetria radial ou podem ser assimétricas.
Quais são as características dos poríferos?
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.
Quais as estruturas que compõem os coanócitos?
As principais estruturas dos coanócitos são o seu flagelo, um colarinho que envolve parte do flagelo e o seu corpo celular com suas organelas. Além da função de nutrição, os coanócitos também realizam função estrutural para esses animais, pois estão presentes em várias partes de um espongiário.
Sistema Esquelético 2/5: Esqueleto Axial e Apendicular. Classificação dos Ossos
O que são coanócitos e qual a função dessas estruturas?
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
O que são os coanócitos?
A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.
Quais as principais características dos poríferos e cnidários?
Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.
Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?
Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.
Quais são as principais características dos cnidários?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Qual tecido é encontrado nas esponjas?
As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
Como é o desenvolvimento embrionário das esponjas?
A partir da fecundação é formada uma célula-ovo que se desenvolverá em uma larva ciliada natante (anfiblástula). Esta larva tem um breve tempo de vida planctônica e depois se fixa ao substrato para dar origem a um novo porífero. Sendo assim, a fecundação das esponjas é considerada interna.
Qual é a composição química do Endoesqueleto das esponjas naturais?
O endoesqueleto é formado por espículas minerais (calcárias ou silicosas, secretadas pelas células escleroblastos) e por filamentos da proteína espongina. ... Quando industrializadas para a produção de esponjas de banho, as esponjas perdem totalmente o seu esqueleto mineral, sobrando apenas às fibras de espongina.
Como é a circulação dos poríferos?
Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.
Como é a respiração dos poríferos?
Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.
O que os poríferos se alimentam?
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que?
Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que *?
04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: A) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
Qual das características abaixo não condiz com os poríferos?
(Fuvest-SP) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é: a) respiração e excreção por difusão direta. b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.
Quais as características gerais dos cnidários quais características eles têm em comum com os os poríferos quais as características exclusivas desse Filo *?
Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos. A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.
O que é poríferos cnidários?
Cnidários e Poríferos
Os Poríferos representam outro grupo de animais invertebrados e aquáticos, que podem viver fixos em um substrato. Eles também são chamados de esponjas ou espongiários.
O que os cnidários têm que os poríferos não tem?
Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor).
Que funções desempenham os coanócitos nos poríferos?
b) A função dos coanócitos, células típicas desse filo, é promover o fluxo de água pelo corpo do animal e absorver partículas de alimentos, as quais são digeridas intracelularmente pelos próprios coanócitos. A função das espículas é dar sustentação ao corpo da esponja.
Qual é a função do Cnidócito?
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Qual a função do espongiocele?
A região interna, chamada espongiocele, é constituída por coanócitos, que são tipos celulares dotados de flagelo, responsáveis pela movimentação de água no interior do animal, e também pela sua digestão.
Qual é o significado do nome Andressa?
Como trabalhar consciência fonológica com a criança?