Qual é o tipo de desenvolvimento indireto apresentado pelo Aedes?

Perguntado por: Raquel Nicole Amaral  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 5/5 (6 avaliações)

Organismos que apresentam metamorfose, como as borboletas, possuem desenvolvimento indireto. Aqueles que não sofrem metamorfose, como o homem, possuem desenvolvimento direto. O mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) é um inseto que sofre metamorfose.

Qual é o tipo de desenvolvimento indireto?

No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.

Qual é o tipo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti justifique?

Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, e o ciclo de vida do Aedes aegypti compreende quatro fases: ovo, larva (quatro estágios larvários), pupa e adulto. Os ovos do Aedes aegypti medem, aproximadamente, 1 mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme {Forattini, 1962).

Qual é o tipo de desenvolvimento do inseto direto ou indireto?

Tipos de metamorfose dos insetos:

Desenvolvimento direto (ametábolo) – neste grupo de insetos os animais não passam por mudanças, ou seja, a partir da eclosão do ovo surge um arquétipo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo.

Que nome se dá ao desenvolvimento indireto dos piolhos?

Os insetos que apresentam desenvolvimento indireto recebem o nome de metábolos. Eles apresentam diferenças entre a forma jovem e adulta, podendo ser classificados em hemimetábolos e holometábolos.

Ciências Desenvolvimento direto e indireto

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de desenvolvimento?

A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.

Quais os três tipos de desenvolvimento dos insetos?

Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Qual é o tipo de desenvolvimento dos insetos?

O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.

Quais animais têm desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

O que é o desenvolvimento direto e indireto?

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).

Qual é o tipo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti Brainly?

Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco menos de 30 minutos. Em um período que varia entre sete e nove dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito: ovo, larva, pupa e adubo.

É nela que o mosquito da dengue se desenvolve?

É importante colocá-la em vasos de plantas para que não ocorra o acúmulo de água (areia); É uma das fases do mosquito da dengue (larva); Objeto importante, no qual jogamos todas as coisas que não utilizaremos mais (lixo); É nela que o mosquito se desenvolve (água parada).

É uma das fases do mosquito da dengue?

O Aedes aegypti passa por quatro etapas até chegar a forma de mosquito: ovo, larva, pupa e forma adulta. Este ciclo varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro.

Quais são os tipos de desenvolvimento dos seres vivos?

Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.

Qual a vantagem do desenvolvimento indireto?

Animais com desenvolvimento indireto

Simplesmente libertam os gâmetas na água, não exibindo qualquer cuidado parental adicional. Normalmente, a libertação de gâmetas nestas espécies é sincronizada entre os indivíduos da população que libertam, assim, um elevado número de células sexuais.

Qual a diferença entre desenvolvimento direto e indireto dos animais?

No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.

O que é um desenvolvimento direto?

É um simples processo de crescimento, já que o ser que nasce ou eclode é morfologicamente muito semelhante ao adulto. Este tipo de desenvolvimento ocorre nos animais ovíparos com uma grande quantidade de vitelo de nutrição no ovo (répteis, aves e alguns insetos como os apterigogénios) e também nos mamíferos vivíparos.

Quais animais realizam a metamorfose completa?

Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

O que é ciclo de vida direto?

Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. Alguns parasitos de ciclo de vida direto e reprodução assexuada multiplicam-se por fissão, e um organismo se divide em dois idênticos. Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.

Como é o desenvolvimento embrionário dos insetos?

Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Quais as fases de desenvolvimento de um inseto?

Holometabolismo, também denominado metamorfose completa, é um termo aplicado para nomear o tipo específico de desenvolvimento observado em um grupo de insetos que inclui quatro estágios de vida – a fase de ovo ou embrionária, a fase larval, a fase de pupa e a fase de imago ou adulta.

Como ocorre o desenvolvimento reprodutivo dos insetos?

A maioria dos insetos tem reprodução sexuada e por oviparidade, isto é, com postura de ovos diretamente no ambiente. De maneira menos comum, pode ocorrer a viviparidade, onde o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do corpo da fêmea que libera a larva/ninfa diretamente. ...

Como os insetos se desenvolvem?

O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.

Qual é o tipo de desenvolvimento da mosca?

O ciclo de desenvolvimento das moscas passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento.

Pode-se afirmar que os insetos têm desenvolvimento?

Os insetos podem ter desenvolvimento direto ou indireto, sendo que os que possuem desenvolvimento indireto podem ser hemimetábolos ou holometábolos.

Artigo anterior
Como armazenar café cru?
Artigo seguinte
Quem criou os direitos autorais?