Qual é o significado da vacina DTP?

Perguntado por: Martim Matheus Carvalho Pinheiro Vieira  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

Vacina dTpa + IPV (Difteria + Tétano + Coqueluche acelular + Poliomelite) Prevenção: Previne as doenças: Difteria (Crupe), tétano, coqueluche (Pertussis) e poliomielite (Paralisia Infantil).

O que significa a sigla DPT?

Difteria, tétano e pertussis acelular

Trata-se de uma vacina obrigatória que previne três tipos de doenças: difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular).

Por que essa vacina é chamada de DTP?

A DTP, também chamada de tríplice bacteriana, é uma vacina capaz de imunizar os seres humanos contra difteria, tétano e coqueluche (pertússis).

O que é a vacina DTP?

A vacina DTP/DTPa ajuda a proteger contra difteria, tétano e coqueluche.

Quais doenças a DTP protege?

O que previne: Difteria, tétano e coqueluche. Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis), sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio, e água para injeção.

Vacina DTP - Dr. Drauzio Varella - Momento Viva Saúde

35 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença da DTP e DTPa?

A diferença entre as duas vacinas está na concentração de toxóide. A vacina dupla do tipo infantil (DT) contém a mesma concentração de toxóide diftérico e de toxóide tetânico presente na vacina tríplice (DTP), enquanto a dupla do tipo adulto (dT) contém menor quantidade de toxóide diftérico. (Grau B).

O que previne a vacina tetravalente DTP Hib?

A vacina combinada de DTP e Hib é também chamada tetravalente, já que protege, ao mesmo tempo, contra difteria, tétano, pertussis (coqueluche) e infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b.

Porque a vacina DTP dói?

Por ser uma injeção intramuscular (aplicada no interior do músculo), a vacina dTpa pode causar dor e desconforto durante a aplicação. No entanto, a intensidade da dor pode variar bastante de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

Qual a reação da vacina DTP?

Mais de 10% das crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos experimentam dor de cabeça, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço), cansaço e mal-estar. Em até 10% acontecem tontura, náusea, distúrbios gastrintestinais, febre, nódulo ou abscesso estéril (sem infecção) no local da aplicação.

Quem deve tomar a vacina DTP?

A vacina dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular) é recomendada como reforço em crianças a partir dos 4 anos, adolescentes, adultos e também idosos. Grávidas devem receber a dose do imunizante a partir da 20ª semana de gravidez.

Como se chama a vacina contra o tétano?

A vacina possui duas formulações: DTaP (difteria-tétano-coqueluche) para crianças com menos de 7 anos. Tdap (tétano-difteria-coqueluche) para adolescentes e adultos.

Qual vacina substitui a DTP?

Difteria, Tétano e Pertussis (tríplice bacteriana). A vacina DTPa (acelular), quando possível, deve substituir a DTP (células inteiras), pois tem eficácia similar e é menos reatogênica. O esquema é de 5 doses, aos 2, 4 e 6 meses com reforço aos 15 meses.

Quem inventou a vacina DTP?

Em 1942, Kendrick descobriu que sua vacina funcionava melhor na presença dos toxóides diftérico e tetânico, já que os três componentes agiam como adjuvantes entre si. Combinou-os então para formar a vacina DPT ou tríplice bacteriana – a primeira a imunizar contra mais de um microorganismo.

Quantas doses de DPT?

O esquema básico da vacina é de 3 doses com 0,5 ml cada dose e deverá ser aplicada da seguinte maneira: - 1ª dose aos 2 meses de idade - 2ª dose aos 4 meses de idade - 3ª dose aos 6 meses de idade Nota1: Intervalo recomendado entre as 3 doses básicas é de 60 dias e o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Porque tomar a vacina DTPa na gravidez?

A vacina dTpa aplicada após a 20ª semana de gestação induz produção de anticorpos contra tétano neonatal em gestantes que tenham esquema vacinal previamente completo com dT ou que tenham recebido duas doses de dT. Também resulta na produção de anticorpos contra coqueluche, doença que pode acometer gravemente lactentes.

Para que serve a vacina DTPa na gravidez?

“A dTpa é indicada para ser tomada na gravidez porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta”, disse o obstetra. O médico atentou que a dT é importante para prevenção do tétano, infecção, causada por uma bactéria.

Quantos dias demora a reação da vacina DTP?

Geralmente as reações adversas da vacina DTP aparecem entre as primeiras 48h a 72h após a sua administração e costumam ser leves, com resolução espontânea em um curto período de tempo. Na maioria dos casos, não há complicações maiores ou sequelas futuras.

Quantos dias dura febre de vacina DTP?

2. Febre ou dor de cabeça. Após a aplicação da vacina pode surgir febre baixa, durante 2 ou 3 dias. Além disso, nestes casos também é comum surgir dor de cabeça, especialmente no dia em que a vacina foi administrada.

Quais os sintomas das vacinas de 4 anos?

Crianças de 4 a 9 anos de idade:
  • Irritabilidade, sonolência, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), cansaço.
  • Dor de cabeça, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), fadiga, mal-estar.

Quanto tempo dura a dor da vacina antitetânica?

Para aliviar esses sintomas, pode ser aplicado gelo no local. Em casos mais raros, a vacina pode causar alguns efeitos mais preocupantes como febre, dor de cabeça, sonolência, dores no corpo, cansaço e fraqueza, mas esses efeitos costumam passar em um a dois dias.

Quanto tempo dura a dor da vacina DTPa?

Possíveis efeitos colaterais. Durante 24 a 48 horas a vacina pode provocar dor, vermelhidão e formação de nódulo no local da injeção. Além disso, pode ocorrer febre, irritabilidade e sonolência.

Qual vacina de 4 anos que dói?

Quais são as possíveis reações das vacinas de 4 anos? É comum haver dor no local na hora da aplicação da vacina. Além disso, pode acontecer febre e também dor no local da aplicação da Penta.

Qual a importância da vacina tetravalente?

A vacina tetravalente, também conhecida como vacina tetravalente viral, tetraviral ou SCRV, é uma vacina que protege o organismo contra 4 doenças causadas por vírus: sarampo, caxumba, rubéola e catapora, que são doenças altamente contagiosas.

Qual a diferença entre a vacina tetravalente é quadrivalente?

Existem dois tipos de vacina, a trivalente e a quadrivalente, também chamada de tetravalente. A diferença é que a trivalente protege contra três subtipos de vírus, enquanto a tetravalente protege contra quatro. Para entender melhor, é preciso saber que existem três tipos de vírus influenza.

O que é a vacina Hib?

O que previne: Doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, principalmente meningite. É composta de pó liofilizado com polissacarídeo da cápsula da bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) conjugado com toxoide tetânico, lactose, cloreto de sódio, água para injeção.

Artigo anterior
Como salvar a gravação do PowerPoint?
Artigo seguinte
Tem como ver o histórico do roteador?