Qual é o tempo que leva para o juiz conceder uma liminar?

Perguntado por: Marcos Garcia Gomes  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

O pedido de liminar costuma ser analisado rapidamente pelo juiz responsável, levando, em média, dois dias para ser atendido, virando uma decisão.

Quanto tempo o juiz demora para liberar uma liminar?

Quanto tempo leva para ser decidido um pedido liminar ou de tutela antecipada? Considerando-se a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas, em sua maioria, em até 72 horas da propositura da ação, podendo, inclusive, serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.

Qual o prazo para o juiz apreciar uma liminar?

Este recurso permite que o Tribunal decida a questão de forma rápida e conceda então o “pedido de liminar”. O prazo deste recurso é de 15 dias para ser interposto, quando então o Tribunal decidirá, provisoriamente, acerca daquele pedido.

O que vem depois da liminar negada?

Caso a liminar seja negada, é possível entrar com um recurso perante o Tribunal (2ª instância), a fim de que a decisão do juiz possa ser revista por um desembargador. Este recurso é denominado Agravo de Instrumento e tem um trâmite bastante rápido.

Como funciona uma liminar na Justiça?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

Qual prazo para que o juiz analise um pedido de liminar? Advogado especialista explica a lei

25 questões relacionadas encontradas

O que vem depois de uma liminar?

O que acontece depois da liminar? Depois de concedida, como dito acima, a parte contrária pode recorrer através de Agravo de Instrumento. Se não houver recurso ou se a parte contrária recorreu, mas não obteve o efeito suspensivo desse recurso, o processo terá sua tramitação normal.

Como conseguir uma liminar urgente?

Eis, então, os dois requisitos para conseguir uma liminar:

1) o advogado precisa demonstrar que você tem direito; 2) o advogado precisa demonstrar que seu caso é urgente; Há uma outra forma de obter uma "liminar", que é quando a pessoa consegue demonstrar cabalmente, de modo irrefutável, que ela tem direito.

O que fazer quando o juiz não aprecia o pedido de liminar?

Se já houvesse algum despacho e que neste não houvesse manifestação sobre a liminar, caberia embargos de declaração ante a omissão. Nesse caso em que nada foi dito, não cabe agravo de instrumento ante omissão, mas, possível tentativa de despacho pessoal com o julgador poderia suprir a ausência de manifestação.

Quando a liminar perde o efeito?

Modelos que citam Liminar Concedida que Perde o Efeito

A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo."

Qual a diferença entre pedido liminar e tutela de urgência?

A tutela liminar é aquela decidida de pronto pelo juiz, assim que recebe o pedido, sem a manifestação da outra parte. Já a tutela provisória, embora também objetive uma decisão antes de concluída a instrução do processo, pode ou não incluir o contraditório da outra parte antes da decisão.

Como acompanhar um pedido de liminar?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Qual a diferença entre liminar e sentença?

A liminar é uma decisão provisória, e esta decisão precisa passar por um julgamento definitivo (sentença). Ao final do processo, o juiz poderá confirmar, modificar ou revogar a liminar.

Como pedir uma liminar sem advogado?

Para entrar com um processo sem advogado, sinceramente, é bem simples. Basta que os seguintes requisitos estejam todos preenchidos: A causa precisa de ser da competência da Lei nº 9.099/1995. Você precisa reunir toda a documentação necessária para a causa, que varia para cada tipo de caso.

Quem pode suspender uma liminar?

A pessoa jurídica de direito privado que tem delegação para prestar serviço público só pode ajuizar pedido de suspensão de liminar se estiver atuando na defesa de interesse público primário relativo à própria concessão e à prestação do serviço.

O que é negar a liminar?

Significa que um juiz ou uma juíza não concedeu ao autor um pedido feito em caráter de urgência.

Quando a sentença passa a valer?

Decisões só começam a valer depois da publicação em diário oficial.

Para que serve a liminar?

A liminar existe com o objetivo de assegurar pedidos urgentes de uma parte de um litígio.

Quem tem direito de falar com o juiz?

Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

O que acontece se eu perder um processo de pequenas causas?

Se o autor da ação perder a causa, tem até 10 dias para encaminhar recurso por escrito. Nessa situação, necessitará da presença de um advogado. Além disso, esse recurso abre uma segunda fase no processo, havendo, assim, custos.

É possível pedir liminar no curso do processo?

O pedido liminar é cabível em qualquer fase do processo, devendo-se observar os requisitos de cada tipo de tutela previsto em lei. Em geral, o pedido liminar acompanha a petição inicial ou contestação/reconvenção, mas nada impede que, diante do surgimento de urgência no curso do processo, o pedido seja formulado.

Quais são as medidas liminares?

Decisão judicial provisória proferida nos 1º e 2º graus de jurisdição, que determina uma providência a ser tomada antes da discussão do feito, com a finalidade de resguardar direitos. Geralmente concedida em ação cautelar, tutela antecipada e mandado de segurança.

Quando a liminar se confunde com o mérito?

O pedido liminar se confunde em parte com o mérito da demanda, e, sua concessão, nesta etapa, esgotaria o conteúdo da ação. 3. A decisão concessiva ou não da tutela de urgência somente deve ser reformada no juízo ad quem quando demonstrada flagrante abusividade ou ilegalidade, o que não é o caso dos autos.

Como saber se meu processo está em fase final?

Como saber se o processo chegou ao fim? Em alguns casos, o encerramento de um processo pode ser divulgado em publicações oficiais, como diários de justiça ou boletins judiciais. Essas publicações costumam ser disponibilizadas pelos tribunais e podem ser consultadas para verificar se o processo foi encerrado.

Como saber se o advogado está trabalhando no caso?

Para verificar se o advogado está ativo no processo, fique atento a sinais como o recebimento de notificações do tribunal, comunicação frequente e atualizada, participação em audiências e cumprimento de prazos processuais.

O que é um pedido de liminar?

Significa que um juiz ou uma juíza concedeu ao autor um pedido feito em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que poderia ser perdido se ele tivesse que aguardar até o final do julgamento do processo.

Artigo anterior
Quando o BTS in the SOOP foi gravado?
Artigo seguinte
Qual a vitamina que também auxilia na proteção da pele?